Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

26/06/2009 - 10:54

Poli/USP abre inscrições para o seu curso à distância de Higiene Ocupacional

Uma das disciplinas é focada nos principais riscos e desafios em prevenção de acidentes na indústria química.

Até o dia 8 de julho estarão abertas as inscrições para o treinamento de Higiene Ocupacional, que é oferecido pelo Programa de Educação Continuada (PECE) da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP). Único do gênero no Brasil ministrado à distância, o treinamento é dirigido para profissionais de nível superior com interesse nas áreas de saúde, segurança e qualidade de vida no trabalho, e visa formar profissionais aptos a desenvolver ações de prevenção e proteção ao trabalhador.

Com um total de 390 horas/aula, realizadas ao longo de um ano, o treinamento é dividido em 13 disciplinas que abordam todos os agentes físicos, químicos e ergonômicos que podem afetar a saúde do trabalhador, a legislação pertinente, além de métodos de estratégia de amostragem, avaliação e controle. Uma das disciplinas visa familiarizar e sensibilizar os estudantes sobre os riscos mais relevantes, bem como o seu gerenciamento e controle, em segmentos industriais específicos: petroquímico, elétrico, construção civil, vidreiro, químico, mineração, telecomunicações, farmacêutico, siderúrgico e metal-mecânico (montadoras).

Indústria química – De acordo com o professor Carlos Augusto da Rocha, que apresenta os riscos e desafios em higiene ocupacional na indústria química, ela possui os mesmos problemas encontrados em outras atividades. Mas nela os perigos são potencializados devido à presença e à exposição a uma diversidade de produtos químicos cujos efeitos toxicológicos resultados da interação entre eles ainda não são muito conhecidos. “A grande dificuldade nessa área não é que há muitos produtos químicos manipulados e sintetizados no mercado. Mas sim encontrar referências na literatura especializada sobre eles e estudos toxicológicos que avaliem suas interações”, diz.

Em função disso, segundo Rocha, é necessário que os higienistas ocupacionais atuantes nesse setor tenham noções de toxicologia e química para desempenharem bem suas funções. E que além de dominarem as boas práticas de higiene e saberem implementar o Programa de Prevenção dos Riscos Ambientais (PPRA), também saibam definir um escopo de trabalho que permita a contratação do trabalho de higiene ocupacional por prestadores de serviços. “Há PPRAs de péssima qualidade. Mas eles são ruins porque foram contratados de forma errada”, avalia o professor, que indica que no curso os participantes aprendem como atender a essa norma, não apenas para o cumprimento da legislação, mas principalmente para transformar os ambientes salubres, contribuindo de forma eficaz para a promoção da saúde.

Excelência em EAD – Reconhecido pelo mercado de trabalho como o melhor do País, o treinamento em Higiene Ocupacional possui uma metodologia de ensino à distância que foi testada e aprovada por empresas como Vale, Odebrecht e Petrobras. Além de apostilas elaboradas por professores da USP, por pesquisadores da Fundacentro e renomados consultores da área de higiene e segurança, o conteúdo disponibilizado na internet é igual ao de uma aula presencial. Porém, é apresentado por meio de ferramentas adequadas à web, tais como filmes-resumo (com os destaques dos pontos mais importantes de cada aula), testes online (que estimulam a memorização), questionários (que valem nota) e fórum e chats (para tirar dúvidas com tutores, docentes e compartilhar informações com colegas).

Ao ingressar no treinamento, o aluno também tem acesso a uma ferramenta inovadora de ensino: o Laboratório Virtual – um software que simula a utilização de equipamentos de medição de temperatura, ruído, iluminação, vibração, ventilação e gases.

As inscrições para o treinamento de Higiene Ocupacional podem ser feitas até o dia 8 de julho pelo site http://www.pece.org.br. Valor: 13 parcelas de R$ 727,00 (inclui material didático). As aulas terão início no dia 3 de agosto de 2009. Mais informações: [email protected] ou (11) 2106-2400.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira