Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

25/06/2009 - 11:13

ABRE lança cartilha “Diretrizes de sustentabilidade para a cadeia produtiva de embalagens e bens de consumo”

Iniciativa é de extrema importância para a cadeia produtiva de embalagem por criar referência de sustentabilidade unificada para toda a cadeia, direcionando e otimizando os desenvolvimentos do setor.

A ABRE – Associação Brasileira de Embalagem por meio de seu Comitê de Meio Ambiente e Sustentabilidade lança a cartilha “Diretrizes de sustentabilidade para a cadeia produtiva de embalagens e bens de consumo”, em seminário de embalagens durante a Fispal Tecnologia no dia 18 de junho de 2009.

A iniciativa tem como objetivo principal possibilitar a cada empresa a auto-avaliação de indicadores ambientais de sustentabilidade. O desenvolvimento da cartilha envolveu dois anos de discussões e trabalho do Comitê de Meio Ambiente e Sustentabilidade da ABRE e reuniu profissionais de empresas da cadeia produtiva de embalagem, bem como de entidades e centros de pesquisa correlatos à área. Seu caráter é orientativo e será aprimorado a partir das experiências de aplicação dos indicadores.

O uso dessa ferramenta pelas empresas irá contribuir para a melhoria do desempenho e imagem do setor, da sua interface com o consumidor e para a busca de incentivos fiscais com foco ambiental junto ao poder público. Também possibilitará que toda a cadeia produtiva trabalhe em uma mesma direção na busca da melhoria contínua do desempenho ambiental de seus produtos, processos produtivos e embalagens, ao longo de todas as etapas de produção. Sob a ótica da sustentabilidade, trará competitividade e ganhos econômicos para os setores envolvidos, qualidade de vida para a sociedade e a redução de impactos ao meio ambiente.

Os indicadores ambientais da planilha foram desenvolvidos com base no conceito de ecodesign (design for environment), essencial para que a sociedade brasileira tenha acesso a produtos sem comprometer a disponibilidade de recursos naturais para as futuras gerações.

Como simples sugestão, foram sinalizados os indicadores relacionados a cada etapa do ciclo de vida do produto, entretanto esses podem ser reavaliados por cada empresa. Estes indicadores são inerentes aos estágios produtivos e de consumo, abrangendo desde a produção de matérias-primas, embalagem, acondicionamento do produto, distribuição - logística e varejo, consumo e destinação adequada no descarte, trazendo sugestões de métrica de avaliação para cada indicador.

O estabelecimento pelas empresas de suas metas e o acompanhamento anual de seus indicadores trará uma visão clara e objetiva da evolução do desempenho ambiental global. Outros indicadores poderão ser determinados, conforme a dinâmica e prioridades do mercado.

Segundo Luciana Pellegrino, diretora executiva da ABRE, “este é um marco para no nosso setor, onde o tema sustentabilidade foi traduzido em indicadores específicos, trazendo a oportunidade das empresas atuarem de forma voluntária na avaliação de seu desempenho e conseqüente busca contínua por melhor performance. Ao mesmo tempo, teremos a oportunidade de construir um histórico da evolução do setor frente ao tema, o que nos ajudará na divulgação de forma clara e objetiva para todos os elos da sociedade”.

Perfil da ABRE - Fundada há 41 anos, a ABRE - Associação Brasileira de Embalagem vem realizando um trabalho primordial para a cadeia produtiva de embalagem no Brasil, através de suas inúmeras ações, fomentando as atividades deste setor.

A Associação, representante de toda a cadeia produtiva e usuária do setor -fabricantes de máquinas e equipamentos, fornecedores de matérias-primas e insumos, agências de design, convertedores e usuários de embalagem, instituições de ensino e entidades setoriais, atua numa ampla gama de atividades através de seus Comitês de Trabalho: Design, Meio Ambiente e Sustentabilidade, Normalização Brasileira e Mercosul, Comércio Exterior, Estudos Estratégicos, Consultivo Legislativo, História da Embalagem, Grupo de Profissionais de Embalagem, Educação, Usuários de Embalagem, Segurança Alimentar e Fornecedores para MPEs (micro e pequenas empresas).

O Congresso Brasileiro de Embalagem ABRE é o principal evento do setor de embalagens e reúne especialistas nacionais e internacionais na discussão dos principais temas de interesse da indústria. Realizado a cada 2 anos, em 2008 teve como tema “Embalagem: até onde vai a imaginação”.

O Prêmio ABRE Design & Embalagem, Prêmio Institucional do setor, é realizado anualmente e premia as embalagens que mais se destacaram durante o ano. A Associação também promove a Mostra ABRE de Design de Embalagem que em 2009 terá como tema o “Design Global – desafios do mundo contemporâneo” e eventos voltados para a formação e atualização da indústria de embalagem, destacando-se as Rodadas Industriais e o Café da Manhã mensal.

A ABRE é a representante brasileira na World Packaging Organisation (WPO) e sediou, em 2005, a entrega do WorldStar for Packaging Excelence, principal prêmio da embalagem mundial. Em 2007, a ABRE foi responsável pela elaboração do planejamento de marketing da WPO e atualmente atua em sua execução.

A Associação lançou em 2006 o livro "História da Embalagem no Brasil" reunindo informações para o conhecimento e o estudo da memória empresarial do setor de embalagem no Brasil. | www.abre.org.br

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira