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30/06/2009 - 10:30

Responsabilidade Social

A Faculdade de Ciências Farmacêuticas da USP organiza anualmente a Jornada Científica, um programa de extensão universitária com estudantes da graduação. São 40 alunos selecionados que vão para uma cidade com pouca infraestrutura sanitária bater de porta em porta, fazer exames parasitológicos e de anemia em todas as crianças de uma faixa etária selecionada, disponibilizar testes de pressão arterial e diabetes para toda a população, fazer palestras de educação sanitária, treinar agentes de saúde e avaliar a água consumida na cidade.

Esse projeto já é tradicional da escola e só ocorre devido a apoio de empresas patrocinadoras.

Responsabilidade social fortalece marca perante os consumidores - Levar mais de 40 universitários para uma cidade carente com pouca infraestrutura sanitária, bater de porta em porta, fazer exames parasitológicos e de anemia em todas as crianças de uma faixa etária selecionada, disponibilizar testes de pressão arterial e, diabetes para toda a população, fazer palestras de educação sanitária, treinar agentes de saúde e avaliar a água consumida na cidade. Essa é missão da Jornada Científica dos Acadêmicos de Farmácia-Bioquímica da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da USP (Universidade de São Paulo). Esse projeto, porém, não seria possível sem a força de vontade dos voluntariados e o patrocínio de empresas e da própria universidade.

Uma pesquisa realizada pelos Institutos Akatu, Ethos e Market Analysis Brasil em 2007 revela, entre outras coisas, que o brasileiro tem interesse nas ações de responsabilidade social empresarial. O consumidor acredita que as empresas podem contribuir em temas sociais, principalmente saúde e educação, e vê de forma positiva a contribuição delas para uma sociedade melhor.

Percebendo essa preocupação por parte do mercado consumidor, muitas empresas passaram a incluir ações de responsabilidade social e de sustentabilidade em seus planejamentos estratégicos. Segundo a gestora cultural Nilza Lopes, a prática dessas atitudes pode determinar o sucesso de uma empresa no mercado, pois melhora sua imagem. "Ela é vista de forma diferente pelos seus funcionários e consumidores e pelo poder público". As campanhas publicitárias expõem essas ações na mídia e elas também são noticiadas internamente. Como contrapartida, os projetos sociais divulgam seus financiadores. No caso da Jornada Científica, isso se dá com a impressão do logo dos patrocinadores em todo material de divulgação e nas camisetas dos voluntários.

De acordo com Sérgio Morreti, professor do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Nove de Julho, a escolha de como a responsabilidade social será exercida independe da área de atuação da empresa, mas tem a ver com suas competências e com a quantidade de dinheiro disponível para se investir. Após se focar em uma área, o empresário pode decidir criar um novo projeto ou patrocinar algum já existente. É o que ocorre com a Jornada, que conta, segundo a coordenadora geral Paula Castro, apenas com patrocínios e doações de materiais para voltar a Córrego Fundo, MG, pela terceira vez e poder dar continuidade a seu trabalho de atenção e educação sanitária.

Para Nilza, quando uma empresa decide patrocinar um projeto social, cabe a ela acompanhar os resultados e aos organizadores incluí-la em suas ações.

A Jornada, por exemplo, realiza um coquetel de apresentação de dados para patrocinadores, colaboradores e voluntários, onde mostra os resultados da última viagem, o estudo científico que produzem com os dados coletados e as diretrizes para o próximo ano.

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