Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

02/07/2009 - 11:55

Atlas Copco: primeira empresa a oferecer compressores certificados com "nível zero de consumo de energia" - a linha "Carbon Zero" (Carbono Zero)

Antuérpia, Bélgica - A Divisão Oil-free Air da Atlas Copco anunciou que a sua série ZR de compressores de ar, isentos de óleo e resfriados a água, com sistemas de recuperação de energia integrados, é a primeira no mundo a receber a certificação TÜV no que diz respeito a "nível zero de consumo de energia" em determinadas condições de aplicação. Foi comprovado que 100% da entrada de energia elétrica pode ser recuperada em forma de água quente. Com estes compressores “Carbono Zero”, indústrias que utilizam grandes volumes de água quente e vapor, como as de alimentos e bebidas, laticínios, papel e celulose, produtos farmacêuticos, químicos e petroquímicos, usinas elétricas, salas esterelizadas e têxteis, podem reduzir significativamente suas despesas com energia.

O consumo de energia elétrica de um compressor representa cerca de 80% dos custos ao longo de sua vida útil, o que ressalta a importância da economia no consumo de energia elétrica nos sistemas de geração de ar comprimido. Na Indústria, tais sistemas representam, em média, 10% do consumo de energia elétrica. Em uma empresa estes custos podem atingir 40% deste consumo. Há muitos anos a Atlas Copco inova as tecnologias aplicadas na geração de ar comprimido, visando um menor consumo de energia. Esta certificação é um novo marco na história de inovações da Altas Copco.

"Nós temos o prazer de oferecer aos nossos clientes uma solução que permite recuperar 100% da energia aplicada na geração de ar comprimido", diz Stephan Kuhn, presidente da divisão Compressor Technique da Atlas Copco. “Hoje, nossos clientes se deparam com metas rigorosas para reduzir emissões de dióxido de carbono. Com o compressor Carbono Zero, os clientes obtêm ar comprimido com baixíssimos custos, o que tem impacto significante na preservação do meio ambiente e também em seus resultados operacionais."

A TÜV - Technische Überwachungs-Verein - uma organização alemã independente, de Certificação Técnica, supervisionou este ano os testes em compressores a parafuso da linha ZR 55-750, isentos de óleo e refrigerados a água, equipados com sistemas de recuperação de energia – Energy Recover. Durante os testes foram realizadas, em tempo real, medições da energia de entrada no elemento compressor e da energia de saída, convertida em água quente. processo. Ao comparar os resultados dos testes, realizados à temperatura ambiente de 40oC e 70% de umidade relativa do ar, comprovou-se a recuperação de 100% da energia de entrada.

Durante o processo de compressão do ar, a maior parte da energia de entrada no elemento compressor é convertida em calor, o qual é distribuído pelos diferentes componentes do equipamento, tais como elemento compressor, resfriadores intermediário, posterior e de óleo. O desafio do Energy Recover - sistema integrado de recuperação - é absorver todo o calor disponível nos diferentes componentes. A água de refrigeração percorre o circuito destes componentes e, como resultado da transferência de calor, obtém-se água aquecida à temperatura de até 90oC, possibilitando aplicações diversas na indústria.

A água quente pode ser utilizada para aquecer a temperatura ambiente, chuveiros, ou como água pré-aquecida de caldeiras, entre outras aplicações. As indústrias que utilizam, constantemente, água quente e vapor em seus processos serão as mais beneficiadas com o sistema.

As indústrias alimentícias e de laticínios (limpeza, esterilização, escaldadura e fundição), papel e celulose (digestores e evaporadores e em alvejamento), têxtil (tintura, estabilização de fibra sintética), farmacêutica (fermentação e esterilização), refinarias, uímicas e petroquímicas (destilação a vapor, recuperação aprimorada, processo de remoção de camadas de componentes, registro de calor), usinas elétricas (geração de eletricidade) e salas esterelizadas (umidificação).

A água quente e o vapor são comumente gerados usando-se caldeiras industriais, as quais consomem eletricidade ou combustível líquido, como óleo ou gás natural. Ao utilizar água pré-aquecida do compressor o consumo de combustível pode ser reduzido, significativamente, ou mesmo, eliminado, resultando em uma expressiva economia de energia e considerável redução das emissões de poluentes.

"O compressor Carbono Zero proporciona, aos nossos clientes, uma dupla vitória com grandes benefícios ambientais e maior lucratividade", conclui Chris Lybaert, presidente da Divisão Oil-free Air da Atlas Copco.

Pode ser solicitado que a Atlas Copco divulgue as informações fornecidas neste documento, conforme o Securities Markets Act.

A Atlas Copco é líder mundial no fornecimento de soluções de produtividade industrial. Os produtos e serviços compreendem desde compressores de ar comprimido e gás, geradores, equipamentos para construção e mineração, ferramentas industriais e sistemas de montagem, até serviços associados de pós- vendas e de aluguel. Mantendo uma cooperação estreita com clientes e parceiros comerciais, e com 136 anos de experiência, a Atlas Copco aposta na inovação, visando máxima de produtividade. Com sede em Estocolmo, na Suécia, o Grupo opera globalmente em mais de 160 países. Em 2008, a Atlas Copco contabilizou 34 mil funcionários e receitas de 74 bilhões de coroas suecas (7,7 bilhões de euros). | www.atlascopco.com.br.

A Oil-free Air é uma divisão da área de negócios Compressor Technique da Atlas Copco que desenvolve, fabrica e comercializa compressores de ar isentos de óleo para diferentes indústrias em todo o mundo, nas quais a qualidade do ar é vital e também compressores lubrificados para aplicações menos críticas. A divisão concentra-se em sistemas de otimização e soluções para um ar de qualidade de forma a aumentar ainda mais a produtividade dos clientes. A sede e o principal centro de produção da divisão estão localizados em Antuérpia, na Bélgica. || www.carbonzerocompressors.com

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira