Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

27/06/2009 - 09:45

Produção de Imagem e Som


O tema abordado na 2ª edição do livro “Produção de Imagem e Som”, da autora Jan Roberts-Breslim, destaca as mudanças que ocorreram nas diferentes mídias nesses últimos anos, como por exemplo, os vídeos na web, que permitem a outros usuários reeditá-los e republicá-los; os gravadores de áudio e vídeo sem fitas, entre outros; e também mostra como o roteiro pode interferir na preparação do som e imagem. A obra, lançamento da editora Campus-Elsevier, traz para o público interessado em cinema, rádio e televisão desde os mecanismos de captação, mixagem e tratamento de sinal de áudio, até conceitos de iluminação, foco e movimento de câmeras.

De acordo com a autora, apesar dessas mudanças, os princípios da estética visual e sonora são praticamente os mesmos. Enquadramento, profundidade, movimento, iluminação, som, tempo e estrutura ainda são considerações importantes na criação da mídia que move, entretém e informa.

O título trata do processo de produção e dos modos de tornar concretas as ideias de histórias através desses dois elementos principais — som e imagem. Outro ponto relevante é a importância do conteúdo como atrativo. Segundo Jan Roberts-Breslim o expectador quer informação, ser entretido, sentir emoções ou vislumbrar a vida através do ponto de vista de uma outra pessoa. “As técnicas de produção de mídia são as ferramentas que tornam possível contar as suas histórias” – comenta.

“Produção de Imagem e Som” é ricamente ilustrado e possui uma linguagem de fácil entendimento com exemplos do dia-a-dia, conclusão ao final de cada parte, conceitos-chave e exercícios para colocar em prática o assunto tratado. Movimento, edição, animação, importância do som, distribuição e exibição, mídia interativa, profundidade estão entre os assuntos abordados ao decorrer dos capítulos.

Jan Roberts-Breslin é professora de Visual and Media Arts na Emerson College, onde é diretora da graduação.

. [ Editora Campus- Elsevier | Categoria: Universitários – Comunicação | Formato: 17x24 cm, 320 páginas | Por R$ 79,00.]

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira