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30/06/2009 - 10:39

Petrobras lança Balanço Social e Ambiental 2008


“A Petrobras quer, em 2020, ser uma das cinco maiores empresas de energia do mundo e, ao mesmo tempo, ser a preferida entre os seus públicos de interesse. Para que isso ocorra, os investimentos em responsabilidade social e ambiental não são adereços, mas pilares estruturantes que fazem parte da moderna cidadania corporativa”. A afirmação foi feita hoje pelo presidente da Petrobras, José Sergio Gabrielli, em evento de divulgação do Balanço Social e Ambiental 2008 da Companhia.

"Queremos ser uma empresa lucrativa, crescer com rentabilidade, mas também queremos crescer desenvolvendo e executando os preceitos da responsabilidade socioambiental. A responsabilidade social e ambiental, esses novos elementos do mundo empresarial, são parte da visão determinante da Petrobras em seus negócios. Ao patrocinar projetos que serão executados pela sociedade civil, a Petrobras propicia uma melhor organização, sistematização e estruturação do Terceiro Setor brasileiro", disse o presidente.

O Balanço Social e Ambiental 2008 foi elaborado com base na versão mais recente das Diretrizes para Relatórios de Sustentabilidade da GRI (Global Reporting Initiative). Presente na ocasião, o gerente executivo de Comunicação Institucional, Wilson Santarosa, declarou que todas as ações da Companhia e, por extensão, da Gerência de Comunicação, são pautadas pela transparência nos processos. “Esse é um compromisso da Petrobras e esse evento faz parte dessa linha de ação”.

Por três anos consecutivos (2005 - 2006 - 2007), o relatório da Companhia foi considerado como "notável e um exemplo a ser seguido", conforme critérios estabelecidos pelo Pacto Global da ONU.

Responsabilidade socioambiental - O Balanço Social e Ambiental da Petrobras 2008 mostra que, entre as iniciativas nacionais e internacionais consolidadas no exercício, ganha destaque o desenvolvimento de projetos que contribuem para a redução das desigualdades sociais e minimizam os impactos no meio ambiente.

Ao falar sobre a política de patrocínios da Petrobras, o gerente de Responsabilidade Social, Luís Fernando Maia Nery, explicou que os projetos selecionados para patrocínio são orientados pela Companhia durante a implantação e a gestão. A Petrobras monitora o desenvolvimento do projeto e só libera novas parcelas do financiamento contratado mediante cumprimento da etapa anterior. Ele informou, ainda, que há dois caminhos para os projetos receberem apoio: por convite ou via seleção pública. Os critérios adotados são amplamente divulgados, além de serem avaliados por comissões compostas, em sua maior parte, por profissionais externos à Petrobras, como forma de garantir a transparência do processo.

Nery lembrou que a Companhia foi considerada uma das empresas de óleo e gás com alto nível de transparência nas receitas em operações de exploração e produção de petróleo, segundo relatório da organização da sociedade civil Transparência Internacional.

O diretor-editor da Agência de Notícias dos Direitos da Infância (Andi) Veet Vivarta, leu no evento um comunicado assinado por seis organizações da sociedade civil – Associação dos Magistrados, Promotores de Justiça e Defensores Públicos da Infância e da Juventude (ABMP); Associação Imagem Comunitária; Escola de Gente; Unicef e Afroreggae, além das própria Andi - em apoio à política de patrocínios da Petrobras.

Iniciativas -Constituída em 2008, a Comissão de Ética da Petrobras fortalece o processo de promoção da transparência nas relações da Companhia. Canal de relacionamento com os diferentes públicos, a Ouvidoria Geral recebe sugestões, críticas, reclamações e denúncias que são tratadas com isenção, incentivando a transparência, a valorização dos direitos humanos e dos princípios do Pacto Global.

Visando a melhoria contínua de seus processos, a Petrobras investiu, em 2008, R$ 1,97 bilhão em meio ambiente. Um resultado dessa iniciativa foi o fato de ter sido evitada a emissão de 680 mil toneladas de dióxido de carbono equivalente, gás do efeito estufa. A meta é, em 2013, alcançar 4,5 milhões de toneladas do gás em emissões evitadas. Entre outras iniciativas de proteção ao meio ambiente, incorporadas à estratégia de negócios, podem ser citadas:

- A decisão de investir cerca de US$ 3 bilhões, de 2009 a 2013, no segmento de energias renováveis (biocombustíveis, solar e eólica, entre outras) como forma de diversificar a matriz energética brasileira.

- O início de operação da Petrobras Biocombustível S.A., subsidiária que tem por objetivo desenvolver a produção de biodiesel e etanol e outros produtos e atividades que ampliem a utilização de energias limpas. Até 2013, serão investidos US$ 2,4 bilhões no segmento de produção de biocombustíveis. Já se encontram em operação três usinas de produção comercial de biodiesel da Petrobras, segundo concessão da Agência Nacional de Petróleo (ANP). Elas estão localizadas nas cidades de Candeias (BA), Quixadá (CE) e Montes Claros (MG).

- A inauguração da estação de reúso de água na Refinaria de Capuava (Recap), em Mauá (SP), representa um marco nesse processo, uma vez que permite zerar o descarte de efluentes. Outras três unidades estão desenvolvendo projetos semelhantes, que permitirão uma economia anual de cerca de oito milhões de metros cúbicos de água.

Público interno - Entre os avanços implantados em 2008, com foco no público interno, destaca-se a realização pioneira, em 2008, do Censo para a Diversidade Petrobras. Apesar de a participação não ser obrigatória, 61,39% dos 51.707 empregados da Companhia em agosto de 2008 (quando o Censo foi realizado) responderam ao questionário, o que representa um total de 31.745 respondentes.

A maioria absoluta destes é composta por homens (82%), enquanto 17% são mulheres. Mais da metade dos participantes (55%) está na faixa etária dos 30 a 49 anos. Predominam, entre os empregados da Petrobras, pessoas da cor/raça branca (64%). O percentual referente aos pretos e pardos também é expressivo (34%). Os restantes declararam-se de cor/raça amarela (2%) e indígena (1%).

O sistema Petrobras encerrou 2008 com um efetivo de 74.240 empregados. Esse número representa um crescimento de 7,7% em relação a 2007, e de 52,1% nos últimos cinco anos. Do total de empregados, 67.465 estão lotados no Brasil e 6.775 em unidades em outros países.

A Petrobras incorpora Segurança, Saúde e Qualidade de Vida à sua estratégia empresarial. Em 2008, a Companhia investiu R$ 110,7 milhões em segurança e saúde no trabalho. Para monitorar os resultados na área de Saúde, são utilizados indicadores como o Percentual de Tempo Perdido (PTP), referente ao afastamento de empregados por doenças ou acidentes. O PTP em 2008 foi de 2,31%.

Tendo como premissa a capacitação de pessoal em ambiente sustentável, a empresa também inaugurou a nova sede da Universidade Petrobras no Rio de Janeiro, um dos primeiros prédios ecossustentáveis da cidade, concebido dentro dos padrões do U.S. Green Building Council (organização sem fins lucrativos que certifica construções sustentáveis).

Fornecedores - O Plano de Negócios da Petrobras 2009-2013 prevê a demanda de aproximadamente um milhão de postos de trabalho no Brasil para os projetos da Companhia, que deverão ter cerca de 64% de conteúdo nacional. É estimada a média de US$ 20 bilhões por ano em encomendas a fornecedores brasileiros.

Ciente do efeito multiplicador de suas práticas, a Petrobras inclui, nas cláusulas contratuais com fornecedores e clientes, a proibição ao trabalho forçado e ao uso de mão-de-obra escrava, infantil ou em condições degradantes, além dos itens referentes a segurança, meio ambiente, saúde e responsabilidade social. O cadastro de Fornecedores de Bens e de Serviços da Companhia opera com registro em base única de dados, o que garante visibilidade por todas as unidades do grupo.

Um exemplo atual dessa prática é o funcionamento da Petrobras Biocombustível S.A. Para evitar que os fornecedores de agrocombustíveis utilizem mão-de-obra em condições degradantes, a Companhia possui, em todos os contratos de bens e serviços, uma cláusula que proíbe o trabalho escravo, sob pena de rescisão contratual e multa.

No Brasil, a Petrobras é signatária do Pacto Nacional pela Erradicação do Trabalho Escravo desde 2005. O respeito à diversidade e à não discriminação rendeu à Companhia, pela segunda vez consecutiva, o Selo Pró-Equidade de Gênero, concedido pela Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres, com a chancela do Fundo das Nações Unidas para as Mulheres (Unifem) e da Organização Internacional do Trabalho (OIT).

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