Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

01/07/2009 - 09:38

Pólo Petroquímico premia vencedores do concurso de meio ambiente


A APOLO (Associação das Indústrias do Pólo Petroquímico do Grande ABC) premiouno dia 30 de junho (terça-feira), os estudantes vencedores do 3º Concurso APOLO - Meio Ambiente. Por meio de desenhos, redações e pesquisas, o concurso estimulou à reflexão o perigo dos balões e a importância da preservação da natureza, sob o tema Consciência e preservação. Vamos salvar o nosso meio ambiente. Os autores de 14 trabalhos finalistas (ver lista dos autores abaixo), de um total de 1,2 mil inscritos, foram convidados para a cerimônia, que premiará os autores dos três melhores trabalhos de cada categoria. A cerimônia acontece às 9h, no Clube ADC Quattor (avenida Presidente Costa e Silva, 1.173, Capuava, Santo André).

Realizado com o apoio do 8º Grupamento do Corpo de Bombeiros, o concurso premiará o vencedor e o professor orientador de cada categoria com um notebook, e a respectiva escola com microcomputador. Já os estudantes segundos colocados receberão uma câmera fotográfica digital e os terceiros colocados ganharão um MP4. Todos os participantes receberão certificados.

Inspirado no Dia Internacional do Meio Ambiente (5 de junho), o concurso percorreu 34 escolas públicas, em Mauá, Rio Grande da Serra, Santo André e no Parque São Rafael, em São Paulo, localizadas no entorno do Pólo Petroquímico. Os estudantes de 1º ao 4º ano e de 5º ao 9º ano do ensino fundamental desenvolveram, respectivamente, desenhos e redações; enquanto os alunos do ensino médio fizeram pesquisas. Palestras do Corpo de Bombeiros nas escolas, sobre balões e acidentes domésticos, foram utilizadas como reforço.

Cento e dezoito trabalhos foram selecionados por professores e dirigentes das escolas, e do total 14 foram apontados como finalistas por comissão julgadora da APOLO, que utilizou como critérios itens como clareza no desenvolvimento do tema, conteúdo, criatividade, originalidade, pertinência e emprego da gramática.

Educação ambiental - O concurso faz parte de um projeto de educação ambiental que a APOLO desenvolve há três anos junto à comunidade do seu entorno, principalmente estudantes. “A criança e o jovem são os melhores agentes multiplicadores na inserção de boas práticas da sociedade”, acredita Francisco Ruiz, presidente da APOLO.

O objetivo é combater a prática da soltura de balões, que aumenta nesta época do ano, com a proximidade das férias escolares. Transportar, fabricar, comercializar ou soltar balões que apresentem riscos ao meio ambiente, como incêndios em florestas e matas, e em qualquer área urbana ou onde exista presença de qualquer tipo de assentamento humano, se tornou crime ambiental desde 13 de fevereiro de 1998, com a lei 9.605, art.42. A pena pode chegar a três anos de detenção. Para denunciar, a recomendação é o Disque Denúncia 181.

Os estudantes finalistas.: . Categoria Desenho: Eduardo da Silva Paiva | Gabriela Neves Martins | João Victor Martins Pinto | Lucas José Carvalho dos Santos | Victória da Silva Santos.

. Categoria Redação: Caíque Vido Cascardi | Camila Cândida de Oliveira | Carine Machado Siqueira | Gabriel Lopes Sabaini.

Categoria Pesquisa: Adan Souza da Conceição \ Derivania Barreto da Conceição | Isis de Oliveira Silva | Letícia Soares da Silva | Wesley Machado Pires.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira