Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

30/06/2009 - 10:24

WMS da Uniconsult apoia operação do grupo TPC para a secretaria de saúde da cidade de São Paulo

Sistema é a inteligência de uma operação que entrega 30 milhões de unidades de comprimidos, ampolas e seringas por mês, para 620 unidades de saúde da cidade de São Paulo.

O Grupo TPC é um provedor de soluções logísticas formado por seis empresas com atuação em diversos estados brasileiros. Com forte presença em segmentos que podem oferecer um diferencial competitivo, entre eles e-commerce, veículos, medicamentos, cosméticos, comércio exterior, dentre outros.

Cliente da Uniconsult desde 2002, o Grupo TPC começou contratando serviços de e-commerce. Em 2007, com uso do WMS da Uniconsult, iniciou o atendimento da Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo, para a logística de entrega de medicamentos para 620 postos Unidades Básicas de Saúde (UBS), Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e unidades de tratamento de DST-AIDS.

O WMS, desenvolvido pela Uniconsult, ocupa-se do gerenciamento e controle das operações de recebimento, armazenamento, programação da expedição, separação e expedição de medicamentos e materiais hospitalares, tendo como destaque o alto grau de customização para poder atender as peculiaridades dos sistemas de um órgão público.

As compras de medicamentos são feitas em leilão eletrônico anualmente e, por lei, referenciam apenas o princípio ativo do remédio. O sistema, desenvolvido pela Uniconsult, mantém o relacionamento entre cada item comercial e seu princípio ativo a fim de traduzir um no outro: as demandas das UBS referenciam o princípio ativo e o controle de estoque é feito por item comercial.

"Cada item tem particularidades de embalagem (por exemplo: quantidade de drágeas por cartela, de cartelas por caixa e de caixas por caixa-mãe). Tais dados são muito importantes para o controle do estoque e o atendimento dos pedidos de saída, o que gera grande trabalho na formação do cadastro", explica Fernando Di Giorgi, diretor da Uniconsult. "Além disso, há particularidades de armazenamento: um medicamento pode exigir área congelada, refrigerada, de segurança etc. Por esta razão, o depósito é dividido em subdepósitos".

De acordo com Luis Chamadoiro, vice-presidente de operações do Grupo TPC, os pedidos seguem um caminho dentro da Secretaria antes de chegar aos sistemas da empresa. "Cada unidade de saúde manda seus pedidos para uma área técnica dentro da SMS, através do Sistema de Preparação de Pedido. Com a autorização técnica, acontece a triagem baseada no gasto médio da unidade. Depois disso, o pedido cai no WMS desenvolvido pela Uniconsult".

Di Giorgi explica que a boa regulagem deste fluxo de entradas é um dos segredos da operação. "Os remédios devem ser controlados por lote de fabricação. O estoque é controlado por item comercial e lote. O sistema é dotado de algoritmo para indicar, automaticamente, o endereço onde o lote recebido deve ser armazenado."

Com tudo controlado pelo sistema, o pedido passa para o Picking (coleta de mercadorias para atendimento dos pedidos de saída). Os funcionários, conhecidos como pickers, são munidos de coletores de código de barras que funcionam em rede de radiofreqüência. Com base nos pedidos das UBS e na programação de embarque previamente estabelecida, o sistema gera as ondas de coleta por pedido e divididas por subdepósito, indicando os lotes de fabricação, os locais de coleta e as respectivas docas de destino, com o cuidado de estabelecer o melhor roteiro. "Assim os funcionários ganham tempo e a produtividade aumenta", explica Chamadoiro.

"A inteligência do processo está no sistema - os operadores seguem o sistema e não o sistema segue os operadores. Os remédios que saem primeiro são os que têm a data de validade mais próxima para evitar perdas por conta de expiração de validade. O WMS encontra esses remédios e indica a localização para que esses sejam colhidos prioritariamente", continua o vice presidente do Grupo TPC. Para que esses processos beirem a perfeição, os funcionários passam por muito treinamento.

Após picking, as unidades coletadas por pedido são conferidas e embaladas. As cargas, reunião de pedidos a serem expedidos juntos, são formadas de acordo com as rotas de distribuição preestabelecidas.

O estoque, com cerca de 1.400 SKU, contém em torno de 550 milhões de peças, lembrando que a unidade de estoque pode ser comprimidos, ampolas, seringas etc. Por dia, saem dos estoques do CD mais de um milhão de unidades, o que contabiliza 30 milhões por mês.

"A Uniconsult é uma empresa ágil na customização de sistemas. Entendem as dificuldades, as necessidades de prazo apertado que temos de vez em quando. Nossa parceria é um sucesso há mais de sete anos", diz Chamadoiro.

A Uniconsult Sistemas é uma conceituada empresa brasileira de tecnologia dedicada a projetar e construir sistemas de informação direcionados a apoiar a gestão de empresas comerciais fortemente dependentes de operações logísticas. A Uniconsult é líder de mercado de back-office para e-commerce, para o qual possui uma solução completa composta pelos seguintes sistemas: SIGE (ERP), WMS, Gestão de Transporte e SAC, além de software para Armazéns Gerais. Entre seus clientes do e-commerce destacam-se Americanas.com, Submarino, Extra.com, Pernambucanas.com, Wal*Mart, Estação do Vinho e, entre operadores logísticos, destacam-se CEVA, Atlas Logísticas, Pronto Logística, Art-Services, Cirlog, Cragea e Argos. | www.uniconsult.com.br

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira