Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

02/07/2009 - 10:57

O-Tek assume controle da brasileira Newsan


Fabricante de tubos e fornecedora de tanques desde 2007 no Brasil, empresa colombiana entra no mercado de manutenção de tubulações.

A colombiana O-Tek, do conglomerado Inversiones Mundial, incorporou a Newsan, empresa brasileira especializada em reabilitação de tubulações. No país desde 2007, a O-Tek controla a Amitech, maior fabricante local de tubos de poliéster reforçado com fibras de vidro (PRFV), tipo bastante utilizado pelos setores de saneamento básico, agrícola, energético e industrial. Dentro dos próximos meses, a Newsan passará a se chamar O-Tek Serviços Brasil.

Segundo Gonzalo Arias, diretor da Amitech e executivo da O-Tek [foto], o negócio ajudará a empresa a se transformar na melhor fornecedora de soluções para o mercado de condução de água, esgoto e efluentes industriais. Em janeiro, a O-Tek passou a representar no Brasil a norte-americana CST Industries, que fabrica tanques de aço parafusados normalmente usados para armazenar água potável. “Agora, completamos o nosso portfólio com o serviço de reabilitação de tubulações caracterizado pelo mínimo impacto das obras, o que em inglês se conhece como trenchless technologies”, ressalta. Ao longo dos próximos três anos, a O-Tek planeja levar esse novo serviço aos países latino-americanos onde mantém operações industriais – Colômbia, Argentina e México – e comerciais.

Além de reabilitar tubos de diferentes materiais, sobretudo a partir de métodos não destrutivos – ou seja, sem a necessidade de se abrir valas no meio da rua para realizar o serviço –, a Newsan diagnostica falhas em tubulações por meio de diversas tecnologias, entre elas, a de circuito fechado de TV. A empresa, fundada em 1997 pelo engenheiro Nuno Barbosa, em Osasco (SP), também presta serviços de limpeza, inspeção e desobstrução de redes de abastecimento de água e transporte de esgoto ou efluentes.

“Até hoje, fizemos reparos não destrutivos em cerca de 80 km de tubos para companhias públicas e privadas, como Sabesp, Petrobras, Braskem e Nestlé”, descreve Barbosa. Na área desde 1980, sua permanência à frente do departamento de engenharia de reabilitação foi determinante para que a O-Tek concretizasse o negócio. “Com a experiência de Barbosa e equipe, mais a estrutura da O-Tek, conseguiremos levar a tecnologia de reabilitação de tubos a mercados até então inexplorados”, observa Arias. As quarenta pessoas hoje contratadas pela Newsan farão parte do quadro de funcionários da O-Tek.

Para Arias, a recuperação do investimento na Newsan deve vir após três anos, tamanha é a sinergia entre as duas empresas. “Até 2015, a prestação de serviços tende a representar 20% do faturamento da O-Tek em toda a região”, calcula o diretor.

Cured in Place Pipe (CPP) - Além de dominar várias tecnologias para reparos não destrutivos de tubulações, a Newsan é considerada uma referência brasileira no sofisticado sistema Cured in Place Pipe (CPP), amplamente usado nos EUA e Europa. Adotado em casos especiais, é um método que consiste na instalação de uma manga de feltro de poliéster recoberta por um filme impermeável na face interna do tubo. Em seguida, essa manga é impregnada com resina termofixa (poliéster, éster-vinílica ou epóxi) e impulsionada por uma coluna d´água, invertendo-a e pressionando-a fortemente contra as paredes. Por último, a água utilizada na inversão da manga é aquecida, promovendo a cura (polimerização) da resina e criando um novo tubo dentro daquele existente.

Ao lado dos tubos de PRFV e dos tanques de aço parafusados, a O-Tek agora dispõe de um portfólio formado pelas seguintes opções:

Tubos novos.....................................................................................Tubos usados;

. projeto...................................................................................diagnóstico (circuito fechado de TV, teste de fumaça, teste de corante e teste hidrostático);

. supervisão de campo/ instalação................................................................limpeza (hidrojateamento, sucção a vácuo, bucket machine e sewer rodder);

. montagem e inspeção...........recuperação (Cured in Place Pipe-CPP, revestimentos com argamassa, inserção de tubos, anéis de vedação e laminação).

Perfil Amitech - Controlada por dois grupos internacionais – Inversiones Mundial, da Colômbia, detentora da O-Tek, e Amiantit, da Arábia Saudita – a Amitech é a maior fabricante brasileira de tubos de poliéster reforçado com fibras de vidro (PRFV). Fundada em 1999, sua planta em Ipeúna, no interior de São Paulo, transforma mensalmente quilômetros de tubos consumidos pelos setores de saneamento básico, agrícola, industrial e energético. [ Telefone (19) 3576-6000 | sites: www.amitech.com.br / www.amiantit.com / www.grupomun.com ].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira