Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

30/06/2009 - 11:50

BNDES reduz custos de financiamento a bens de capital

O BNDES promoveu forte diminuição nos custos das linhas de financiamento destinadas à exportação, aquisição e produção de bens de capital. Nas operações de financiamento à aquisição e produção de bens de capital dos produtos FINAME, FINEM, BNDES-Automático (inclusive máquinas rodoviárias e ferroviárias, os programas Provias e Caminho da Escola, além do Finame Agrícola e Leasing) a taxa de juros será fixa e reduzida para 4,5% (até 31 de dezembro de 2009). Isso representa uma queda de 56% na taxa final média, que é atualmente de 10,25% ao ano (incluindo spread de risco e spread do BNDES).

Os financiamentos a ônibus e caminhões (excluindo o programa Procaminhoneiro, que contará com condições diferenciadas), com participação de até 80% do BNDES, terão juro fixo de 7% ao ano (também até 31 de dezembro de 2009), com redução de 32% na taxa final, hoje de 10,25% ao ano em média.

Os financiamentos à exportação de bens de capital, no âmbito do BNDES-exim Linha Pré-embarque, terão redução de 62% na taxa final, passando dos atuais 12,05% ao ano, em média, para 4,5% ao ano fixa.

Também os financiamentos à exportação de bens de capital do BNDES-exim Linha Pós-embarque caíram da Libor mais 5% ao ano (considerando uma taxa de risco média de 3%) para Libor mais 3% ao ano – uma queda de 25% na taxa final do empréstimo.

Refinanciamento - Entre as medidas adotadas pelo BNDES, destaca-se também a criação do Programa Especial de Refinanciamento de Operações Ativas dos Agentes Financeiros ao Setor de Bens de Capital (Refin-BK).

O Refin-BK contemplará empresas dos setores de fabricação de máquinas e equipamentos, inclusive ônibus e caminhões, e empresas de transporte rodoviário de carga.

O novo programa permitirá o refinanciamento de prestações vencidas e não pagas nos últimos quatro meses, contados retroativamente a partir do mês de encaminhamento da solicitação ao BNDES. O Refin-BK permitirá também o refinanciamento, em sua totalidade, de prestações vincendas das empresas dos setores contemplados.

Cada cliente poderá realizar no máximo um refinanciamento por operação e o prazo de alongamento da dívida será de até 12 meses, incluindo até 6 meses de carência, a contar da data da formalização do refinanciamento.

As condições financeiras do Refin-BK serão as mesmas dos contratos dos financiamentos originais. Os pedidos de refinanciamento deverão ser protocolados no BNDES até 31 de dezembro de 2009.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira