Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

26/06/2009 - 09:20

A Open Patent Alliance emite uma chamada para patentes da tecnologia WiMAX

A chamada para patentes é um importante passo para a criação de uma estrutura de licenciamento de DPI justa e transparente para impulsionar a adoção global da 4G. A Via Licensing Corporation é selecionada como administradora do pool de patentes.

Santa Clara, Califórnia -A Open Patent Alliance (OPA), um grupo dedicado à oferta de soluções de direitos de propriedade intelectual (DPI) que apóia o desenvolvimento e adoção ampla da tecnologia WiMAX, anunciou hoje uma chamada para patentes, com a intenção de criar um pool de patentes para patentes WiMAX essenciais. A OPA selecionou a Via Licensing Corporation para facilitar a formação e a administração do pool em nome da OPA.

Um pool de patentes WiMAX poderá permitir que companhias de todos os portes tenham acesso às licenças de patentes que necessitam de maneira simples e eficiente em relação aos custos. O estabelecimento deste pool é uma parte importante dos planos da OPA de criação de uma estrutura justa e transparente de licenciamento de DPI, com taxas de royalties razoáveis. Através da diminuição das "barreiras de entrada" para as companhias que desejam desenvolver produtos e serviços inovadores, o pool de patentes irá acelerar a adoção global da WiMAX, simultaneamente impulsionando a inovação, estimulando a ampliação das escolhas e diminuindo os custos da tecnologia, dispositivos e aplicativos WiMAX.

"A chamada para patentes feita hoje é um grande marco em nossa busca pela criação de um ecossistema WiMAX inovador e verdadeiramente aberto", disse o presidente da OPA Yung Hahn. "Através da abordagem de pool de patentes, a OPA não somente poderá diminuir os custos de adoção da WiMAX, como também poderemos criar uma estrutura de custos mais previsível que poderá ser acessada por vendedores de infraestrutura, fabricantes de dispositivos e desenvolvedores de aplicativos em todo o mundo".

A WiMAX, uma tecnologia de banda larga 4G sem fio baseada em IP e com base na especificação 802.16e do IEEE, proporciona velocidades de baixo custo e de múltiplos megabits e maior taxa de transferência para a era da Internet móvel de conteúdo rico em vídeos e aplicativos de largura de banda intensiva.

Os membros da OPA incluem a Acer, Alcatel-Lucent, Alvarion, Cisco, Clearwire, Huawei Technologies, Intel Corporation e a Samsung Electronics, bem como os membros associados recém-divulgados Beceem, GCT Semiconductor, Sequans e UQ Communications, enfatizando largo apoio ao ecossistema 4G - de semicondutores a dispositivos de consumo e a fornecedores de serviços.

O pool de patentes WiMAX irá ajudar a assegurar a diferenciação e a interoperabilidade de produtos a um custo mais previsível, através de uma estrutura de royalties mais competitiva. Isto é crítico para o sucesso a longo prazo e ampla adoção da WiMAX, capacitando uma variedade maior de indústrias de dispositivos a partir de telefones inteligentes, produtos eletrônicos de consumo e PCs a integrarem mais rapidamente a banda larga sem fio aos seus produtos.

Um revisor externo independente ou "avaliador de patentes" irá avaliar as patentes apresentadas para determinar se são ou não essenciais. Todas as entidades que acreditarem possuir patentes ou aplicações de patentes pendentes que são essenciais para a WiMAX, estão convidadas a entrarem em contato com a Via Licensing para obterem informações sobre como submeter patentes para revisão da essencialidade por um avaliador de patentes independente.

As partes interessadas em discutir a oportunidade de participar de um programa de licenciamento de patentes WiMAX, poderão contatar a Via Licensing no endereço [email protected]. Para informações completas sobre a submissão, os interessados podem também enviar e-mails para [email protected] . Os interessados podem também visitar o Web Site da OPA no endereço www.openpatentalliance.com/patent-submission .

Enquanto a OPA se concentra inicialmente no padrão WiMAX, ela poderá, no futuro, trabalhar com outros grupos do setor.

Open Patent Alliance - A OPA foi formada em junho de 2008, por membros do ecossistema WiMAX. Os atuais membros da OPA incluem Acer, Alcatel-Lucent, Alvarion, Cisco, Clearwire, Huawei Technologies, Intel Corporation e a Samsung Electronics, bem como os membros associados recém-divulgados Beceem, GCT Semiconductor, Sequans e UQ Communications. A diversidade das companhias membros demonstra o amplo apoio por todo o ecossistema 4G - destes fabricantes de semicondutores e fabricantes de dispositivos de consumo, até companhias de equipamentos de rede e fornecedores de serviços. O principal objetivo da OPA é estimular um ecossistema global, concentrado na oportunidade mais ampla, equipamento e custos dos serviços competitivos para a tecnologia, dispositivos e aplicativos WiMAX. | www.openpatentalliance.com | Por: PR Newswire

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira