Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

02/07/2009 - 12:03

Exportações simplificadas pelos Correios são referências mundiais

O sucesso no uso dos Correios para exportar produtos será um dos temas das oficinas do Encomex 2009 (Encontro de Comércio Exterior), marcado para os dias 1º e 2 de julho, no Centro de Convenções de Vitória. Para atender pequenas empresas e pessoas físicas, a instituição criou um serviço especial chamado Exporta Fácil. O objetivo é oferecer facilidades a pequenos exportadores, como artesãos, agricultores e outros, simplificando os procedimentos na hora de exportar para cerca de 200 países.

A experiência do Exporta Fácil é referência mundial em solução para exportação simplificada, já tendo despertado o interesse da União Postal Universal (UPU), agência da ONU, em conhecê-lo e propagá-lo em todo o planeta. Visando aperfeiçoar ainda mais o serviço, os Correios pretendem abrir escritórios, a partir de 2010, em países europeus, Canadá e Estados Unidos, com a finalidade de facilitar a comunicação do exportador brasileiro com o mundo.

A oficina sobre o Exporta Fácil, no Encomex, está marcada para o dia 2 de julho, de 14 h às 15h55, na sala 6 do Centro de Convenções. O serviço será apresentado pela coordenadora regional do Exporta Fácil dos Correios, Ivone Mello, que falará da importância desse programa para pequenos exportadores. O objetivo é mostrar as suas oportunidades, principalmente para pequenos exportadores.

“Uma das vantagens é falta de burocracia. Quem exporta pelos Correios não precisa de registro antecipado de Exportador. Os Correios cuidam do registro da operação no Sistema de Comércio Exterior – Siscomex, da Receita Federal, sem custos adicionais e sem complicações burocráticas”, adianta Ivone Mello. As restrições são quanto ao volume e ao valor do pacote e do produto. Admitem-se exportações de até U$ 50 mil por pacote, que deve ter no máximo 30 quilos. Os produtos são variados, indo desde artesanato, vestuário, jóias, bijuterias, livros, materiais elétricos, bolsas e outros acessórios de couro até instrumentos cirúrgicos e produtos farmacêuticos.

Realizado pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) desde 1997, o Encomex é itinerante, percorrendo as principais cidades do País para estimular a participação dos empresários na exportação. A programação inclui seminários, oficinas, palestras, painéis, seminários, encontros, mostra de produtos e serviços. Esta será a quarta edição do Encomex no Espírito Santo.

. [ Para participar, é necessário se inscrever gratuitamente no site www.encomex.desenvolvimento.gov.br].

Para realizá-lo, o MDIC conta com a parceria dos principais órgãos federais e instituições estaduais com atividades relacionadas ao comércio exterior: Banco do Brasil, Sebrae, ApexBrasil, Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Caixa Econômica, BNDES e Correios. No Espírito Santo, são parceiros e participantes o Governo Estadual, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento (Sedes), o Sistema Findes, o Sindiex e o Centro Internacional de Negócios do Espírito Santo (CIN).

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira