Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

02/07/2009 - 10:33

Softcorp espera crescimento de 50% em 2009

Contrariando a crise econômica global de 2008 que fez as empresas se retraírem nas suas perspectivas de desenvolvimento, a Softcorp, uma das maiores revendas de produtos de TI para o mercado corporativo no Brasil, estima um crescimento de 50% para o ano fiscal de 2009 e com previsão de faturamento de 100 milhões de reais. A empresa, que tem como diferencial o oferecimento de soluções integradas, pós-venda eficiente e plataforma completa de serviços de implantação, manutenção e suporte, conseguiu se antecipar à crise. A partir de um realinhamento de visão e objetivos, resultado de estreita integração entre gestores e acionistas, a Softcorp implantou a partir de Julho de 2008 o programa Step Change – Programa para Crescimento Aceleração Sustentado, que combinava adequações e realinhamentos de curto e médio prazo. Com isso, antecipou-se em alguns meses ajustes que passaram a compor a agenda de todas as corporações após a crise de Outubro, uma vantagem competitiva que a empresa considera relevante num cenário que tem afetado fortemente as empresas de médio porte no país.

Poucas revendas oferecem soluções integradas de hardware, software, serviços e networking, com equipe de entrega própria – a entrega é feita até no mesmo dia, de acordo com demanda do cliente – que garante um alto nível de controle sobre a qualidade dos serviços. Apostando neste modelo diferenciado, a Softcorp teve um crescimento excelente no período de 2000 a 2007, da ordem de 50% ao ano. Em 2008, a empresa percebeu que o crescimento e os desafios inerentes à implantação de uma mudança em seu modelo de negócio geravam risco de redução nas taxas de crescimento. Além disso, implicava novos desafios de gestão dos níveis de rentabilidade do negócio devido à maior complexidade da operação. O programa Step Change veio de encontro a estes desafios, no timing correto para a empresa, isto é, ainda em uma situação competitiva e operacional sólida. De quebra, a antecipação permitiu uma blindagem contra os efeitos mais intensos da crise de outubro. A força comercial dobrou de tamanho, a estratégia mercantil se voltou às ações "anticíclicas", focadas em segmentos e produtos e serviços com menor impacto em um cenário de recessão e a empresa reduziu suas despesas operacionais em 30%. O resultado já em 2008 foi positivo: o patamar de operação manteve-se com forte ampliação da rentabilidade. Em 2009, a empresa estima já ter aumentado seu market share, uma vez que os desembolsos em TI se reduziram no primeiro semestre sem impactar de forma significativa as projeções para o ano. A principal aposta da Softcorp para 2009/ 2010 é crescer em Serviços, com linha de negócios madura e altos índices de satisfação entre seus clientes, atualmente com margens robustas devido à implantação de uma rigorosoa plataforma de gestão e que vem demonstrando um forte apelo neste mercado pós-crise. Para o próximo ano é esperado um crescimento mais 60% em relação a 2009 em faturamento.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira