Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

Barueri é o primeiro município do mundo a firmar compromissos com os “Oito Objetivos do Milênio”

O prazo estabelecido pela Organização das Nações Unidas (ONU) para cumprimento das metas é até 2015. Para o prefeito Rubens Furlan, o prazo da ONU é muito extenso enquanto as carências da população são urgentes. “Decidimos antecipar este prazo. Isto não só é possível como é socialmente necessário. Por isso, assumimos já todas as metas e vamos cumpri-las em menos tempo do que o previsto pela ONU”, explica Furlan.

A declaração do Milênio, que estabelece o conjunto de oito macro-objetivos, foi aprovada pelas Nações Unidas em setembro de 2000. Na ocasião, o Brasil, em conjunto com outros 191 países-membros da ONU, assinou o pacto e estabeleceu um compromisso compartilhado que visa a sustentabilidade do Planeta. Os Objetivos devem ser atingidos pelos países até o ano de 2015, por meio de ações concretas dos governos e da sociedade.

O município de Barueri – detentor do sétimo maior Produto Interno Bruto (PIB) municipal do Estado de São Paulo – foi o primeiro, no mundo, a firmar compromisso com todos os “Oito objetivos de Desenvolvimento do Milênio” (ODM). A primeira medida foi escolher um bairro para implementação do projeto-piloto, o que permite testar a viabilidade das propostas de cada uma das secretarias municipais antes de implantá-las em toda a cidade. Assim, é o Parque Imperial, o bairro mais carente da cidade, que está recebendo o projeto-piloto.

O gestor do programa, Luiz Roberto Corrêa admite ser um grande – e nobre – desafio assumir o compromisso dos oito ODM’s, e diz que “começaremos com quem mais precisa, com a comunidade mais carente do Parque Imperial”, e completa “queremos aprender com este bairro, aprimorar nossa abordagem, produzir resultados e levar este aprendizado para os demais bairros”.

O coordenador da Unidade de Direitos Humanos e Cidadania da ONU, Guilherme Assis de Almeida, esteve na cidade representando a instituição e elogiou a escolha do Parque Imperial para abrigar o projeto-piloto. “Barueri dá exemplo para o mundo. Certamente os ótimos resultados daqui serão levados para outros lugares”, afirmou Almeida.

Depois de meses de trabalho, diversos projetos, programas e serviços foram sugeridos pelas secretarias de abastecimento, ações sociais e cidadania, administração, assuntos de segurança, comunicação social, cultura e turismo, educação, esportes, finanças, serviços municipais e trânsito, assistência médica, recursos naturais e meio ambiente, transportes e suprimentos, projetos e construções, planejamento e controle urbanístico, negócios jurídicos, indústria, comércio e trabalho e gabinete de governo. As sugestões que foram consideradas como prioritárias já estão em andamento. As demais serão adicionadas ao programa progressivamente, até que todas as metas dos “Oito Objetivos do Milênio” tenham sido atingidas.

Dentre os projetos em andamento, está a construção de uma delegacia de polícia no bairro; inclusão pela moradia; expansão do período de atendimento do posto de saúde – que encerrava as atividades às 16h e agora permanece em funcionamento até às 20h30 -; cursos de artesanato e de padaria, que visam ensinar técnicas que podem ser aplicadas como forma de complementar a renda familiar; elaboração e desenvolvimento de políticas de segurança alimentar e nutricional; organização e realização de feiras de artesanato; oficinas culturais e cursos de artesanato e educação para crianças, jovens e adultos; projetos de qualificação profissional e cidadania digital; prestação de suporte jurídico à população, além de centenas de outros projetos.

O prefeito do município, Rubens Furlan, explica que decidiu cumprir todas as metas propostas pela ONU porque acredita que “a cidade só será rica quando o povo tiver a esperança de prosperidade. Não adianta termos a maior arrecadação da região, enquanto investimentos não atingirem a população mais carente”.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira