Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

30/06/2009 - 11:33

Mostra Audiovisual Primeiros Povos


Evento reúne seleção de filmes recentes sobre a temática indígena, e acontecerão debates no dia 30 de junho com Belisário Fraca e Armando Lacerda; e no dia 07 de julho com Nicole Algrantini, Fabiano Txana Bane e Sherê Katukina.

A CAIXA Cultural exibe, de 30 de junho a 12 de julho, a Mostra Audiovisual Primeiros Povos, que reúne uma seleção de filmes sobre a temática indígena, com diferentes olhares sobre os Primeiros Povos e suas culturas, seus personagens reais, seus mitos e sua luta pela sobrevivência não apenas física, mas sobretudo cultural. O evento, com curadoria de Marco Altberg, também acompanha bate-papo entre os realizadores dos filmes e o público.

A Mostra Audiovisual Primeiros Povos representa uma atualização da produção cinematográfica brasileira, com diferentes olhares sobre os Primeiros Povos e suas culturas, seus personagens reais, seus mitos e sua luta pela sobrevivência não apenas física, mas sobretudo cultural.

Será apresentada ao público a produção audiovisual brasileira mais recente. Filmes como CORUMBIARA (2008), de Vincent Carelli - responsável pelo projeto Vídeo nas Aldeias, de grande importância para a capacitação dos índios no registro de suas culturas, resgata histórias pungentes, como a sobrevivência de um povo até então isolado, massacrado e encurralado pelo avanço violento dos empreendimentos agrícolas e madeireiros. Carelli assina junto com sua parceira de projeto, Mari Corrêa, DE VOLTA À TERRA BOA (2008), que conta o reencontro do povo Panará com sua terra original.

Mari Corrêa também dirige com Karané Ikpeng, PIRINOP, MEU PRIMEIRO CONTATO (2007), sobre a luta dos Ikpeng pela reconquista da terra ancestral. Em SERRAS DA DESORDEM (2006). Já Andrea Tonacci narra a saga heróica e solitária de um único remanescente de um povo que se acreditava extinto, de forma extremamente original do ponto de vista cinematográfico.

Com JURUNA, O ESPÍRITO DA FLORESTA (2008), Armando Lacerda resgata a história do líder indígena Mário Juruna que chegou a se eleger deputado federal para defender seu povo na tribuna do Congresso Nacional. A visão profética dos velhos líderes Xavante com relação ao mundo dos brancos é mostrada com maestria em ESTRATÉGIA XAVANTE (2007), de Belisário Franca.

TERRA VERMELHA (2008), de Marco Bechis, é uma co-produção Brasil/Itália inspirada em fatos reais dos Guarani-Kaiowá. Os povos Katukina e Ashaninka, do Acre, são apresentados em seus cotidianos lúdicos através dos filmes ARI HOKÃTA HAKA - AQUI É ASSIM, de Nicole Algranti e NOKE HAWETI - QUEM SOMOS E O QUE FAZEMOS, de Benjamin André Sherê Katukina.

A Mostra Audiovisual Primeiros Povos traz ainda no filme HOTXUÁ, PALHACO SAGRADO (2008), primeira incursão da atriz Letícia Sabatella na direção de filmes, em parceria com Gringo Cardia, abordando o imaginário do povo Krahô e TARU ANDÉ - O ENCONTRO DO CÉU COM A TERRA (2007), um mergulho em 12 diferentes etnias, sob o formato de série de TV em 13 capítulos, apresentada por Ailton Krenak.

Abordagem conceitual, por marco Altberg - A população brasileira em geral pouco ou nada sabe sobre os primeiros habitantes do Brasil. Eram mais de 1000 diferentes povos quando os portugueses invadiram o nosso território em busca de conquistas e riquezas. Cada um com sua cultura, sua língua e tradições.

A história da construção do Brasil registrou atrocidades contra esses povos, como massacres, catequização dos índios, destruição cultural e física através da imposição dos costumes do invasor, tentativa de escravização e a contaminação por doenças até então inexistentes nesses povos.

Apesar de disso tudo, hoje ainda resistem cerca de 250 diferentes etnias em diferentes regiões do país, com culturas diferentes, línguas diferentes. É uma riqueza que poucos países ainda possuem. Esses povos detêm conhecimentos ancestrais de convivência em harmonia com o meio-ambiente, a medicina natural, a espiritualidade, entre outros.

A partir da Constituinte de 1988 os direitos básicos desses povos foi garantido por lei, como a posse da terra, o direito ao ensino da própria língua (e não a obrigatoriedade do ensino em português) e a assistência a saúde. Dessa maneira os índios brasileiros tornaram-se, segundo levantamentos recentes do IBGE, o segmento da população brasileira que mais cresce.

Esses povos, desde os primórdios do cinema, foram objeto das lentes mais sensíveis, através de registros audiovisuais abordando o universo indígena brasileiro. Esses registros transformados em filmes, constituem importante ferramenta para a ampla divulgação e preservação dessas culturas remanescentes dos primeiros povos.

Mais recentemente, eles próprios vêm adotando a tecnologia em seu favor como o uso da internet e do vídeo digital que tem como exemplo o filme SABEDORIA VIVA DE UM POVO BRASILEIRO (2007), de Fabiano Txana Bane que participa dessa Mostra também com a exibição de um promo de seu novo trabalho: KATXA TIRIM - DANÇA DO GAVIÃO (2009).

Cinema:Mostra Audiovisual Primeiros Povos,de 30 de junho a 12 de julho de 2009, na CAIXA Cultural RJ – Cinemas 1 e 2, AV: Almirante Barroso, 25 Centro do Rio de Janeiro (RJ). Tel.: (21) 2544-4080 | Ingresso: R$ 4,00 (inteira); R$ 2,00 (meia) | Sessões: Programação: www.caixa.gov.br/caixacultural | Acesso para portadores de necessidades especiais.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira