Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

01/07/2009 - 10:34

Oportunidade de negócios faz intercâmbio entre Brasil e Polônia crescer 400% em cinco anos

Acordos comerciais, programas de cooperação e intercâmbios científicos estão na pauta de negócios dos dois países.

Desde que entrou na União Européia, em 2004, a Polônia teve um crescimento acelerado na economia. O país se tornou o destino mais atrativo para novos investimentos na Europa, inclusive para o Brasil. Em cinco anos, o intercâmbio entre Brasil e Polônia cresceu mais de 400%.

Em 2008, por exemplo, a Polônia dobrou suas exportações ao Brasil, atingindo US$ 530 milhões. Entre os produtos mais exportados estão adubos e fertilizantes com nitrogênio, fósforo e potássio, sulfato de amônia, partes e peças de eletroeletrônicos, motores a diesel e semidiesel, e eletrodos de carvão para uso em fornos elétricos.

Por outro lado, as exportações brasileiras para a Polônia fecharam 2008 em US$ 329,6. Fumo não manufaturado, peças e acessórios de carroçarias para automóveis e amortecedores de suspensão para veículos são os produtos que mais tiveram saída.

Além das exportações, nesses cinco anos houve um aumento de informação sobre as oportunidades de negócios entre os países na forma de seminários, reuniões e eventos direcionados para empresários. Comitivas das maiores empresas polonesas já visitaram nosso país para a projeção de acordos comerciais, programas de cooperação e intercâmbios científicos.

As perspectivas são de crescimento contínuo. Mesmo em época de crise, esse intercâmbio pode estreitar relações para ambos os lados, não só com importações e exportações, mas também na cooperação entre as empresas na área de ciência, tecnologia e principalmente na área de investimentos.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira