Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

30/06/2009 - 11:52

BNDES reduz juros do Procaminhoneiro para 4,5% e amplia prazo de financiamento para 96 meses

O programa Procaminhoneiro passa a ter novas condições que facilitarão o acesso aos seus recursos. Os juros anuais caem para 4,5%, fixos até 31 de dezembro de 2009, o que representa redução de 67% em relação à taxa anterior, de 13,5%. O programa, lançado pelo Banco em maio de 2006 para financiar a aquisição de caminhões, chassis e carrocerias de caminhões novos e usados produzidos no Brasil, terá orçamento de R$ 1 bilhão.

O prazo de financiamento foi ampliado para 96 meses (antes era de 84 meses) e será possível financiar caminhões usados de até 15 anos. Até então, o crédito só era concedido para veículos com até oito anos contados a partir do ano de sua fabricação. Mesmo assim, já foram aprovados R$ 773 milhões e realizadas 5,2 mil operações, desde a criação do programa até maio de 2009.

Outra mudança aprovada pelo BNDES é a possibilidade de utilização do Fundo Garantidor de Investimento (FGI) com o objetivo de garantir operações para os transportadores autônomos. A iniciativa visa facilitar o acesso ao crédito aos caminhoneiros nas 21 instituições financeiras repassadoras dos recursos do Programa, compensando, em muitos casos, a ausência das garantias exigidas.

O principal objetivo do Procaminhoneiro é ampliar o crédito para os caminhoneiros e ao mesmo tempo fortalecer a cadeia produtiva de bens de capital, contribuindo para a melhoria da eficiência econômica com a redução da idade média da frota brasileira.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira