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27/06/2009 - 10:24

Coca-Cola Brasil completa o 15º ano de patrocínio ao Festival Folclórico de Parintins

Campanha nacional de TV e mídia impressa celebra a parceria da empresa com o Festival, em 2009, a empresa destinou os R$ 5 milhões da verba habitual e mais R$ 1,5 milhão para celebrar o 15º ano de patrocínio, no total, a empresa já investiu quase R$ 60 milhões no festival.

A Coca-Cola Brasil, a mais tradicional patrocinadora do Festival Folclórico de Parintins, no Amazonas, uma das maiores festas populares do País, está completando em 2009 o 15º ano de patrocínio ao evento. Por este motivo, neste ano preparou ações especiais como uma campanha de TV e mídia impressa com abrangência nacional, a reforma de 300 triciclos - um tradicional meio de transporte na cidade -, e uma série de atividades promocionais em Parintins, durante a festa. Ao todo, serão investidos R$ 6,5 milhões, dos quais R$ 5 milhões do patrocínio tradicional, sendo R$ 2,2 milhões para os bois Garantido e Caprichoso, e R$ 1,5 milhão para celebrar o 15º ano de participação da empresa. O Festival acontece de 26 a 28 de junho.

Para a produção do camarote, a empresa contratou mão-de-obra local, gerando 700 empregos temporários, para dar suporte às suas instalações e aos convidados durante a festa. Nos últimos 15 anos, os investimentos da Coca-Cola Brasil totalizam quase R$ 60 milhões.

“Estamos comemorando o 15º ano de patrocínio do festival. Para a Coca-Cola Brasil é muito gratificante fazer parte da história desta grande festa, que retrata com grandiosidade a riqueza cultural da região. Queremos dar a maior visibilidade possível ao evento e este ano criamos uma campanha nacional de divulgação dos nossos 15 anos participando do Festival”, diz o vice-presidente de Comunicação e Sustentabilidade da Coca-Cola Brasil, Marco Simões.

Convidados- Entre os convidados da Coca-Cola Brasil estão dois grandes ídolos do futebol brasileiro, os ex-jogadores Biro Biro e Dadá Maravilha, protagonistas da campanha de futebol da Coca-Cola que está no ar no momento.

Para Biro Biro, ídolo eterno do Corinthians, a segunda visita a Parintins não diminui a expectativa pelo espetáculo que presenciará no Bumbódromo. Segundo o jogador, o desfile é lindo e encanta a todos com suas cores e ritmo. “É tudo muito bonito. O público maravilhoso é um dos grandes destaques da festa. Eu fico realmente encantado e não perco nenhum lance”, contou.

Dadá Maravilha, jogador que fez história no Atlético Mineiro, conta que sua expectativa é muito grande. “Eu estive em Manaus há pouco tempo e gostei muito das apresentações de dança que vi por lá. Me emocionei de verdade. E já me disseram que o que assisti não é um terço do que vou encontrar em Parintins. Estou com medo de enfartar de tanta emoção”, brinca o artilheiro do Campeonato Brasileiro de 1971.

Pioneirismo - Adversários no Bumbódromo, os presidentes do Garantido e do Caprichoso concordam em uma coisa: a importância do patrocínio da Coca-Cola Brasil nos últimos 15 anos para a divulgação, nacional e internacional, do Festival Folclórico de Parintins.

Para o Presidente da Associação Folclórica Boi-Bumbá Garantido, Vicente Matos, o Festival de Parintins tem dois momentos em sua história: um antes e outro depois da Coca-Cola Brasil. “Foi a primeira empresa privada a acreditar no boi-bumbá. Eu não consigo ver o nosso Festival sem a Coca-Cola Brasil. O Garantido se sente honrado em tê-la como parceira nesses 15 anos de história”, reforçou Matos.

“A Coca-Cola Brasil é a grande responsável pela divulgação nacional e internacional do festival”, afirma o Presidente do Boi Caprichoso, Carmona Oliveira. “Sem a Coca-Cola Brasil, o restante do País não teria conhecimento do que acontece em Parintins. Temos muito o que agradecer”, destaca o representante do atual campeão.

Ações de Divulgação - Para celebrar os 15 anos de participação no Festival de Parintins, a Coca-Cola Brasil está veiculando campanha publictária nacional para TV e mídia impressa, elaborada pela agência de publicidade DPZ.

O Grupo Simões, fabricante local de produtos Coca-Cola, preparou galhardetes, frontlights, materiais para as “galeras” dos bois e uma lata temática em azul e vermelho. Para que os moradores e os visitantes entrem no clima da festa, dois grandes painéis, alusivos ao festival, serão instalados na Avenida Amazonas e na Praça Digital. Em todas as peças está em destaque o título da campanha desse ano “Há 15 anos com você no Festival”.

Há também painéis destinados aos que querem levar para casa uma foto de lembrança da festa. Neles, é possível passar a cabeça por uma pequena abertura e tirar uma foto entre imagens do Caprichoso e do Garantido.

A animação da “galera”, um espetáculo à parte em Parintins, vai contar com acessórios extras esse ano. A Coca-Cola Brasil produziu bandeirões para cobrir as torcidas, como acontece nos estádios de futebol pelo País, e materiais que ajudarão a enriquecer ainda mais as imagens das apresentações dos bois mais populares do País. Além disso, folders com as letras das cinco principais toadas de cada um dos bois serão distribuídos nos setores dos camarotes e de cadeiras e arquibancadas especiais, aumentando os coros de vozes nos dias do Festival.

Mas não é só no Festival que a Coca-Cola Brasil se faz presente em Parintins. Durante todo o ano, a mais tradicional patrocinadora do Festival Folclórico marca presença nos ensaios com ações como a customização de camisas, a decoração dos camarotes, o lançamento de embalagens temáticas e até com a produção de brindes, como jogos da memória.

Sustentabilidade - A preocupação com a preservação do meio ambiente é uma constante para a Coca-Cola Brasil e para o seu fabricante na região, o Grupo Simões. Pensando em combater o desperdício e preservar o meio ambiente, o camarote da empresa foi todo produzido com material reciclado. O ambiente, nas cores verde, marrom e bege, tem inspiração nas tribos indígenas da região Norte do Brasil.

O piso é formado por placas de embalagens Tetra Pak, as paredes são revestidas com tecidos de algodão com pintura artística e têm apliques de chapas de compensado, com materiais reciclados como jornais e cerragens. Além disso, os painéis que decoram o ambiente são produzidos com apliques de palha de coqueiro e têm as colunas revestidas com tecido de PET reciclado e palhas de fibras de bananeira. Foram criadas também peças que lembram a cerâmica marajoara, típica da região, que, junto com penas artificiais, decoram a parte superior do camarote.

Para completar, o teto é decorado com apliques de cipó seco tratados pelos artesãos de Parintins, e as bancadas foram produzidas a partir de pedaços de madeira de refugo.

Amazônia Típica - Durante a estadia em Parintins, personalidades, jornalistas e formadores de opinião, convidados da Coca-Cola Brasil, têm a oportunidade conhecer alguns dos famosos pratos cozinha regional Amazônia. Entre eles estão o tacacá, o risoto de peixes amazônicos, a polenta com tambaqui e os caldos de tucupi e jambu. Ao todo, foi encomendada uma tonelada de alimentos, além de 15 mil litros de bebidas para os três dias de festa.

Os convidados do camarote da Coca-Cola Brasil, durante as apresentações dos bois, provarão caldos a base de piranha e tambaqui, os sorvetes produzidos a partir do cupuaçu, da graviola e de tapioca e os bombons de castanha, entre outras iguarias.

No Kuat Club, área de lazer disponível para os convidados da Coca-Cola Brasil, serão servidas pizzas com sabores típicos da Amazônia como tacacá e tapioca, peixes da região como tambaqui, pirarucu e bodó, além de trufas e drinks criados especialmente para o evento.

Sistema Coca-Cola Brasil - A Coca-Cola Brasil atua em sete segmentos do setor de bebidas não-alcoólicas – águas, chás, refrigerantes, sucos, energéticos, hidrotônicos e lácteos, com uma linha de mais de 150 produtos, entre sabores regulares e versões de baixa caloria. O Sistema Coca-Cola Brasil, formado pela Coca-Cola Brasil e 16 grupos fabricantes brasileiros, além da Leão Junior e Del Valle, emprega diretamente mais de 38 mil funcionários, gerando indiretamente cerca de 340 mil empregos.

Os investimentos do Sistema no Brasil somaram quase R$ 5 bilhões nos últimos cinco anos e agora, em 2009, será investido mais R$ 1,75 bilhão. A sustentabilidade é um compromisso da Coca-Cola Brasil e se reflete na forma como a empresa e seus fabricantes lidam com as pessoas e com o meio ambiente. O índice de uso de água da Coca-Cola Brasil, por exemplo, é um dos melhores do mundo. São 2,08 litros de água para cada litro de bebida produzido - menos da metade do volume utilizado 12 anos atrás. Na reciclagem, a Coca-Cola Brasil desenvolveu, através do Instituto Coca-Cola Brasil, um programa chamado “Reciclou, Ganhou” que, desde 1996, colabora para que o País seja um dos mais avançados na reciclagem de materiais. Hoje, 96% das latas de alumínio e 53% das garrafas PET são recicladas. [ Sites: www.institutococacola.org.br e www.cocacolabrasil.com.br]

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