Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

13/04/2007 - 07:12

Edson Fregni confirma participação na 1ª Conferência SOA da América Latina

A 1ª Conferência SOA da América Latina, promovida pela Altran – empresa líder no mercado europeu de Consultoria em Tecnologia e Inovação – contará com a presença de Edson Fregni, consultor em gestão de TI associado à Forrester Research.

Docente da Escola Politécnica da USP desde 1971, Fregni tem ampla trajetória no setor de TI e foi CIO do ABN Amro por quase nove anos, depois de ter fundado e comandado as operações da Spectrum Engenharia e da Scopus Tecnologia, entre 1975 e 1997.

Com base em toda sua experiência, não só como mestre e doutor em Engenharia da Computação, mas como comandante de decisões na área de TI, Fregni falará sobre a importância desta nova e influente aposta do mercado. “SOA traz vantagens tanto maiores quanto mais profunda for a adoção. Esta arquitetura permite que se comece de maneira simplificada e segura com o modelo SOA-light, que nada mais é do que uma técnica de reutilização de software. Porém, maiores valores são obtidos quando a adoção se torna sistemática, extrapolando as áreas de TI das empresas.

Já na área de negócios, Fregni diz que a contratação de serviços tercerizados exige uma maior maturidade das empresas, mas é onde o “pote de ouro” se encontra”, explica. Ele conta que a utilização múltipla de serviços comuns (reutilização) torna as empresas mais ágeis, ao mesmo tempo que reduz os custos de operação e manutenção dos sistemas – tanto a médio quanto a longo prazos.

Sobre a possibilidade de SOA ser mais uma “onda”, Fregni diz que pela rapidez e unanimidade com que a idéia se propagou no mundo, um pouco disso, certamente é modismo. Mas, por detrás do modismo, há um movimento muito sólido e profundo de organização dos sistemas e das empresas. “O primeiro ganho que SOA oferece é a disciplina, que impactará positivamente o funcionamento de todas as demais atividades de TI. Depois vem a flexibilidade de adotar pacotes de mercado, pois SOA também é um padrão de interligação de módulos de software. Com isso, a empresa reduz custos e aumenta a agilidade. E os ganhos serão ainda maiores quando – de fato – a empresa começar a se organizar em torno de serviços internos e externos. Com tantos ganhos a “onda” vem para ficar e para tornar mais competitivas as empresas pioneiras”, prevê.

Dirigido a CIOs e gerentes de TI, a 1ª Conferência SOA da América Latina será realizada com o apoio da CCFB (Câmara de Comércio França-Brasil), no dia 16 de maio, das 8h30 às 12h, em São Paulo. De acordo com Patrick Dauga, presidente da Altran do Brasil, o objetivo do evento é apresentar o know how da Altran, que já reúne quase 20 projetos SOA (Services Oriented Architecture) no País, incluindo a implantação de soluções Tibco e WebMethods. “Adotar SOA é um desafio que exige disciplina e, acima de tudo, mudanças organizacionais. Por isso, não basta adotar tecnologias. É preciso ter competência em gestão e isso é uma das principais especialidades da Altran”, garante.

Durante o evento, executivos do Citigroup e TIM também farão apresentações sobre seus projetos SOA executados pela Altran. “O testemunho de nossos clientes é nossa maior recompensa”, comemora Dauga. A empresa apresentará aplicações reais das tecnologias Tibco e WebMethods. Segundo o presidente, a Altran é a empresa com maior experiência em SOA do mercado nacional. “Temos mais de 22 mil horas de projetos realizados em clientes como Anixter, Cargill, Citibank, CVRD, Embratel, Lucent Technologies, Merial, TIM, Toyota, Vivo etc”, revela.

1ª Conferência SOA da América Latina, dia16/05/2007 (quarta-feira) – das 8h30 às 12h, na Câmara de Comércio França-Brasil, Alameda Itu, 852 – 19° andar – São Paulo (SP). Inscrições e informações adicionais: [email protected]

Fundada em 1982 na França, a Altran é líder no mercado europeu de Consultoria em Tecnologia e Inovação, destacando-se no setor como um dos maiores do mundo. A Altran emprega mais de 17 mil colaboradores e mantém operações em 20 países: Alemanha, Áustria, Bélgica, Brasil (São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília), China, Coréia, Espanha, EUA, França, Holanda, Inglaterra, Irlanda, Itália, Japão, Luxemburgo, México Portugal, Suécia, Suíça e Venezuela. Ao todo, a companhia reúne 180 subsidiárias.

Em 2005, o grupo registrou um faturamento superior a € 1.434 bilhões. Entre as empresas que compõem o grupo Altran, destacam-se Arthur D.Little, Cambridge Consultants, Hilson Moran, Control Solutions, Media Aerospace, Pr(i)me, DCE Consultants, Praxis, Synetics, SEGIME.

A empresa está presente no Brasil desde 1999, com escritórios em São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília, sob o comando de Patrick Dauga, executivo francês com mais de 20 anos de experiência nos mercados nacional e internacional. A Altran do Brasil atua em quatro áreas: consultoria em Inovação e Engenharia (Altran Technologies e Altran TCBR); Consultoria em TI (Altran CIS), Conselho Estratégico (Arthur D.Little) e Comunicação (TDA Comunicação).

Ao todo, o grupo Altran atende cerca de 90% das 500 maiores companhias da revista Fortune. Entre os clientes da Altran estão Alcatel, Areva, Banco Bilbao y Viscaya, British Petroleum, Crédit Lyonnais, Daimler Chrysler, EADS, EDF, Ericsson, Fiat, Ford, France Télécom, General Motors, Michelin, Nokia, Peugeot/Citroen, Renault, Banco Santander, Siemens.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira