Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

27/06/2009 - 10:28

Abono do PIS – brasileiros jogam dinheiro fora

Neste ano, o prazo para retirar o bônus e os rendimentos do PIS referentes ao exercício 2008/2009 termina no fim deste mês. E, espantosamente, em todo o Brasil mais de 550 mil trabalhadores ainda não sacaram o benefício com valor em médio de R$ 465, esta quantidade representa 4,2% do total a ser sacado.

Esse dado confirma o fato da grande maioria dos brasileiros ainda estar engatinhando em relação a educação financeira. Na linguagem popular, que não vai atrás desse dinheiro está “rasgando dinheiro”. E esse é apenas um exemplo, dentre outros como a recuperação do dinheiro do Plano Verão, Plano Bresser, Plano Collor, entrar no limite do cheque especial ou pagar a parcela mínima do cartão de crédito.

O que mais assusta é que as mesmas pessoas que reclamam da falta de condições financeiras são as que demonstram esse desprezo para com o dinheiro e a falta de conhecimento com relação aos seus direitos. No caso do PIS em especial, ainda é hora de que não se atentou correr, pois, se não for retirado retornará para os cofres públicos, não podendo mais ser recuperado pelo trabalhador.

Depois de retirar, é preciso cuidado para não sair gastando, fazendo uma análise do que fazer com esse dinheiro. Isso é bastante simples, mas reforça a necessidade de buscar o conhecimento por meio da educação financeira. Veja umas dicas rápidas: Se a pessoa tiver dívidas, essa é uma boa oportunidade de quitá-las ou diminuí-las renegociando podendo conseguir vantagens nesse processo.

Para quem não tem dívida, mas também não tem dinheiro guardado, essa é uma boa oportunidade de fazer uma reserva financeira, nunca se esquecendo que o dia das crianças, natal, fim de ano, estão próximos e é preciso ter dinheiro para essas ocasiões, que quase sempre levam ao desequilíbrio financeiro e conseqüentemente a inadimplência.

Para quem já possui uma reserva financeira, com esse dinheiro certamente engordarão ainda mais seus investimentos, guardando mais dinheiro para realizar os sonhos e desejos, entretanto, mesmo assim é fundamental reavaliar as aplicações, vendo se a rentabilidade está boa e se o tipo de investimento é adequado.

O caminho de uma boa situação financeira são atitudes e ações, dentre elas, a valorização do dinheiro ganho, independente de ser pequenos ou grandes valores.

As pessoas que já retiram esse dinheiro, também devem ficar preocupadas, principalmente perceberam que essa verba extra de nada serviu para melhorar sua vida financeira. É fundamental atenção quanto ao dinheiro que passa e continuará passando por nossas mãos em toda nossa vida e para isso é preciso respeitá-lo, caso contrario esse é um dinheiro sem dono. Pode ter certeza, mas vale um bom controle do dinheiro do que trinta anos de trabalho.

. Por: Reinaldo Domingos - Educador e Terapeuta financeiro. Também é autor do livro “Terapia Financeira” - (Editora Gente), e criador da Metodologia DiSOP – Educação Financeira - Presidente do DiSOP Instituto de Educação Financeira – (www.disop.com.br).

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira