Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

01/07/2009 - 10:27

Rio registra crescimento na abertura de empresas, apesar da crise

O registro de empresas na Junta Comercial do Estado do Rio de Janeiro (Jucerja) cresceu 7% no primeiro quadrimestre deste ano em comparação ao mesmo período do ano passado. A expectativa é positiva para o fechamento do ano, conforme o presidente da entidade, Carlos de La Rocque. Ele acredita, inclusive, que poderá ser superada a expansão de 12%, experimentada em 2008, no número de empresas abertas.

Nos três primeiros meses deste ano, a Jucerja registrou a abertura de 7.627 empresas, apesar da crise financeira internacional. O resultado superou em 12,7% o número de companhias abertas em igual período do ano passado. La Rocque esclareceu que os dados não englobam as empresas prestadoras de serviços, cuja abertura é feita no Registro Civil das Pessoas Jurídicas.

Para abrir uma empresa no estado, o empresário tem de passar por quatro instâncias: a Junta Comercial, a Receita Federal (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica), o estado e o município.

Segundo La Rocque, na Junta Comercial, o processo tem demorado três dias graças à informatização dos serviços. Ele acredita que, quando a prefeitura da cidade do Rio lançar o projeto Alvará Fácil, todo o processo de inscrição de uma empresa, nas quatro instâncias, poderá levar no máximo uma semana.

Também trará agilidade ao processo, na opinião do presidente da Jucerja, o portal do governo fluminense que vai interligar todos os 92 municípios do estado até o final do ano. Denominado Regin, o sistema integrado de registro já é usado em Santa Catarina e no Espírito Santo. Ele une a Receita Federal, os estados e as prefeituras, além do Corpo de Bombeiros e da Vigilância Sanitária.

- É você poder fazer a abertura de empresas pela internet, com a Junta capitaneando esse processo.

No próximo dia 7, o governo do Rio de Janeiro lança o programa Rio Poupa Tempo, coordenado pela Junta Comercial, que promete agilizar o registro de empresas, ao mesmo tempo em que facilita ao cidadão, reunindo em um único espaço, a realização de 30 serviços. Entre eles, a retirada de carteira de identidade, de motorista e de trabalho, a obtenção de dados da Receita Federal e de informações sobre a Previdência Social e os direitos do consumidor.

A primeira unidade de atendimento do Rio Poupa Tempo será inaugurada em Bangu, na zona oeste da capital, com todos os parceiros trabalhando em um mesmo lugar.

- É o que a gente chama de Shopping Cidadão. Porque é a facilitação ao cidadão da busca de coisas que dizem respeito tanto ao município do Rio de Janeiro, quanto às áreas estaduais e federais e alguns serviços privados. E o cidadão pode resolver a vida dele ali, sem ficar andando feito maluco por aí - explicou La Rocque.

Durante esta semana, a unidade de Bangu estará operando em caráter experimental, para testar se os sistemas estão todos interligados. No final de outubro, a Jucerja prevê inaugurar a segunda unidade do Rio Poupa Tempo em São João de Meriti, na Baixada Fluminense.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira