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25/06/2009 - 10:59

Tátil leva Branding 3.0 para o Cannes Lions 2009

Agência realiza hoje workshop sobre nova relação entre branding e sustentabilidade e cria espaço para promoção do design brasileiro no maior evento mundial da publicidade.

Precursora da categoria Design no Cannes Lions, a Tátil vai levar esse ano o Branding 3.0 ao maior evento da publicidade mundial. A agência promove hoje um workshop sobre o novo conceito, com o título de Branding 3.0, com o objetivo de dar continuidade à ação de divulgar o design aliado ao desenvolvimento sustentável. Durante o Cannes Lions 2008, Fred Gelli, que foi jurado na categoria Design Lions, realizou o workshop Designing Naturally, onde apresentou os princípios do ecodesign de forma lúdica e interativa. A cobertura completa da participação da Tátil no Cannes Lions 2009 pode ser conferida no blog da agência (www.branding30.com.br).

A ideia do Branding 3.0 refere-se a uma demanda do mercado, com foco no reposicionamento das marcas em função do novo cenário social, ambiental, cultural e econômico do planeta. De acordo com Fred Gelli, sócio e diretor de criação da Tátil, o Branding 3.0 vai atuar como uma revisão que será indispensável para que as marcas se adequem, de forma legítima, a este novo paradigma. "A preocupação com a sustentabilidade sairá de uma posição acessória e entrará como foco principal, sempre de acordo com o tipo de negócio desenvolvido por cada empresa, sem que haja uma fórmula pronta. Cada empresa vai encontrar seu próprio caminho. É um mergulho na essência das marcas para encontrar o caminho pertinente para que elas sigam este novo paradigma", afirma Gelli. Durante o workshop, os participantes vão ser convidados a repensar a relação do branding com a sustentabilidade, para que a ação esteja alinhada com o que a empresa faz e passa para seus clientes.

Flipping the ordinary - Além do workshop, a Tátil está promovendo o design brasileiro durante o Cannes Lions 2009. A Tátil quer mostrar ao público como a diversidade e riqueza de linguagens do Brasil se traduz na maneira de criar dos profissionais do país, unindo criatividade, inovação e qualidade. Para tanto, criou o conceito ‘Flipping the ordinary’, que vem da ideia de ‘fazer muito com pouco’.

O trabalho, que está sendo desenvolvido para a Abedesign (Associação Brasileira das Empresas de Design), enfatiza também os atributos de simplicidade e originalidade da criação brasileira. Um Stand de 24m2 será o elemento principal das ações de divulgação e suas paredes serão montadas apenas com papel e luz (uma parede curva, gravada com as palavras que remetem à inspiração e iluminação por trás), misturando elementos simples que resultam em algo original. Ainda dentro do stand, telões vão apresentar trabalhos dos escritórios de design brasileiros durante o evento.

A marca ‘Design Brasil’ foi criada com o objetivo de deixar clara a característica de ser “uma cultura de inspirações”, que marca o design brasileiro como uma mistura de influências. A tipografia que deu origem ao desenho da marca e foi construída manualmente com uma única tira de papel, uma iniciativa que também está presente em outras peças gráficas desenvolvidas pela Tátil para o festival.

“A ideia é que o stand funcione não só como um espaço de divulgação da produção brasileira no exterior, mas também como um ponto de encontro para os designers brasileiros que estarão presentes no evento”, explica Fred Gelli, sócio e diretor de criação da Tátil.

Além do stand, a Tátil também está desenvolvendo um catálogo que será incluído dentro das bolsas distribuídas a todos os delegados do Cannes Lions 2009. Neste catálogo, serão impressas imagens chamadas de ‘inspiracionais’ e outras, de ações desenvolvidas por escritórios de design brasileiros, sem citar nenhum deles nominalmente. Outras ações desenvolvidas para o evento são anúncios para a revista Lions Daily, flyers e camisetas, além de vídeos, criados em parceria com a GAD Brivia, que serão projetados nos telões do stand.

Perfil da Tátil - Criada por Fred Gelli, Patrícia Pinheiro e Gustavo Gelli em 1989, a Tátil é uma empresa de branding, conceituação e desenvolvimento de marcas, estratégias de ponto-de-venda e criação de plataformas de relacionamento no mercado brasileiro, que atualmente desempenha papel estratégico nas ações de comunicação de grandes empresas.

A agência está entre as maiores do país e já conquistou mais de 70 prêmios nacionais e internacionais, entre eles o If Design Awards, uma das maiores premiações mundiais de design, em 2004 e 2006. Em 2007, a Tátil conquistou as categorias ouro, prata e bronze do Festival Brasileiro de Promoção, Embalagem e Design, por soluções desenvolvidas para clientes como TIM e Nokia. A agência já havia conquistado esse mesmo prêmio por três anos consecutivos (2001, 2002 e 2003).

A Tátil recorre ao branding e ao design para emocionar e criar soluções inovadoras a partir de experiências lúdicas. Os resultados de duas décadas de experiência e os cases de sucesso contribuíram para a consolidação da imagem da agência no Brasil e no exterior. Em 2008, Fred Gelli, sócio e diretor de criação da agência, foi convidado a participar do júri de design do Cannes Lions, o maior evento mundial da publicidade. Gelli foi o primeiro brasileiro a julgar a categoria Design Lions.

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