Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

25/06/2009 - 10:04

Petrobras acelera rede WAN em plataformas da Bacia de Campos

Solução da Riverbed diminuiu os efeitos da latência no link de comunicação entre 40 plataformas e sistemas localizados no continente .

São Paulo – Em um projeto conjunto entre a infraestrutura de TI da Bacia de Campos e a engenharia de Telecomunicações do Rio de Janeiro (RJ), a Petrobras melhorou a comunicação entre 40 plataformas de produção e perfuração com o continente, utilizando a tecnologia de aceleração de redes WAN (Wide-area Network) da Riverbed, líder mundial em desempenho de infraestrutura de TI para redes, aplicativos e armazenamento.

De acordo com Carlos Alberto Lage, Coordenador de Terra da TIC da Bacia de Campos, a opção pela tecnologia de aceleração de redes WAN foi feita tendo em vista a complexidade da infraestrutura, o alto custo e tempo exigidos caso a Petrobras optasse por aumentar a largura de banda do link utilizado nas plataformas em alto-mar. “Ainda assim, aumentar nosso link em 100% não significaria um ganho em velocidade de transmissão e acesso a dados também de 100%, pois existem fatores diversos que contribuem para a latência da rede. Com a escolha dos appliances para otimização de WAN, sabíamos que o ganho em velocidade de acesso a dados e aplicativos seria de no mínimo 40%, com um custo menor e modificações mais simples na infraestrutura de TIC”, destaca Lage.

A Decatron foi a integradora responsável pela consultoria, implementação e suporte às soluções Riverbed. No total, foram instalados 43 appliances: 40 deles do modelo Steelhead 3020, instalados nas plataformas, e outros três equipamentos centrais no continente, do modelo Steelhead 3520. Para configuração, atualização e monitoramento dos aceleradores é utilizado o Central Manager Console, também da Riverbed.

Os ganhos com a aceleração da rede WAN são inúmeros e beneficiam as áreas de Telecom, TI e, principalmente, os usuários finais da rede, conforme relata o coordenador. “O projeto nasceu com o objetivo de melhorarmos o desempenho de um link de comunicação e ao longo do tempo percebemos que o impacto da solução era muito mais amplo. Além da redução do uso do link WAN, tivemos resposta mais rápida dos aplicativos de Informática, além da diminuição evidente do tempo de nossa janela de backup, entre outros benefícios”, explica.

Histórico – Em novembro de 2005, houve uma necessidade específica de auxiliar um dos clientes Petrobras a melhorar a comunicação entre a plataforma e a sede da Bacia de Campos, em Macaé. Era preciso acelerar o tráfego de dados e aplicativos, o compartilhamento de arquivos, backup, entre outras tarefas. Foram feitos testes de funcionalidade com equipamentos de três marcas diferentes e o que melhor atendeu às expectativas foi o appliance da Riverbed.

As equipes da Petrobras de engenharia de Telecomunicações do Rio de Janeiro e da infraestrutura de TI da Bacia de Campos partiram então para a fase de especificação de equipamentos para a licitação, feita em duas fases. As soluções deveriam atender tanto a requisitos da rede WAN como apresentar compatibilidade com a solução de Storage já utilizada pela Petrobras.

Vencedora da licitação, a Decatron iniciou então a primeira fase do projeto, finalizada em fevereiro de 2007, no qual foram implantados oito appliances Steelhead 3020 da Riverbed em quatro plataformas e duas embarcações. Com o sucesso das soluções de otimização de WAN nesta primeira fase, foi lançada então a segunda licitação para as demais plataformas da Bacia de Campos, também vencida pela Decatron e iniciada em setembro de 2007.

Aplicações da tecnologia – Para o coordenador de TIC da Bacia de Campos, Carlos Alberto Lage, a tecnologia oferecida pela Riverbed destacou-se diante de outras soluções do mercado por apresentar compatibilidade e funcionalidades adequadas ao modelo de storage e backup utilizado pela companhia.

“O backup de unidades remotas, antes da otimização do link, era superior a 24 horas. Eram constantes pedidos de interrupção na ferramenta, que consumia quase a totalidade do link, para que o cliente pudesse realizar suas tarefas e, a cada interrupção, o backup reiniciava do zero. Este cenário tinha de ser mudado”, relembra Lage. Após o uso dos appliances da Riverbed, a janela de backup nas plataformas, que chegou a atingir 34 horas, foi reduzida para 4 horas, em média. Ainda, ao limitar o uso do link para backup, uma banda maior da rede WAN ficou disponível para os usuários, para acesso remoto aos dados, aplicações, realização de áudio-conferência, etc.

Ainda, a Petrobras tem a funcionalidade de replicação dos dados dos servidores de arquivo das plataformas no Data Center da Bacia de Campos, no continente. Com os dados replicados e a janela menor de backup, a equipe de TIC viu a possibilidade de aumentar o espaço em disco dos servidores das plataformas – antes limitado para não sobrecarregar a rede WAN – aliada à segurança e contingência necessárias para salvaguardar os dados no caso de eventos não-programados.

Principais benefícios – A tecnologia de aceleração de WAN permitiu o melhor aproveitamento dos recursos de infraestrutura já existentes na Petrobras. Ainda, a administração do ambiente com os appliances da Riverbed é bastante simples por meio do Central Manager Console. “Os equipamentos podem ser pré-configurados em terra e enviados para as plataformas, onde são instalados pela própria equipe de TIC ali alocada. Não é necessária uma atuação constante nestes appliances, que ficam transparentes na rede, a não ser para geração dos relatórios de tráfego”, detalha o coordenador.

Além da redução da janela de backup, Lage revela que a taxa de uso do link diminui sensivelmente. O número varia de acordo com cada plataforma, mas em média a redução do tráfego nos links foi de 65 %.

Os equipamentos da Riverbed trazem ainda a vantagem de serem compatíveis na comunicação entre plataformas, garantindo maior flexibilidade do ambiente de TIC. “Temos os equipamentos centrais aqui na matriz, mas um appliance instalado numa plataforma em alto-mar pode funcionar como equipamento central e acelerar a rede WAN entre duas plataformas, se necessário”, explica.

Para os usuários finais da rede, o principal benefício é percebido em tarefas diárias, como abrir e salvar um arquivo, acessar o ERP corporativo, checar e-mails e Intranet. Os appliances trabalham na liberação de maior banda para estas atividades cotidianas, algumas pré-configuradas com tráfego prioritário (QoS), levando ao usuário a sensação de utilizar uma rede local.

Perfil da Decatron - A Decatron atua desde 1994 em parceria com alguns dos fabricantes mais conceituados do mercado com especialização em arquitetura e fornecimento de soluções de TI para implantação, consolidação e/ou otimização de infraestrutura para empresas de médio e grande porte. Sediada no Rio de Janeiro (RJ), atua nacionalmente e tem em sua carteira de clientes empresas de destaque nos mais diversos segmentos de mercado. Suas soluções já foram implementadas por empresas como Petrobras, Aracruz Celulose, Chocolates Garoto, VALE, Banco do Brasil, CSN, Usiminas, IRB, Dataprev, Furnas Centrais Elétricas entre outras. Para mais informações, acesse www.decatron.com.br.

Perfil da Riverbed Technology - A Riverbed Technology é a companhia para desempenho de infraestrutura de TI. A família de soluções da Riverbed para otimização de redes geográficas (WAN- Wide-area Network) liberam os negócios dos problemas comuns de TI, aumentando a performance de aplicações, permitindo consolidação e provendo redes corporativas expandidas com visibilidade de aplicações – tudo isso eliminando a necessidade de aumentar a largura de banda da rede, a capacidade de armazenamento e servidores. Milhares de companhias com operações distribuídas usam Riverbed para tornar a infraestrutura de TI mais rápida, menos cara e mais eficaz.

Sediada em São Francisco, Califórnia (EUA), a Riverbed está presente globalmente por meio de escritórios nas Américas, Europa e Ásia. Em todo mundo, já são mais de 5 mil clientes utilizando suas soluções.

Já utilizam as soluções da fabricante no Brasil cerca de 50 empresas, entre elas: Petrobrás, Grupo AGCO, Tribunal de Contas da União (TCU), AES Eletropaulo e AES Sul, Chevron, Companhia de Telecomunicações do Brasil Central (CTBC), Lafarge entre outras. | www.riverbed.com.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira