Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

30/06/2009 - 11:55

Agro-Pecuária CFM espera atingir a marca de 10 mil touros Nelore CEIP vendidos no Megaleilão


Empresa que há 30 anos investe em melhoramento genético de gado zebuíno tem sua genética presente em 17 estados do Norte ao Sul do Brasil.

Com rebanho de 70 mil animais distribuídas pelos estados de São Paulo, Mato Grosso do Sul e Oeste da Bahia, a Agropecuária CFM, de São José do Rio Preto (SP), maior projeto especializado na produção de touros Nelore e Montana com CEIP (Certificado Especial de Identificação e Produção) do País se prepara para alcançar a marca dos 10 mil touros Nelore com CEIP, vendidos pelo Megaleilão CFM.

O evento criado em 1999 e que reúne anualmente no interior Paulista público superior a 600 pessoas, entre técnicos, empresários e pecuaristas, de 17 estados brasileiros, comercializa em média 1.000 touros Nelore com CEIP, em cada edição, daquele que é considerado o maior evento comercial da pecuária de corte brasileira certificada. Todos os lotes ofertados no Megaleilão 2009, por exemplo, têm índices CFM superior a 8,5 pontos do programa de melhoramento genético da empresa, que já dura 30 anos.

Segundo Luis Adriano Teixeira, coordenador de pecuária de corte da AgroPecuária CFM, a estratégia comercial para a edição 2009 do Megaleilão – que até 2008 já comercializou mais 9 mil animais, é vender quase 1.000 touros CEIP da safra 2007, mais 300 fêmeas prenhes, na tarde do dia 13 e 14 de agosto. No entanto, para o especialista, o ganho maior para a pecuária nacional está na multiplicação da genética CFM na base do rebanho comercial, ainda bastante carente de genética superior e provada nas condições de criação do Centro Oeste e Nordeste brasileiro.

Ainda é muito comum o uso do touro ‘ponta de boiada’, como é conhecido o macho que vira reprodutor por vontade do dono, na reprodução. Estimativa da Scot Consultoria mostra que a demanda por touros comerciais para a monta natural, considerando uma proporção de 1 touro para 35 vacas e uma taxa de reposição anual do rebanho de 20%, seja hoje de 370 mil touros aproximadamente para um rebanho total cobrindo a campo de 1,8 milhões animais.

Segundo o especialista da CFM, essa conta considera o rebanho de fêmeas ativas em reprodução no País, algo perto de 70 milhões de cabeças - 32% do rebanho global de 199 milhões, segundo IBGE – menos os 7% que emprenham por meio da Inseminação Artificial. “A CFM trabalha justamente para reverter esse quadro”, argumenta o especialista.

Todos os anos a empresa coloca no mercado em média 2 mil reprodutores, sendo os 25% melhores machos nascidos de cada safra. Estudo feito entre os animais nascidos de 1997 à 2007, mostra que o potencial genético da CFM melhorou o peso ao sobreano (18 meses de idade) dos produtos em quase 20 quilos. “Isso é o que a CFM busca: mais peso feito totalmente a pasto em menor tempo. Desta forma tanto a CFM como nossos clientes conseguem aumentar a rentabilidade de seu rebanho de gado de corte”, finaliza Luis Adriano Teixeira. [ Telefone 0800 127 111 ou ainda pelo e-mail [email protected]]

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira