Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

02/07/2009 - 11:20

Mercado emprega 350 mil e cresce cerca de 4% ao ano

Palestra gratuita mostra trabalho e mercado de designer de joias.

A invasão da cultura indiana na telinha, com a novela “Caminho das Índias”, da Rede Globo, em que personagens ostentam joias com pedras preciosas, chama a atenção do público. Mas não é só na TV que o negócio de joias está em alta. Mesmo com a crise, o Instituto Brasileiro de Gemas e Metais (IBGM) aponta que o varejo de joias, que já vinha crescendo entre 4,5% a 5% até o ano passado, deve continuar a trajetória de expansão – este ano projetada em torno de 2%. Atualmente, o setor joalheiro nacional emprega, da ponta do garimpo até o varejo, 350 mil pessoas nos mais variados estados brasileiros. Os interessados em saber mais sobre mercado podem participar, nos dias 7 e 8 de julho, da palestra gratuita O designer e o mercado de design de joias, promovido pela Universidade Veiga de Almeida (UVA).

Esse mercado hoje tem a presença prestigiada do Brasil, que, de exportador de pedras preciosas, passou a ‘vender’ também a marca ‘Brasil’, como símbolo de estilo contemporâneo no design de joias, como explica a coordenadora do curso Design de Joia da Universidade Veiga de Almeida (UVA) e consultora de estilo do Instituto Brasileiro de Gemas e Metais Preciosos, Regina Machado: “O design de joias brasileiro é reconhecido internacionalmente como um estilo que rejuvenesce o próprio conceito de joalheria. O Brasil é pioneiro na arte de misturar materiais e criar novas lapidações para as suas pedras preciosas. Utilizadas sementes como a Jarina da Amazônia e couro de jacaré, com selo do IBAMA. O país criou novas lapidações para as gemas preciosas e a cultura brasileira serve de inspiração nos temas mais variados. Podemos citar as coleções Carlinhos Brown e Grupo Corpo, da H. Stern, e Portinari e Vinícius de Moraes, da Amsterdam Sauer. Nossas criações são muito contemporâneas; Nossas criações proporcionam verdadeiros upgrades cognitivos sobre o sentido destes objetos extraordinários.”

Por conta dessa nova tendência, que elevou a empregabilidade em toda a cadeia produtiva do setor - da mineração ao varejo - novas oportunidades de trabalho e geração de renda vêm surgindo. A UVA criou, em 2004, o curso de graduação tecnológica em design de joias, que registra histórias de sucesso, como a de Sandra Sacks, de 35 anos, ex-aluna da universidade e hoje designer da Amsterdam Sauer.

Formanda da primeira turma do curso da UVA, Sandra conta que um mês antes de se formar recebeu a proposta da Amsterdam Sauer para ser desenhista de joias. Há três anos, desenha joias para coleções e linhas da joalheria. ”Quando fui fazer o curso de joias, já era formada em Desenho Industrial e Arquitetura, mas as joias me encantaram. Para o meu trabalho contou a experiência em programas de computação e hoje estou sempre pesquisando tendências em eventos de moda e palestras. É um mercado em expansão”, acredita.

Tatiana Zaharoff e Nádia Seabra se conheceram na faculdade e criaram uma empresa de joias incubada na própria UVA. O trabalho delas foi exposto no Fashion Rio e agradou em cheio a jornalista de moda Cristina Franco. O sucesso veio no boca-a-boca e chegou à novela Três Irmãs, onde a dupla foi responsável pelo visual das personagens de Vera Holtz, Carolina Dickmann, Maitê Proença e Cláudia Abreu.

A aposta na profissionalização do mercado das joias é tanta que 34 os formandos da Universidade Veiga de Almeida lançaram recentemente Novos Talentos – Design de Moda, Design de Joias, um catálogo com 116 páginas, reunindo suas criações. Para os alunos, é a chance de se colocar na vitrine do mercado de trabalho. A formanda Renata Wysard conta que já até recebeu uma proposta de emprego de uma empresa do setor. “Gosto de criar, de misturar a matéria-prima da joalheria com materiais mais rústicos, como tecidos, por exemplo. Esse book só vem agregar valor ao nosso trabalho. É um ótimo portfólio para nós”, afirma.

Palestra O designer e o mercado de design de joias, dia 07/07/2009 às 19h , dia 08/07/2009 às 19h, na Universidade Veiga de Almeida – campus Tijuca, R. Ibituruna, 108, sala A219). Universidade Veiga de Almeida – campus Barra da Tijuca. Av. Gal. Felicíssimo Cardoso, 500, sala 129. Informações: (21) 2574-8888 ou (21) 3325-2333. Palestrantes: Aglaíze Damasceno e Regina Machado, coordenadoras do curso de Design de Joias da UVA. Entrada Franca. Não é necessário inscrição prévia.

Perfil: Regina Machado, coordenadora técnica de Design de Jóia da UVA, é designer de joias, arquiteta, especializada em história da arte, mestre em comunicação dos sistemas simbólicos e doutoranda em estética e novas tecnologias. É autora de artigos sobre design e consumo em vários livros, revistas e assina a coluna Faro Fino no site www.infojoia.com.br. Realiza palestras sobre design e criatividade em vários estados, é consultora de estilo do Instituto Brasileiro de Gemas e Metais (IBGM) e de desenvolvimento de produto do Sebrae. Como pesquisadora, participa do grupo de estudos sobre comportamento Ethos, vinculado ao CNPq.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira