Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

01/07/2009 - 10:29

Artesãos do Vale do Urucuia criam Central de Vendas

O objetivo é aumentar a comercialização e a renda da população.

Artesãos do noroeste de Minas se unem para formar uma central de vendas. O objetivo é centralizar a comercialização, aprimorar a gestão e ampliar a produção. Um dos desafios é aumentar as vendas em eventos do segmento como a Fenearte, realizada de 3 a 12 de julho, em Recife.

A central foi criada no início deste ano e recebeu o nome de Ancorart. A iniciativa faz parte do programa voltado para desenvolvimento sustentável do Vale do Rio Urucuia, promovido pela Fundação Banco do Brasil, em parceria com o Sebrae-MG e a ONG Central ArteSol.

A Ancorart será uma verdadeira vitrine das peças produzidas por mais de 300 artesãos de 10 cidades da região. A central irá revender produtos de buriti, tecelagem e bordados. "A organização sem fins lucrativos será um ponto de revenda que irá facilitar o escoamento da produção e a geração de novas oportunidade negócios para os artesãos", explica a coordenadora de artesanato na região, Luciana Navarro.

A central emite notas fiscais, tem o acompanhamento de um contador e ainda disponibiliza profissionais para orientar o processo de gerenciamento e produção das associações de artesãos participantes. "É uma iniciativa para organizar o artesanato regional e gerar mais renda para as comunidades", conta a coordenadora.

O próximo passo será a integração do trabalho feito pelos artesãos. A idéia é interagir as associações e criar um processo produtivo que una o que cada uma tem de melhor.

Oportunidade - O artesanato vendido pela central será um dos representantes mineiros na Fenearte. Uma fiandeira, que trabalha com tecelagem de algodão, fará Oficinas Vivas. Enquanto trabalha tecendo colchas, tapetes e toalhas de mesa, a artesã canta modinhas e cantigas antigas.

Além do Vale do Urucuia, artesãos de norte a sul de Minas Gerais, capacitados pelo Programa Sebrae de Artesanato, irão expor e comercializar peças feitas com retalhos de couro, ferro, vidro e madeira. | Sebrae-MG

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira