Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

13/04/2007 - 07:48

USP investe em supercomputador para pesquisas de óleo e gás

O Novo Sistema SGI Altix possui 16 processadores Intel® Itanium® 2 substitui o Antigo Cluster e Acelera em até 100 vezes as Análises e o Desenvolvimento Nos Sistemas de Produção Offshore de Óleo e Gás Para a Petrobras

Para ajudar o Brasil a manter a sua recém conquistada auto-suficiência em Petróleo, o laboratório TPN – Tanque de Provas Numérico - da Universidade de São Paulo (USP) adquiriu o sistema SGI Altix com 16 processadores Intel® Itanium® 2, com o Novell® SUSE Linux Enterprise 9 e o SGI ProPack 4. A USP também optou por uma solução SGI InfiniteStorage, com uma capacidade inicial de 2.4 TB. O principal foco do laboratório é desenvolver e analisar sistemas flutuantes de produção offshore para a produção de óleo e gás em águas profundas da Petrobras, a companhia brasileira de óleo e gás.

Nos seis meses em que a USP vem utilizando o sistema, comprado com o financiamento da FINEP e da Petrobras, os resultados foram significativos. “Escolhemos o SGI Altix com processadores Intel Itanium 2 primeiramente porque é simplesmente a melhor máquina para rodar nossos códigos”, declarou Antonio Augusto Russo, Engenheiro de Sistema do Laboratório TPN – Tanque de Provas Numérico, da USP. “Na máquina de 16 processadores Intel Itanium 2 da SGI, nossos códigos rodam até 100 vezes mais rápido do que quando utilizávamos o antigo cluster. Precisamos de uma quantidade muito grande de memória para rodar nossos códigos, e eles são comparados muito bem pelo Altix devido a memória compartilhada, a arquitetura NUMAflex e os processadores Intel Itanium 2, que são capazes de endereçar até um terabyte de memória. A segunda razão pela qual escolhemos o Altix é a possibilidade de utilizar OpenMP, o que ajuda muito no desenvolvimento de códigos. Ele foi muito mais rápido do que teria sido se utilizássemos o MPI. Para completar, a SGI é, com folga, o sistema de armazenamento mais confiável que já tivemos. Até o utilizamos para gerenciar nossos dados financeiros – recibos, contratos e documentos relacionados diretamente a nosso pesquisa – bem como para análises e desenvolvimento”, completa Russo.

No mundo da computação de alto-desempenho as ferramentas de desenvolvimento de software da Intel propiciam uma melhora significativa das aplicações graças a recursos de otimização de código, auto-paralelização, análise de desempenho e identificação de falhas. Além disto, é possível uma integração bastante fácil com os ambientes de desenvolvimento existentes. De acordo com Marcel Saraiva, Gerente de Produto para Servidores – América Latina da Intel, “os processadores Itanium 2 da Intel proporcionam os mais elevados níveis de paralelismo, escalabilidade e confiabilidade. A arquitetura Intel Itanium combina exclusivamente recursos inovadores que ajudam a vencer as limitações de desempenho das arquiteturas tradicionais”.

“A utilização da tecnologia SGI pelo laboratório TPN – Tanque de Provas Numérico, é mais um exemplo da habilidade da SGI para oferecer soluções para as mais exigentes e intensas cargas de trabalho computacional”, declarou André Gardinalli, gerente comercial da SGI. “A grande escalabilidade, flexibilidade e confiabilidade do sistema Altix, juntamente com a sua arquitetura de código aberto, oferecem a melhor combinação de elementos computacionais e I/O, de processamento para propósitos especiais e de memória, para suprir as diversas necessidades dos ambientes laboratoriais”.

O Brasil conquistou a auto-suficiência em petróleo em 2006 e 80% desse petróleo é encontrado em águas profundas da costa do Brasil no Oceano Atlântico Sul. A finalidade do Laboratório TPN – Tanque de Provas Numérico, é ajudar a Petrobras a explorar reservatórios de óleo e gás em águas profundas longe da costa, e os novos sistemas SGI Altix baseados nos processadores Intel Itanium 2 e SGI InfiniteStorage terão papel importante, não apenas por fornecer o poderio computacional para rodar os últimos códigos CFD, mas também pela capacidade para armazenar os dados iniciais, bem como os resultados das análises.

SGI – Inovação para Resultados™ - A SGI (NASDAQ: SGIC) é líder em computação de alto desempenho. A SGI oferece uma completa variedade de servidores e soluções para o armazenamento de alto desempenho, juntamente com suporte e serviços profissionais, líderes da indústria, que permitem que seus clientes vençam os desafios dos fluxos de trabalho intensos e complexos e acelerem suas descobertas inovadoras, suas inovações e a transformação da informação. As soluções da SGI ajudam seus clientes a resolver seus desafios de informática quer seja para melhorar a qualidade de vida por meio de pesquisas de medicamentos, para projetar e fabricar carros e aviões mais seguros e eficientes, estudar o clima global, fornecer tecnologias para a segurança e a defesa doméstica ou para ajudar as empresas a gerenciarem seus grandes volumes de dados. Com escritórios em todo o mundo, a companhia está baseada em Sunnyvale, na Califórnia, e pode ser encontrada na Web em www.sgi.com.

2007 SGI. Todos os direitos reservados. SGI, Altix, NUMAflex, o clube SGI e o logo da SGI são marcas registradas da SGI nos Estados Unidos e/ou outros países. Linux é marca registrada da Linus Torvalds em inúmeros países. Intel e Itanium são marcas registradas da Intel Corporation ou suas subsidiárias nos Estados Unidos e ouros países. Novell é uma marca registrada, e SUSE é marca registrada da Novell Inc. nos Estados Unidos e outros países. Todas as outras marcas mencionadas aqui são propriedades de seus respectivos donos.

Intel -A Intel, líder mundial de inovações em silício, desenvolve tecnologias, produtos e iniciativas para melhorar continuamente a forma como as pessoas trabalham e vivem.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira