Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

30/06/2009 - 10:23

ECAD substitui plataforma Novell por Microsoft

Ambiente se tornou mais amigável e com menos custo de manutenção.

Com a proposta de evoluir para um ambiente mais homogêneo e com menores custos de manutenção, o Escritório Central de Arrecadação e Distribuição (ECAD), com sede no Rio de Janeiro, encerrou recentemente a migração da plataforma Novell Netware para a Microsoft.

O projeto, desenvolvido em parceria com a Processor, foi finalizado antes do esperado, de acordo com o coordenador de suporte, infra-estrutura e telecomunicações do ECAD, Orlando Neto. “Imaginamos que, pela complexidade, essa migração traria algumas dores de cabeça, mas foi surpreendentemente tranqüila e rápida”, relembra, destacando a relação de transparência e confiança estabelecida com a Processor.

Para minimizar os impactos no ambiente de produção, a empresa realizou uma análise do ambiente do cliente e dos requisitos necessários, documentando os mesmos. A migração envolveu o sistema de diretório e servidores de arquivos, além de diversos outros serviços que dependiam de autenticação nestes sistemas e arquivos armazenados. Um dos primeiros passos foi a instalação de servidores Microsoft Windows Server e a criação do Active Directory do ECAD, com a implementação dos serviços de DNS, WINS e DHCP Server. Nesta etapa também foi disponibilizado um servidor Microsoft Windows Server como Domain Controller, usado na migração das unidades remotas

Feito isso, o ambiente passou por testes e simulações de migração das estações de trabalho e outros ajustes necessários para que os sistemas dependentes de autenticação pudessem ser adequados, como a verificação da efetividade do sistema de backup, estações de trabalho, perfis de usuários e documentação das atividades anteriores.

Para substituir o Novell Groupwise Messenger, o ECAD optou pelo Office Communication Server versão Standard, ferramenta de mensageria corporativa da Microsoft.

Como solução de gerenciamento, foi instalado e configurado o System Center Essentials 2007 SP1, que gerencia aproximadamente 250 clientes Windows. “Para não ficarmos engessados, trocamos o nosso ambiente e também esses serviços que já usávamos anteriormente, como o de mensageria e inventário de hardware”, destaca Neto.

A substituição do ambiente Novell aconteceu porque, na percepção do ECAD, o fabricante não conseguiu evoluir ao longo dos anos com a sua tecnologia, dando espaço para outras empresas. “As ferramentas da Microsoft são mais comumente usadas pelo mercado, e isso facilita até mesmo no momento de buscar a resolução de problemas através de parceiros, blogs e fóruns de discussão”, observa, destacando que o ambiente se tornou mais amigável para os usuários.

Isabel Schmidt, gerente de Projetos, Serviços e Suporte (PSS), explica que o ambiente Microsoft também possui um custo mais baixo de manutenção para os clientes, na medida em que a oferta de profissionais que dominam essa tecnologia é maior. “Fizemos essa migração com todo apoio da equipe de TI do ECAD, que ao acompanhar o trabalho desenvolvido pela equipe da Processor também foi sendo capacitada nessaa novas ferramentas”, comenta.

Perfil do ECAD - O ECAD é uma sociedade civil, de natureza privada, mantida pela atual Lei de Direitos Autorais brasileira. O escritório é administrado por dez associações de música para realizar a arrecadação e a distribuição de direitos autorais decorrentes da execução pública de músicas nacionais e estrangeiras. A sede fica na cidade do Rio de Janeiro. São 24 unidades arrecadadoras, 630 funcionários, 60 advogados prestadores de serviço e 130 agências autônomas instaladas no País.

O controle de informações é realizado por um sistema de dados totalmente informatizado e centralizado, que possui cadastrados em seu sistema 279 mil titulares diferentes. Estão catalogadas 1,4 milhão de obras, além de 665 mil fonogramas, que contabilizam todas as versões registradas de cada música.

No complexo e globalizado cenário de negócios atual, os diferenciais competitivos são cada vez mais importantes para que as organizações possam protagonizar seus espaços de mercado. Focado nesta realidade, a Processor vem desde 1987 implantando e integrando serviços e soluções de Tecnologia da Informação (TI) para o mercado corporativo latino-americano, atingindo mais de 18000 clientes ao longo destes anos.

Com matriz em Porto Alegre e unidades no Brasil em São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba e Belo Horizonte, além de escritórios em Santiago-Chile, Bogotá-Colômbia e mais recentemente, com sua nova subsidiária em Miami-Estados Unidos, a Processor é uma das empresas líderes em serviços e soluções de TI da América Latina.

Business Intelligence (BI), Portais Corporativos, CRM, Gerenciamento de ambientes tecnológicos (IT Management), Segurança, Serviços de Outsourcing (service desk, Itil, administração de redes, ...), BPO, Consultoria, Gestão de Projetos, Licenciamento e Infra-Estrutura de TI são exemplos de serviços e soluções desenvolvidas e disponibilizadas ao mercado com grande sucesso pela Processor.

Dentro deste contexto, a Processor investe fortemente em pesquisa e desenvolvimento de soluções e aplicações para verticais como indústria, energia, saúde, finanças, comércio, governo e serviços.

Reconhecimento : A qualidade de seus serviços também pode ser constatada pelas premiações e distinções que a Processor tem recebido ao longo dos anos: Partner of the Year Microsoft 2005 - Excellence Award Security Solutions (Mundial) | Partner of the Year Microsoft 2005 - Security Solutions - Sales and marketing (América Latina) | Partner of the Year Microsoft 2005 - Security Solutions (América Latina) | Partner of the Year Microsoft 2006 - Security Solutions (América Latina) | Partner of the Year Microsoft 2007 - Networking Infrastructure (América Latina) Melhor VAR da Região Sul - IDG - 2000 | Empresa do Ano de Tecnologia - Jornal do Comércio de Porto Alegre - 2003 | Empresa do ano Assespro/RS - 2006 | Star Partner FY2008 - Brasil - Symantec | Qualidade .

Para complementar e reunir um diferencial ainda maior a seus clientes, o Grupo Processor iniciou em 1996 um bem sucedido programa de qualidade, que foi coroado com êxito no início de 1998 com a certificação ISO 9001, que vem sendo revalidada periodicamente desde então.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira