Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

27/06/2009 - 10:12

Mestrado da MAUÁ está com inscrições abertas até julho

Com três áreas de concentração: Processos Químicos, Processos Bioquímicos e Engenharia de Alimentos.

Estão abertas até o dia 10 de julho as inscrições para o Programa de Mestrado em Engenharia de Processos Químicos e Bioquímicos do Centro Universitário do Instituto Mauá de Tecnologia, recomendado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e reconhecido pelo Ministério de Educação. Após a inscrição, que consiste no envio do currículo profissional, o candidato passará por um processo seletivo com entrevista individual, no período de 13 a 17 de julho. As matrículas serão realizadas de 20 a 24 de julho e as aulas terão início na primeira semana de agosto, no campus da Mauá em São Caetano do Sul.

O curso destina-se a profissionais já graduados, que pretendam estudar ou aprofundar seus conhecimentos em Engenharia de Processos Químicos e Bioquímicos e se qualificar para conduzir processos de inovação tecnológica e otimização da produção em indústrias químicas, farmacêuticas e de alimentos, ou, então, atuar em universidades como docentes e pesquisadores. Ao finalizar o Programa de Mestrado, o diplomado pode atuar como docente e nas indústrias e centros tecnológicos, desenvolvendo pesquisa científica e tecnológica para a criação de novos produtos e processos.

Para completar o Mestrado, o aluno deve cursar 6 disciplinas e 6 módulos de dissertação, nestes últimos desenvolvendo seu trabalho em uma das três áreas de concentração, a saber: Engenharia de Processos Químicos, Engenharia de Processos Bioquímicos e Engenharia de Alimentos.

A linha de pesquisa em Engenharia de Processos Químicos concentra projetos em Automação e Controle de Processos Industriais, Análise e Otimização de Processos da Indústria Química, Desenvolvimento de Processos Químicos com Aplicação de Microondas, Análise do Impacto Ambiental de Sistemas de Conversão de Energia e Processos Oxidativos Avançados.

Em Engenharia de Processos Bioquímicos, concentram-se projetos relacionados ao desenvolvimento de sistemas combinados de tratamento de águas residuárias que visam a remoção de poluentes.

Já em Engenharia de Alimentos estão concentrados os projetos voltados à Análise e Otimização de Processos na Indústria de Alimentos, à Aplicação de Novas Tecnologias no Desenvolvimento e na Conservação de Produtos Alimentícios, à Engenharia de Embalagem e à Sanificação Industrial.

Para desenvolver seus trabalhos experimentais, o aluno conta com a infraestrutura dos laboratórios e das duas plantas pilotos da Mauá. Cada um desses laboratórios é específico para uma linha de estudo, como por exemplo, os laboratórios de Microondas, de Engenharia Bioquímica, de Corrosão, de Ensaios Mecânicos, de Automação e Controle de Processos e de Metalografia.

Segundo o coordenador do Programa de Mestrado em Engenharia de Processos Químicos e Bioquímicos, professor Leo Kunigk, o título de mestre é um pré-requisito essencial para quem pretende atuar no ensino superior do País, mas, atualmente alguns cursos técnicos também exigem esse título como complemento profissional. “Há também alunos que cursam o programa de mestrado simplesmente para complementar ou atualizar conhecimentos adquiridos na graduação com a finalidade de ampliar suas habilidades e competências e assim aumentar a sua empregabilidade”, explica o coordenador.

Mestrado em Engenharia de Processos Químicos e Bioquímicos: Inscrições: Até 10 de julho de 2009 | Matrículas: De 20 a 24 de julho de 2009 | Início das aulas: 03 de agosto de 2009, na Praça Mauá, 1, São Caetano do Sul (SP) . Inscrições e Informações: (11) 4239.3401 com Margareth ou pelo email: [email protected] | Site www.maua.br/posgraduacao

Instituto Mauá de Tecnologia – IMT:O Instituto Mauá de Tecnologia - IMT é uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos, cujo objetivo principal é promover o ensino técnico-científico, visando a formação de recursos humanos altamente qualificados, que contribuam para o desenvolvimento socioeconômico do País.

Fundado em 11 de dezembro de 1961, o IMT foi autorizado pelo MEC, em janeiro de 2000, a criar seu Centro Universitário com sede no Campus de São Caetano do Sul, onde são oferecidos os cursos de graduação em Design do Produto, Engenharia e Tecnologia, além do programa de Pós-graduação em Engenharia de Processos Industriais. Nesse Campus também está instalado o Centro de Pesquisas, que por meio do desenvolvimento de projetos de pesquisa, trabalhos orientados por professores e estágios, complementa a formação dos alunos. No Campus de São Paulo estão a Escola de Administração Mauá e o Centro de Educação Continuada em Engenharia e Administração.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira