Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

13/04/2007 - 07:38

Drible o Stress Malhando

A academia Aquasport dá algumas dicas para combater esse mal

O stress é o resultado de uma reação do nosso organismo, quando estimulado por fatores externos desfavoráveis, ou seja, qualquer coisa que nos deixe tensos, com raiva, sentindo-nos frustrados ou infelizes ou até mesmo a mistura de tudo isso. Apontado como o mal do século pela Organização Mundial da Saúde, ele é considerado hoje como o principal causador de diversas doenças.

Combater esse mal não é nada fácil. Especialistas no assunto trabalham com algumas medidas que aliviam e ajudam na diminuição do desconforto por ele gerado: manter hábitos alimentares saudáveis, ficar longe de bebidas alcóolicas e cigarro, conversar mais com as outras pessoas, tirar férias e se manter distante de preocupações contribuem para o controle e diminuição do problema.

Outra medida importante é a prática de atividade física regular, que proporciona uma diminuição na pressão, aliviando assim as tensões e deixando as pessoas mais calmas e equilibradas. Para falar do assunto, o professor de ginástica e personal trainer Marcelo Caetano, da academia paulistana Aquasport, esclarece algumas dúvidas quanto à importância dos exercícios no combate ao stress.

Como a atividade física pode diminuir o stress?

A atividade física pode diminuir ou controlar o stress de várias formas: melhorando o condicionamento físico, a disposição, diminuindo a ansiedade e, principalmente, sendo fonte de relaxamento e diversão.

Com que freqüência as pessoas fazem exercícios para diminuir o stress?

Muitas pessoas buscam algum tipo de malhação para diminuir este mal. A prática pode ser realizada todos os dias ou, no mínimo, três vezes por semana, para que se consiga alcançar os benefícios fisiológicos do exercício. Malhar de forma prazerosa também ajuda muito.

Em quanto tempo é possível observar resultados?

Em uma única sessão de exercício já é possível observar efeitos benéficos. Quando nos exercitamos, o corpo libera endorfina - substância responsável pelo prazer, euforia e bem estar. Após o treino, a pessoa se sentirá mais disposta e, com o tempo, terá um sono melhor, adquirindo outros hábitos saudáveis que são benéficos para a saúde como: cuidados com a alimentação, parar de fumar e dedicar mais tempo ao lazer.

O stress pode causar lesões? Nesse caso, quais exercícios são recomendados?

O ser estressado pode apresentar diversos problemas, entre eles as lesões. Primeiro, deve-se saber qual é o sintoma: dor muscular, hormônios desregulados, alergias de pele, dores de cabeça, hipertensão, problemas de estômago ou intestino, torcicolos etc. para indicar a atividade mais adequada. O ideal é começar com uma caminhada, pedalar ou nadar, com intensidade baixa, sempre se exercitando dentro do seu próprio limite de conforto e, a qualquer sinal de dor, parar. Os alongamentos também são muito importantes, além de Yoga e Pilates, que melhoram a consciência corporal, aumentam a concentração e relaxam.

Existe alguma contra indicação para alunos com alto nível de stress? Como são trabalhados esses casos?

Não, desde que façam avaliação física ou, se necessário, tenham uma autorização médica e sejam acompanhados por um profissional qualificado, que escolha a modalidade mais adequada e saiba dosar a intensidade para que o praticante não corra riscos e, aos poucos, melhore seu condicionamento e diminua o stress.

A academia possui aulas específicas para o combate ao stress?

Sim. As aulas vão depender do nível de aptidão física e do perfil do praticante. Pessoas agitadas talvez prefiram fazer aulas mais dinâmicas e em grupo, onde possam descarregar seu excesso de energia e interagir como: Bike, Ritmos, Body Pump, Bike Indoor, Power Jump, Hidroginástica etc. As mais tímidas e tranqüilas vão preferir: Alongamento, Swasthya Yoga e Pilates. Já quem gosta de competições vai treinar para participar de esportes competitivos como natação e corrida.

Sempre permitimos que o aluno seja inserido nas atividades que optar, de modo a praticá-las de forma prazerosa para ter boa perspectiva de continuidade, porque sem gostar, ele logo abandonará. Vale lembrar que, ao dar início às atividades físicas, deve-se consultar um médico e seguir uma programação ajustada às modalidades e à freqüência e intensidade dos exercícios, sempre respeitando os limites individuais do aluno.

.Aquasport: Unidade Vila Mariana: (11) 5081-3879 | Unidade Vila Madalena: (11) 3813-9173 | www.aquasport.com.br

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira