Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

30/06/2009 - 11:03

A Árvore do Brasil

No lançamento da Editora Peirópolis, o ilustrador Nelson Cruz retrata uma árvore secular que sobrevive às mudanças em seu entorno, como um testemunho da difícil relação entre a natureza e as construções humanas.

Autor: Nelson Cruz, 36 páginas | ISBN: 978-857-596-121-6 | Capa: Brochura |Formato: 28 x 20 cm | Preço: R$ 39,00.

“Via 240, direção Santa Luzia-Belo Horizonte. Ao lado da retenção eletrônica, fui reduzindo a velocidade e, de repente, percebi na marginal direita a árvore enorme. Imponente, majestosa. Atrás dela, casas inacabadas e sobrados agrupando-se desordenadamente, numa visão ao mesmo tempo perturbadora e inspiradora. Ao vê-la, uma quantidade de imagens surgiram na minha mente, como se saíssem de um livro embaralhado ao longo do tempo.”

É com este relato que Nelson Cruz apresenta o trabalho realizado em “A Árvore do Brasil”, livro de imagens com lançamento pela Editora Peirópolis. Contando a história de uma árvore secular que sobrevive às mudanças em seu entorno, o premiado ilustrador conta também de forma lúdica a história de uma única paisagem e suas mudanças. Num único cenário, que se modifica em períodos de trinta em trinta anos, várias histórias do Brasil são apresentadas apenas na ilustração. O final choca e surpreende. Fatos históricos como a chegada de exploradores portugueses, cientistas, aventureiros, o governo Getúlio Vargas, a ditadura militar e o movimento das Diretas são narrados nas ilustrações. A narrativa das imagens evoca a passagem do tempo e suas inevitáveis transformações, sempre focando os acontecimentos na mesma paisagem.

Como fonte de inspiração para o livro, o autor cita um trabalho que ele conheceu no catálogo da Feira de Bolonha de 1995: as ilustrações de quarteirões de uma grande cidade feitas por Jörg Muller, ilustrador norueguês. São duas ilustrações da mesma paisagem, separadas por um intervalo de tempo de 15 anos.

“A árvore do Brasil nasceu com a visão daquela árvore naquela paisagem. Ela deflagrou em mim o tema e as seqüências. Em seguida, as pesquisas de imagens que realizei para trabalhar a narrativa de cada período da história fortaleceram em mim outra idéia: a de que eu não crio a partir do nada. Todo o material reunido para a realização desse livro já existia em trabalhos de fotógrafos, naturalistas e artistas viajantes. Organizei detalhes das imagens recriando-as em torno de um tema, de um sentimento, de uma emoção.”

Seja como material de apoio nas salas de aula, como meio de discussão por seu tema reflexivo ou até mesmo como forma de apreciar suas belíssimas ilustrações, “A Árvore do Brasil” se sobressai como um testemunho da difícil relação entre a natureza e as construções humanas.

O autor: Desenhista, pintor, ilustrador, autor. Esse é o percurso traçado por Nelson Cruz de forma quase que totalmente autodidata. Nelson começou seu trabalho no mercado editorial em 1989. Dez anos depois, recebeu o prêmio Octogonal, oferecido pelo Centre Inernacional d´Études em Littérature de Jeunesse, de Paris, pelo livro de imagens “Leonardo”. No mesmo ano, “Leonardo” foi também considerado o Melhor Livro de Imagens pela FNLIJ – Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil. Em 2001, com “Chica e João”, Nelson recebeu o troféu Jabuti na categoria de Melhor Livro Infantil ou Juvenil (segundo lugar) e o prêmio de Melhor Livro para Crianças pela FNLIJ. Em 2002, foi indicado pela mesma Fundação para concorrer ao prêmio Hans Chrstian Andersen de ilustração, e em 2004 indicado também para a Lista de Honra do International Board on Books for Young People (IBBY). Em 2005, outro Jabuti chegou às mãos de Nelson pelo livro “No longe dos gerais”, terceiro lugar na categoria infantil ou juvenil. Mineiro de Belo Horizonte, onde nasceu em 1957, atualmente Nelson mora na cidade de Santa Luzia, a 25 quilômetros da capital.

Editora Peirópolis: Criada em 1994 como unidade de sustentabilidade da Fundação Peirópolis – entidade sem fins lucrativos de interesse público federal –, a Editora Peirópolis tem como missão contribuir para a construção de um mundo mais solidário, justo e harmônico, publicando literatura que ofereça novas perspectivas para a compreensão do ser humano e do seu papel no planeta. Suas linhas editoriais oferecem formas renovadas de trabalhar temas como ética, cidadania, pluralidade cultural, desenvolvimento social, ecologia e meio ambiente – por meio de uma visão transdisciplinar e integrada. Além disso, é pioneira em coleções dedicadas à literatura indígena, à mitologia africana e ao folclore brasileiro. A editora está absolutamente afinada com os propósitos do terceiro setor, participando ativamente do crescente movimento de sua profissionalização. | www.editorapeiropolis.com.br

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira