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12/04/2007 - 08:16

BNDES aprova crédito de R$ 1,76 bilhão para a Transpetro construir 9 navios petroleiros


Projeto vai gerar cerca de três mil empregos diretos e mais de nove mil empregos indiretos

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou nesta quarta-feira, dia 11, contrato para a construção de nove navios petroleiros pelo Consórcio Rio Naval, do Rio de Janeiro. O empreendimento foi viabilizado com financiamento de R$ 1,76 bilhão do BNDES para a Transpetro, que corresponde a 90% do investimento total previsto de R$ 1,96 bilhão. O presidente do BNDES, Demian Fiocca, participou da solenidade.

A sofisticada estrutura de crédito contempla duas fases distintas. A primeira, durante o período de construção dos navios, envolverá um financiamento à Transpetro de R$ 705,7 milhões, equivalente a 36% do investimento total, e um financiamento ao estaleiro construtor no valor de R$ 901,8 milhões, correspondente a 46% do investimento total. A esse total, somam-se recursos próprios do estaleiro Rio Naval, no montante de R$ 156,8 milhões, representando 8% do investimento. Numa segunda fase, após a conclusão de cada um dos navios, a Transpetro reembolsará o valor de R$ 156,8 milhões aportado pelo estaleiro e passará, assim, a contar com o apoio financeiro do BNDES de 90% do valor de construção do navio.

O Consórcio Rio Naval, vencedor da licitação pública promovida pela Transpetro, é constituído pela MPE S.A –Participações e Administração, principal sócia com 90% do capital social total, e pela Sermetal Estaleiros Ltda., com os 10% restantes.

Os nove petroleiros - cinco do tipo Aframax, com capacidade de 111.730 tpb (tonelada de porte bruto) e quatro do tipo Panamax, com 72.900 tpb - serão construídos no antigo Estaleiro Ishibras (RJ), atualmente arrendado à Sermetal. Localizado às margens da Baía de Guanabara, na Cidade do Rio de Janeiro, o estaleiro conta com uma área útil de aproximadamente 400 mil m2.

O projeto vai gerar cerca de 3 mil empregos diretos e mais de 9 mil novos empregos indiretos, principalmente na indústria de navipeças e em atividades e serviços.

Os sócios da Rio Naval vão implementar amplo projeto de modernização das instalações industriais do estaleiro, com aquisição de novos equipamentos e investimentos em treinamento e formação de mão-de-obra especializada. Para isso, foi firmado acordo de transferência de tecnologia com a coreana Hyundai, maior fabricante mundial de navios. Esse acordo prevê o treinamento de operários, técnicos e engenheiros brasileiros nos estaleiros coreanos. Da mesma forma, supervisores coreanos estarão acompanhando e auditando a fabricação dos navios no Rio Naval.

Os navios tanque Aframax , de menor porte, são próprios para atracagem em portos da África, devido às águas pouco profundas. Já os navios Panamax têm dimensões máximas que permitem a passagem pelo Canal do Panamá.

Entre os principais méritos do projeto financiado pelo BNDES destacam-se o revigoramento da Marinha Mercante brasileira, o ressurgimento da indústria de construção de grandes navios no Brasil, o aquecimento de diversos setores industriais, como o metalúrgico, o siderúrgico, o químico e o de instalações elétricas, para atender ao objetivo de nacionalização de até 65% das embarcações, e o desenvolvimento tecnológico , econômico e social do país.

O prazo de construção do primeiro navio Aframax está estimado em 20 meses e do último Panamax em 16 meses, período ao longo do qual o corpo funcional do estaleiro irá aumentando sua expertise em construção naval.

A expectativa é que as encomendas da Transpetro permitam aos estaleiros brasileiros investir em modernização tecnológica e treinamento, tornando-os, ao final do processo, competitivos internacionalmente.

Os nove navios-tanque se inserem no Programa de Modernização e Expansão da Frota da Transpetro para o período 2005/2015, que prevê a construção de 42 embarcações, sendo 26 navios nesta primeira etapa. Este programa representa a retomada da indústria de construção de navios petroleiros no Brasil, que há cerca de 20 anos não recebe grandes encomendas. Além de aumentar o número de navios que compõem a frota da Transpetro, o programa de investimentos tem como principal objetivo modernizar e reduzir a idade média dos navios da frota da empresa.

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