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02/07/2009 - 11:10

Renda familiar cresceu em todas as classes sociais, revela estudo da Cetelem

Pesquisa mapeou hábitos de consumo da população brasileira em 2008 e percepções da crise no primeiro trimestre de 2009.

São Paulo - A despeito da crise financeira internacional, o bom momento que a economia brasileira experimentou entre janeiro e setembro de 2008 permitiu o aumento da renda familiar em todas as classes sociais, e em proporções muito semelhantes.

Nas camadas D/E, as menos favorecidas, a receita familiar avançou de R$ 580 para R$ 650, um crescimento de 12%. Nas classes A/B, as mais abastadas, o aumento foi de 16,5%, passando de R$ 2.217 para R$ 2.586. Na classe C, por sua vez, que reúne atualmente a maior parcela da população brasileira, a renda familiar mensal subiu de R$ 1.062 para R$ 1.201 na comparação entre 2007 e 2008, um incremento de 13%. Os dados fazem parte do Observador Brasil 2009, uma ampla pesquisa da Cetelem – financeira do grupo francês BNP Paribas – em conjunto com a Ipsos. A pesquisa seguiu o Critério de Classificação Econômica Brasil – CCEB.

Consolidação das classes – Estabilidade é a palavra-chave: A distribuição da população brasileira por classes de consumo se manteve estável, o que indica a consolidação das mudanças ocorridas nos últimos anos. E em especial, ao avaliarmos os resultados de acordo com o cenário econômico global, a manutenção da pirâmide pode ser encarada como um resultado positivo, pois indica a consolidação de um processo de ganho de toda a sociedade.

Crise – Perspectivas possíveis frente a um panorama incerto: Focado nos hábitos de consumo da população, esta é a quarta vez que o estudo é realizado no Brasil, mas há 20 anos a Cetelem realiza pesquisa idêntica nos 14 países onde atua. Localmente, foram entrevistadas 1.500 pessoas, de 70 cidades, aí incluídas as 9 regiões metropolitanas. Diferentemente dos anos anteriores, em 2009 o Observador traz um capítulo especial intitulado “Cenários”, criado especialmente para analisar a percepção da população no primeiro trimestre de 2009 frente à crise financeira internacional. Este capítulo foi feito para mapear um cenário mais recente, pois em dezembro de 2008, quando a pesquisa foi realizada, a crise não havia atingido o Brasil de forma sensível.

Intenção de Compra – Diminui a pretensão, aumenta a cautela: Em relação aos hábitos de consumo, a pesquisa identificou que, na categoria de gastos essenciais, as despesas com supermercado (alimentação) continuaram respondendo pela maior parte dos desembolsos em todas as classes sociais, e são os mais altos. Quanto aos gastos não essenciais, foi observado um aumento das despesas com vestuário e telefones celulares.

Um dos itens da pesquisa trata da intenção de compra dos entrevistados e, em relação aos anos anteriores, em 2008 a pretensão de aquisição de bens apresentou discreta queda, inclusive nas classes A/B. Esse movimento pode ser explicado pelo fato de a pesquisa ter sido conduzida em dezembro, portanto, após o início da crise financeira internacional. As classes D/E apresentaram a menor pretensão futura de compra e, quando concretizadas, em sua maior parte deverão ser pagas de forma parcelada.

Otimismo – O Brasil e sua positiva realidade alternativa: A respeito do cenário previsto para 2009, a maior parte dos entrevistados disse estar otimista. Ao comparar o resultado do Brasil com o de outros países onde pesquisas semelhantes foram realizadas, observa-se que apenas o Brasil e a Polônia deram em 2008 notas maiores do que nos anos anteriores.

Observador Brasil 2009.: O estudo tem o objetivo de entender o comportamento de compras e condições de crédito dos brasileiros. A amostra de 1.500 entrevistas, pessoais e domiciliares, realizadas entre os dias 16 e 29 de dezembro de 2008, foi probabilística com cota representativa do eleitorado brasileiro e a metodologia utilizada foi de entrevistas pessoais com questionário estruturado. O público entrevistado tem 16 anos ou mais e representa 73% da população total.

A amostra é elaborada de forma a representar a população brasileira, por isso, é desenhada com cotas demográficas de sexo, idade, educação, atividade econômica e região, baseadas nos dados oficiais do IBGE (PNAD 2007). Foram selecionadas 70 cidades, abrangendo 9 regiões metropolitanas do Brasil. Tais unidades primárias fazem parte do Sample Frame Ipsos Public Affairs. A amostra desenhada foi proporcional à população brasileira e tem margem de erro de ± 3 pontos percentuais a 95% de intervalo de confiança.

As classes sociais utilizadas para este estudo são as classes definidas pelo CCEB – Critério de Classificação Econômica Brasil. O CCEB – comumente tratado por Critério Brasil – estima o poder de compra dos indivíduos e famílias urbanas, classificando-os por classes econômicas (A1, A2, B1, B2, C1 e C2, D, E). O Critério Brasil é fornecido pela ABEP – Associação Brasileira de Empresas de Pesquisa.

BNP Paribas Personal Finance (Grupo Cetelem no mundo) - BNP Paribas Personal Finance é líder em crédito ao consumo na Europa: Financiamento de veículos, crediário (CDC), crédito pessoal, cartão de crédito e crédito imobiliário. Com 31 mil colaboradores presentes em 30 países dos 4 continentes e mais de 112 bilhões de euros administrados na carteira de crédito até o final de 2008, o BNP Paribas Personal Finance é o primeiro especialista a oferecer um portifólio completo de produtos de crédito. O grupo é considerado também referência em crédito responsável. | www.bnpparibas-pf.com

Cetelem Brasil - No Brasil desde 1999, a Cetelem é pioneira na oferta de cartões co-branded com o varejo, tendo estabelecido parcerias com mais de 70 redes no Brasil como, por exemplo, Fnac, Armarinhos Fernando, Fast Shop, Telhanorte, Submarino, Kalunga, Condor, Giassi, entre outras, agregando clientes de todas as classes sociais e contribuindo para a consolidação do crédito como uma ferramenta importante de fidelização e de gerenciamento do orçamento doméstico.[ http://www.cetelem.com.br ]

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