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30/06/2009 - 10:45

Tweens criam novo sanduíche do giraffas em campanha concebida e implementada pela umbigo do mundo

Depois de três meses, as quatro fases do game Ajude o Chef, no site do Habbo Hotel, contabilizaram mais de 235 mil votos.

A festa virtual de encerramento do game Ajude o Chef, no restaurante Giraffas no Habbo Hotel, com a participação real da blogueira e VJ da MTV MariMoon, no dia 30 de junho (terça-feira). (Para entrar no evento é só acessar o site: www.habbo.com.br, fazer o login e dirigir-se ao Giraffas). Durante mais de três meses (a ação foi lançada em 19/03), os tweens – nem crianças, nem adolescentes – puderam aprender, de maneira interativa, dinâmica e divertida, que a educação nutricional exerce um papel fundamental na qualidade de vida a longo prazo. Eles também elegeram e batizaram o sanduíche que fará parte do cardápio da rede a partir do mês de outubro.

O objetivo da ação foi possibilitar uma interação dos tweens com a questão da alimentação, oferecendo informação para que eles pudessem conhecer um pouco mais sobre os atributos e as funções dos alimentos que ingerem. De forma inédita, tomate, alface, cebola, picles, queijo, pão, carne bovina, frango e ovo, entre outros alimentos, foram estudados, discutidos e combinados por milhares de internautas.

Permeada por diversas atividades interativas, o Ajude o Chef teve quatro fases principais. A primeira foi a escolha do nome do Chef – GiraMano. Em seguida aconteceu a votação para os dois complementos (entre 4 possíveis) para cada esqueleto de sanduíche: tomate e alface foram escolhidos para acompanhar o sanduíche à base de frango; para o de carne bovina, venceram queijo e tomate; o de ovo ganhou a companhia de queijo e presunto. A terceira etapa foi a eleição do sanduíche completo que fará parte do cardápio do Giraffas: pão, hambúrguer de carne bovina, alface, queijo e tomate. Finalizando o game, os habbonautas batizaram o sanduíche eleito, cujo nome será revelado amanhã, durante a festa de encerramento.

A idéia do sanduíche – O resultado de pesquisas realizadas durante o Concurso GiraDança, em 2008, ação também criada pela Umbigo do Mundo revelou que “uma criança de 7 anos tem um comportamento distinto de um jovem de 10, 11 anos. Enquanto os pequenos se encantam com “salada-filé-arroz-feijão” com rostinho de legumes, os mais velhos querem transgredir o que é de criancinha e chegar ao universo adulto. O sanduíche é um meio de afirmação deste comportamento”, explica Marina Pechlivanis, sócia-diretora da agência responsável pelas contas do público infantil e tween do Giraffas, que há quase 2 anos entregou o estudo de seu cardápio para a Comer e Aprender, empresa especializada em projetos de alimentação equilibrada e educação nutricional para escolas.

Satisfeita com os resultados da campanha, Marina conclui que o Ajude o Chef demonstrou que para ter uma alimentação saudável é preciso saber o que e quanto se ingere de determinado alimento. E cada corpo é um corpo, que reage de formas distintas de acordo com o seu metabolismo. Por isso, iniciativas como esta, falando diretamente com o público-alvo por usar o canal de comunicação e a linguagem que adotam, são uma potente ferramenta de mobilização social — neste caso, para uma boa causa: a diversão associada à educação nutricional. Enquanto brincaram, tweens se informaram sobre valor nutricional de alimentos e encontram respostas para questões que, para esta faixa etária são relevantes como: Beber refrigerante faz mal? Comer chocolate dá espinha na pele?, entre outras.

Chats com a nutricionista Martha Paschoa – Os Tweens se mostraram realmente interessados na questão da boa alimentação durante os quatro bate-papos com a nutricionista da Comer e Aprender. “Fiquei muito surpresa com o envolvimento e a participação dos adolescentes, que fizeram várias perguntas e comentários interessantes sobre o tema de nutrição”, conta Martha. “Além disso, a empolgação foi contagiante. Teve um deles que me perguntou onde eu aprendi tantas coisas sobre o assunto”, completa.

Estudos e análises nutricionais - A Comer e Aprender participou do projeto Tween para analisar a composição nutricional dos sanduíches, propondo combinações mais nutritivas e acompanhamentos menos tradicionais para a faixa etária como alface, tomate, picles, cebola e queijo. Cada item do cardápio – esqueleto do sanduíche e opções de complementos – tal qual é preparado pelo Giraffas – foi analisado pelo ITAL (Instituto de Tecnologia e Alimentos), um laboratório público, sem vínculos com qualquer empresa, respeitado e conceituado no mercado. Com base nos laudos da entidade a Comer e Aprender criou as combinações em parceria com os nutricionistas da rede.

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