Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

01/07/2009 - 09:28

Galvani investe na implementação do Sped

Companhia está entre um pequeno número de grandes empresas em que o Sistema Público de Escrituração Digital (Sped) está em fase final de implantação.

A Galvani, grupo nacional que atua em toda a cadeia de fertilizantes fosfatados no Brasil, investe na adequação do Sistema Público de Escrituração Digital (Sped).

Com o investimento na adequação ao Sistema Público de Escrituração Digital (Sped), a Galvani pretende integrar as informações e controles fiscais contábeis na esfera federal, estadual e municipal por meio de Notas Fiscais Eletrônicas, Escrituração Contábil Digital e Escrituração Fiscal Digital.

A implementação do Sped exigiu algumas mudanças no sistema para incluir novos campos, uma vez que, com o Sped Fiscal, a Receita Federal passou a exigir diversas informações que não entravam nas declarações anteriores.

Desde outubro de 2008, a Galvani investe na adequação ao Sistema Público de Escrituração Digital – Sped. O projeto do governo que tem por objetivo integrar as informações e controles fiscais contábeis nas esferas federal, estadual e municipal. O Sped é composto por três partes: Nota Fiscal eletrônica (NF-e), Escrituração Contábil Digital (ECD) e Escrituração Fiscal Digital (EFD).

Apesar de ser uma obrigação legal a partir deste ano, de acordo com levantamentos de consultorias, até agora apenas 30% das empresas começaram a implantação do Sped Contábil, mas ainda estão no estágio inicial. Com isso, a Galvani está entre um restrito número de grandes empresas em que o sistema já está em fase final de implantação.

O novo sistema traz diversas vantagens, pois todas as informações passam a ser enviadas ao Fisco de forma eletrônica, resultando em maior agilidade nos processos, padronização de dados, redução de custos com o uso de papéis, o armazenamento de documentos e retrabalho. Contudo, o principal benefício é para toda a sociedade ao aumentar a relação de transparência entre as empresas e o Fisco, pois o sistema permite que o governo tenha mais velocidade no cruzamento dos dados e maior controle.

As primeiras notas fiscais eletrônicas foram emitidas em abril na Unidade Industrial de Alto Araguaia (UIA). O Complexo Industrial de Paulínia (CIP) será o próximo e até junho todas as unidades da Galvani estarão adequadas para o Sped - Sistema Público de Escrituração Digital. No mês de junho, vence o prazo para que as informações contábeis sejam entregues ao fisco por meio eletrônico, já os dados fiscais poderão ser enviados até setembro.

Perfil da Galvani -Galvani é um grupo familiar brasileiro, que teve sua origem na década de 30 com uma indústria de bebidas e uma empresa de transportes, em São João da Boa Vista, interior de São Paulo. Atualmente, é o único grupo de capital nacional que atua em toda a cadeia da produção de fertilizantes fosfatados.

Em janeiro de 2008, concluiu a reestruturação administrativa com a profissionalização da diretoria executiva, criação do Conselho de Administração e se tornou uma S/A de capital fechado.

A empresa foi selecionada pela INB (Indústrias Nucleares Brasil) para ser a parceira da estatal na exploração de fosfato e urânio no município de Santa Quitéria (CE), em junho do ano passado. O projeto prevê investimentos da ordem de US$ 350 milhões e vai contribuir para quadruplicar a produção de concentrado de urânio e aumentar em 10% a de fosfatados no Brasil.

Em 2009, a Galvani chega aos 75 anos com oito unidades distribuídas pelos estados de São Paulo, Minas Gerais, Bahia, Mato Grosso, Sergipe e Ceará e presente em quatro dos setores mais importantes da economia brasileira: mineração, indústria, comércio e serviços.

A empresa investe continuamente na expansão da produção, pesquisa e desenvolvimento de novos negócios e na busca de soluções e aprimoramento dos processos produtivos e administrativos.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira