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30/06/2009 - 10:48

Nada é por acaso

"A era das ideias com tração em todas as áreas já começou. Chegou a comunicação 4x4".

Incrível constatar como Cannes 2009 confirmou a escolha rigorosa e implacável dos jurados do 4º Prêmio Catarinense de Propaganda 2008. Que não deram ouvidos a ninguém e a nada, coerentes apenas com seus extensos currículos de leões. Em Cannes, como aqui, foram escolhidas poucas e boas peças. Houve quem se incomodou, mas não houve contestação. Foi tudo merecido. Reforçaram aquilo que é básico, ou deveria ser, para criativos de todas as áreas: não fazer concessões. Preservar a ideia acima de tudo. O GP da Philips é uma prova dessa volta à essência. Mais que uma realização cinematográfica extraordinária, é uma ideia poderosa, totalmente focada no produto - a primeira TV com formato de cinema. O filme é somente uma peça do projeto de lançamento, que integrou vários meios. Vale lembrar que é uma resposta aos anos de soberania da Sony na categoria, com a espetacular campanha “colour like no other” para sua linha de televisores Bravia.

Outra máxima da propaganda que se confirmou em Cannes é que leva leão quem acredita e investe nas ideias. Porque não basta acreditar da boca para fora, tem que investir. Foi o que a DM9 fez. Depois do tropeço em 2008, ano em que não levou nada, inscreveu 155 peças, igualando a Almap em número de inscrições em 2009. Resultado: foram as agências que mais inscreveram e as que mais faturaram em Cannes. A DM9 foi Agência do Ano e a Almap foi vice. É claro que estamos falando de investir com critério, em peças que tenham chance de ganhar.

Mas Cannes não é só competição, é debate também. Confirmou-se outra tendência, o fortalecimento do meio digital e a união de tecnologia e criatividade. As agências que geram mais resultado para seus clientes são as que integram internet, promoção e marketing direto à publicidade tradicional, não resta mais dúvida sobre isso. Os profissionais, de agências e clientes, que não despertarem para esses novos tempos e novas mídias vão ficar para trás. Comunicação integrada e convergência não são novidades, mas estão mais atuais do que nunca. Precisamos agora é fazer a convergência das convergências. A campanha do Obama, que ganhou os dois GPs de Titanium & Integrated Lions, categoria que premia ideias mais inovadoras e audaciosas, é o grande exemplo. Não dá pra voltar atrás. A era das ideias com tração em todas as áreas já começou. Chegou a comunicação 4x4.

. Por: José Raimundo Padilha, diretor de criação da Fórmula Comunicação e presidente do Clube de Criação de Santa Catarina. | Terra/ Acontecendo Aqui

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