Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

30/06/2009 - 11:03

Manifesto por um Brasil literário será lançado na FLIP

Leitura e debate ocorrerão no dia 2 de julho, na Casa da Cultura de Paraty.

No próximo dia 2 de julho, durante a Festa Literária Internacional de Paraty (FLIP), o Instituto C&A, a Associação Casa Azul, a Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil, o Instituto Ecofuturo e o Centro de Cultura Luiz Freire (CCLF) promovem debate sobre a importância da leitura literária e políticas de promoção da leitura. Na ocasião, o escritor e poeta Bartolomeu Campos de Queirós lerá o “Manifesto por um Brasil literário”, construído a partir do anseio das instituições envolvidas em promover a leitura, em especial de livros de literatura.

Esse documento será o ponto de partida para ampliar as discussões em torno da importância da leitura de livros. O objetivo é acolher propostas e engajar o maior número de pessoas em torno dessa causa. É o primeiro passo para mobilizar o país em busca da construção de um Brasil literário. As instituições envolvidas têm um importante histórico na promoção da leitura e acreditam que é preciso promover amplamente, desde a primeira infância, a leitura de livros de literatura, criando as condições necessárias para o contato contínuo do público infantil e juvenil com o universo literário.

O debate será orientado pelas seguintes questões: é possível transformar o Brasil em um país de leitores? O que entendemos por um país de leitores e o que esperamos dele? Como fazer para que as ações existentes de promoção da leitura possam convergir para uma atuação conjunta na construção de um país leitor?

Depois da FLIP, os interessados poderão acompanhar as ações de incentivo à leitura literária que estão acontecendo no país, poderão conhecer a agenda que pauta essa temática e saberão os próximos passos na direção de criar um Brasil literário. Essas iniciativas darão base a um movimento nacional de incentivo à leitura literária e estarão publicadas no site [www.brasiliterario.org.br], também lançado no dia 2. Esse espaço virtual abrigará um fórum de discussão, enquetes e notícias com essa temática e é o principal meio de adesão ao manifesto.

Debate e lançamento do manifesto “Por um Brasil Literário”, dia 2 de julho, das 10h30 às 12h, na Casa de Cultura de Paraty,: Rua Dona Geralda, 177 - Centro Histórico, Paraty (RJ). Tel: (24) 3371-2325 | www.casadaculturaparaty.org.br

Perfil: O Instituto C&A, criado em 1991, concebe, planeja, gerencia e executa a política de investimento social da empresa. Sua missão é promover a educação de crianças e adolescentes das comunidades onde a C&A está presente, por meio de apoio técnico e financeiro, de alianças e do fortalecimento de organizações sociais. Atualmente, o trabalho do Instituto abrange organizações sociais que atuam em 62 cidades.

O Instituto C&A organiza suas atividades e programas em torno de três áreas: Educação, Arte e Cultura, Desenvolvimento Institucional e Comunitário; Mobilização Social. Os programas desenvolvidos são: Prazer em Ler, Educação Integral, Educação Infantil, Redes e Alianças, Desenvolvimento Institucional e Voluntariado Empresarial.

Os objetivos estratégicos que servem de base para a criação e desenvolvimento de seus programas e ações são: desenvolver competências organizacionais a fim de manter sua sustentabilidade; aumentar a eficiência e eficácia de seus processos de gestão; produzir conhecimento em educação e gestão institucional; desenvolver as organizações sociais e suas lideranças; contribuir para a realização das políticas públicas em educação; aumentar a eficiência e eficácia na aplicação dos recursos; assegurar oportunidades de participação social qualificada aos funcionários da C&A; e fortalecer as organizações sociais na sua relação com a escola e a família.

Desde sua fundação, o Instituto C&A já investiu mais de US$ 64 milhões em 1.420 projetos sociais em todo o Brasil, envolvendo cerca de 1 milhão de pessoas, entre crianças, adolescentes, educadores e agentes de investimento social.

Instituto Ecofuturo - Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP), o Instituto Ecofuturo está celebrando 10 anos de realizações. Criado e mantido pela Suzano Papel Celulose, desenvolve projetos em parceria com instituições, empresas, poder público, pesquisadores, comunidade e universidades, nas áreas de educação e meio ambiente, com ênfase no desenvolvimento do ser humano e no respeito à natureza.

Para o Ecofuturo a palavra é a ponte para a sustentabilidade, por isso investe no Programa Ler é Preciso, por meio do qual promove a leitura e a escrita entre crianças, jovens e adultos em nível nacional. Fazem parte do Ler é Preciso os seguintes projetos: Biblioteca Comunitária Ler é Preciso (com 79 bibliotecas em 8 Estados), Concurso de Redação (6 edições realizadas e 30 mil redações recebidas na última), Dia Nacional da Leitura, em 12 de Outubro, Dia da Criança (projeto liderado pelo Ecofuturo desde 2006 e que tornou-se decreto assinado pelo Presidente Lula em janeiro de 2009, cujo objetivo é sensibilizar pais e professores para a importância de ler literatura para crianças desde a primeira infância) e Rede Cultural Ler é Preciso (promove intercâmbio, formação e divulgação de novas ações culturais), incluindo a criação e ampla distribuição de materiais de referência, como o livro “A vida que a gente quer depende do que a gente faz” (livro com textos escritos por pesquisadores e literatos brasileiros falando sobre temas como educação, preservação ambiental, problemas sociais e outras questões que envolvem a sustentabilidade do planeta) e publicações como Passaporte da Leitura e da Escrita e Passaporte Brincar de Ler, que oferecem dicas para pais e professores sobre como incluir as atividades de leitura na rotina das crianças de maneira criativa e prazerosa.

O Ecofuturo realiza projetos que conciliam o desenvolvimento econômico com desenvolvimento humano e a conservação do meio-ambiente, como o Parque das Neblinas, reserva aberta à visitação que abriga uma exuberante mata atlântica restaurada nos últimos vinte anos: um campo-escola que é um claro exemplo de que é possível recompor e cuidar deste bioma e sua gente. E trabalha para o fortalecimento de cooperativas de catadores de recicláveis, incentivando a construção coletiva de uma cultura de sustentabilidade.| www.ecofuturo.org.br

Casa Azul - A FLIP é uma realização da Associação Casa Azul, presidida por Mauro Munhoz. A Casa Azul desenvolve trabalhos de revitalização em Paraty e mantém um programa educativo continuado na região, com o objetivo de transformar a cidade histórica fluminense em modelo de turismo cultural e em uma cidade de leitores.

. [ Outras informações sobre a FLIP 2009, a Flipinha, a FLIP Casa da Cultura e outras atividades que ocorrem durante a Festa Literária podem ser consultadas nos sites www.flip.org.br e www.flipinha.org.br ].

Perfil da FNLIJ - A Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil - FNLIJ é uma instituição sem fins lucrativos, criada em 1968. Promove a leitura e divulga os livros de qualidade para crianças e jovens. É a seção brasileira do International Board on Books for Young People (IBBY), uma associação internacional de Literatura Infantil e Juvenil, existente em 70 países. O IBBY, fundado por Jella Lepman, em 1953, tem por objetivos divulgar a leitura e a literatura infantil e juvenil no mundo e promover a paz através do incentivo à tradução dos livros dos países membros.

Sobre o Centro Cultural Luiz Freire - O Centro de Cultura Luiz Freire, é uma organização não governamental sem fins lucrativos, fundada em 1972, em meio ao regime militar, com o fim de abrigar grupos culturais, e desenvolver projetos culturais e de desenvolvimento comunitário. Atuante no processo de redemocratização, o CCLF contribui para o movimento de reordenamento político-institucional do país e para o fortalecimento das organizações populares. Presta assessoria jurídica na organização do movimento popular pelo direito à moradia, que resultou na criação da Lei do Prezeis; incentiva iniciativas educacionais de caráter comunitário e cria a primeira televisão de rua da América Latina – a TV VIVA. Participa, ainda, da fundação do Movimento Nacional de Direitos Humanos – MNDH; integra o movimento pró-constituinte; colabora na elaboração do Estatuto da Criança e do Adolescente; deflagra a prática do monitoramento de políticas públicas na área de justiça e segurança; entre outras ações.

Nesse contexto, se consolida como ator político, definindo áreas de atuação prioritárias e coerentes com desafios da conjuntura nacional: influir nas políticas públicas em defesa e promoção dos direitos humanos, especialmente na luta pela universalização da educação pública de qualidade e na democratização dos meios de comunicação. Desenvolve práticas educacionais diferenciadas e interculturais, no âmbito da promoção da leitura e formação de leitores, educação infantil e específica para povos indígenas e quilombolas; registra e divulga ações de diferentes atores sociais; promove a visibilidade e participa da cena cultural pernambucana.

Há 37 anos, o CCLF continua estimulando avanços democráticos para além do funcionamento regular das instituições políticas formais e empreende ações para que as transformações econômicas, políticas e sociais tenham como referencial uma nova cultura de relacionamento entre os seres humanos e destes com a natureza.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira