Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

27/06/2009 - 09:01

International Paper cria instituto

A International Paper cria instituto para fomentar o desenvolvimento educacional de crianças e adolescentes, visando à transformação e o crescimento sustentável nas comunidades onde atua.

A International Paper do Brasil (IP) cria instituto para administrar os projetos socioambientais que são desenvolvidos pela companhia, com foco em educação e meio ambiente. O instituto, nomeado como Instituto International Paper (IIP), terá como objetivo fomentar o desenvolvimento de crianças e adolescentes, visando o crescimento sustentável, alinhado aos valores de cidadania e à estratégia de atuação socioambiental da companhia. De acordo com diretor Jurídico e de Assuntos Corporativos da IP para América Latina e presidente do instituto, Ricardo C. Zangirolami, a criação do instituto vem solidificar e ampliar o alcance dos projetos sociais da empresa, garantindo uma unidade estratégica. "Para aperfeiçoar projetos já bem-sucedidos, é necessário aplicar técnicas que vão medir os resultados", explica. Com a centralização da gestão, será possível inter-relacionar todos os projetos, direcionar ainda melhor os recursos e multiplicar os impactos positivos. O objetivo maior, no entanto, é fazer com que os projetos sejam cada vez mais independentes e ganhem autonomia - para tanto, a IP planeja contar com o apoio de outras empresas. "O Instituto International Paper do Brasil nasce com o objetivo de ser um aglutinador de forças de toda a cadeia produtiva de papel e celulose, desde fornecedores até clientes, todos em prol do meio ambiente e da educação."

"Nossa atividade baseia-se na administração equilibrada dos recursos naturais, com foco na sua conservação. Daí a importância de termos o manejo sustentável de nossas florestas, as quais são 100% renováveis. O papel fabricado pela International Paper do Brasil, carrega em seu DNA o gene da sustentabilidade", explica o gerente geral de Sustentabilidade e Relações Institucionais da IP e diretor executivo do IIP, Luís Fernando Madella.

Principais projetos socioambientais da IP que serão coordenados pelo instituto - Há mais de 30 anos, a International Paper investe em projetos socioambientais nas comunidades onde atua. Neste período, cerca de 250 mil pessoas já foram impactadas por suas ações. Ao todo, foram investidos, desde 2003, cerca de R$ 22 milhões.

"Os Guardiões da Biosfera" - Projeto com abrangência nacional - Patrocinado pela IP, o projeto "Os Guardiões da Biosfera" é uma série de filmes de animação desenvolvidos especialmente para crianças de 1ª a 4ª séries do ensino fundamental com o objetivo de levar conhecimento sobre as características da fauna e flora brasileira, sensibilizando, educadores e alunos, sobre a importância da conservação ambiental e do respeito à natureza. Cada episódio aborda um dos cinco biomas existentes no Brasil, mostrando suas características e apresentando as principais reservas nacionais. Até o momento, a IP já realizou os três primeiros episódios, Mata Atlântica, Pantanal e Cerrado - com incentivo do Governo Federal por meio da Lei Rouanet. O projeto atende, a cada edição, nove milhões de crianças em 30 mil escolas de todo o País.

Região de Mogi Guaçu, SP - PEA - Programa de Educação Ambiental - Na região da fábrica de Mogi Guaçu, SP, a International Paper lançou a sua nova versão do Programa de Educação Ambiental (PEA), realizado pela empresa há 15 anos. O objetivo do PEA é contribuir com a conscientização dos jovens para a importância das questões ambientais multiplicando as ações para professores, pais e comunidade, relacionando a sustentabilidade do negócio da IP com a Conservação Ambiental.

Concurso de Redação e Concurso Literário - os concursos - Redação, realizado há 33 anos e o Literário, realizado há três - incentivam a produção literária, tendo como tema o Meio Ambiente. Em 2008, ambos os concursos contaram com a participação de 10.000 alunos de 4ª e 8ª séries do ensino fundamental e 3º ano do ensino médio e envolveram cerca de mil professores, coordenadores e diretores das escolas públicas e particulares de Mogi Guaçu, Mogi Mirim e Estiva Gerbi.

Projeto Cidade do livro - atende 7.500 estudantes da rede pública de ensino do município de Mogi Guaçu, de 6 a 10 anos. O projeto educacional, é um espaço cenográfico tematizado, com vários ambientes, onde são desenvolvidas atividades pedagógicas para incentivar o contato com os livros, o hábito da leitura e a educação.

Região de Luiz Antônio, SP - PEA - Programa de Educação Ambiental - Na unidade de Luiz Antônio, também no interior de São Paulo, a International Paper realiza, anualmente, o seu Programa de Educação Ambiental, para cerca de 2.000 alunos e professores e, além disso, desenvolve programas que mudaram a realidade da comunidade local. O primeiro deles é o Programa Coleta Seletiva Solidária que tem o objetivo de ampliar e sistematizar a coleta seletiva do município de Luiz Antônio. O trabalho desenvolvido pelos catadores de materiais recicláveis tem como resultados a adesão de novos cooperados; implantação de coleta seletiva em 100% da cidade e redução de 40% dos resíduos encaminhados ao aterro sanitário; além da melhoria na qualidade dos materiais recolhidos ampliando em 20% o valor médio de comercialização.

No projeto Os Guardiões das Águas, o foco é a conscientização sobre o uso racional dos recursos hídricos. O projeto destinado a estudantes da rede pública municipal e gestoras do lar, educa por meio de palestras e atividades sobre o consumo consciente da água. Já no Projeto Guardiões do Verde, o objetivo é capacitar adolescentes, dos municípios vizinhos, próximos a Luiz Antônio, para a atividade de viveirista. Durante o ano de 2008, foram capacitados 65 adolescentes e produzidas 37 mil mudas de árvores nativas que serão destinadas a reflorestamento.

Região de Três Lagoas, MS - Na região da sua mais nova fábrica de papel, em Três Lagoas, no Estado do Mato Grosso do Sul, a International Paper desenvolve vários programas socioambientais. Dentre eles está o Guardiões: Projeto Nascente, no distrito municipal de Garcias, a cerca de 80 km de Três Lagoas. Em parceria com a Secretaria de Educação do município, o projeto busca desenvolver a conscientização ambiental e a importância da conservação dos mananciais e suas nascentes, trabalhando com um público de 150 crianças e 50 famílias da zona rural. Como resultado, o projeto conseguiu viabilizar a implantação da coleta de lixo no distrito e iniciar a recuperação da mata ciliar do Córrego Oriundiúva, que atravessa a região.

IP - A International Paper, fundada em 1898, é uma empresa produtora de papéis não revestidos e embalagens, com atuação global em mercados na América do Norte, Europa, Rússia, América Latina, Ásia e norte da África. Seus negócios também incluem a Xpedx, a maior distribuidora de papéis para impressão, suprimentos e equipamentos gráficos da América do Norte. Com sede nos Estados Unidos, a International Paper emprega aproximadamente 61.500 pessoas em mais de 20 países, e atende clientes em todo o mundo. Em 2008, o total de vendas da companhia foi cerca de US$ 25 bilhões. No Brasil, a International Paper emprega 2.551 profissionais e possui três fábricas: duas no Estado de São Paulo e uma no Mato Grosso do Sul. Seus produtos, as linhas de papéis para imprimir e escrever Chamex e Chamequinho e a linha gráfica de papéis Chambril, são produzidos a partir de florestas 100% plantadas e renováveis, certificadas pelo Cerflor, sistema brasileiro de certificação florestal gerenciado pelo Inmetro e reconhecido internacionalmente pelo PEFC (Program for Endorsement on Forestry Certification). [www.internationalpaper.com.br ].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira