Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

26/06/2009 - 10:32

Estado formaliza compromissos para Jogos Militares de 2011


O governador Sérgio Cabral recebeu na tarde do dia 25 de junho (quinta-feira), no Palácio Laranjeiras, o general Gianni Gola, presidente do Conselho Internacional do Esporte Militar (CISM). O objetivo do encontro foi formalizar os compromissos do Governo do Estado com a realização dos V Jogos Mundiais Militares de 2011, que acontecem no Rio.

Durante a reunião, que contou com a presença do secretário da Casa Civil, Regis Fichtner, da secretária de Turismo, Esporte e Lazer, Márcia Lins, do secretário de Segurança, José Mariano Beltrame, e do general Rui Alves Catão, comandante militar do Leste, entre outras autoridades, Cabral afirmou que o Rio vive um momento especial devido à integração entre as três esferas de poder: municipal, estadual e federal. O governador garantiu segurança para os Jogos e convidou o general a voltar ao Brasil, em agosto desse ano, para o lançamento oficial da competição.

- Tivemos um encontro produtivo porque ele mostrou o calendário esportivo internacional do Rio de Janeiro e do Brasil. Com os Jogos Militares teremos nível de evento semelhante aos Jogos Pan-Americanos, com 5.500 atletas. Em seguida, teremos a Copa do Mundo de 2014 e, se Deus quiser, as Olimpíadas de 2016. É um calendário extremamente positivo, algo marcante para a cidade, e que coloca o Rio como a capital esportiva da América do Sul – detalhou Cabral.

O governador afirmou, ainda, que já está em andamento o projeto de construção de uma vila para os atletas, em Deodoro, nos moldes dos apartamentos feitos para o Pan-Americano. Segundo Cabral, a Prefeitura está analisando a licença ambiental.

O general Gola elogiou a integração entre os três poderes e confessou que torcia para que os Jogos fossem realizados no Rio.

- Estou muito confiante. Em primeiro lugar quero expressar minha gratidão ao governador. É uma boa notícia saber que as três esferas de governo estão juntas em prol do evento. Sempre tive uma predileção pelo Rio, que concorria com Istambul para sediar os Jogos – declarou.

O Conselho Internacional do Esporte Militar (CISM) fica em Bruxelas, na Bélgica, e promove atividades de educação física e desportos entre as Forças Armadas dos países a ele filiados. Atualmente, é composto por 132 países-membros, reúne mais de um milhão de atletas militares e é considerada a terceira maior organização do gênero no mundo.

Os Jogos terão 21 modalidades esportivas, participação de aproximadamente 90 países. A competição é promovida de quatro em quatro anos pelo CISM. Para a realização dos Jogos Militares em 2011 será utilizada a infraestrutura esportiva dos Jogos Pan-Americanos de 2007. | Por Renata Cruz

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira