Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

02/07/2009 - 12:11

Novas tecnologias desenvolvidas pela Continental tornam pneus mais eficientes e econômicos

Empresa investe em pesquisa para liderar a onda por pneus verdes. Modelo ContiEcoContact 3 é produzido na fábrica da Continental em Camaçari, na Bahia.

São Paulo - Os pneus, a exemplo de praticamente todas as centenas de artefatos diretamente ligados ao processo de fabricação de um automóvel, passaram por profundas transformações ao longo do tempo. O aperfeiçoamento dos motores e o aumento da velocidade final dos veículos acabaram por gerar uma carga adicional de responsabilidade para os pneus, na constante busca pelo perfeito equilíbrio do conjunto.

“Menores distâncias nas frenagens, resistência à aquaplanagem, durabilidade quilométrica, estabilidade e conforto são itens que passaram a ter um peso cada vez maior no processo de escolha do pneu do veículo, tanto por parte das montadoras como dos proprietários”, destaca Gilberto Viviani, gerente nacional de vendas de pneus para veículos comerciais da Continental.

Para responder a esse conjunto crescente de exigências, a Continental Pneus (www.conti.com.br) tem criado novos desenhos de bandas de rodagem, aprimorado o emprego de novos componentes (tais como aço, nylon, poliéster e aramida), além de pesquisar novos compostos de borracha. “Nesse último tópico, destaca-se o emprego de sílica (óxido de silício) precipitada, que representa um significativo avanço nas melhorias da aderência em pista molhada e na oferta de uma menor resistência ao rolamento”, pondera Viviani.

Inicialmente, a sílica foi utilizada na banda de rodagem para melhorar o desempenho esportivo, a dirigibilidade. “A redução da resistência ao rolamento veio como um “efeito colateral”, possível graças à menor absorção de energia cinética: a borracha gasta menos energia em sua deformação. Hoje, ela também é usada nos compostos dos diversos componentes do pneu”, explica Gilberto Viviani.

Cerca de 20% do consumo de combustível de um veículo ocorre em função da rodagem dos pneus, o que corresponde a 4% de todas as emissões de gás carbônico (CO2) no mundo. Por isso, diminuir a resistência à rodagem dos pneus permite reduzir o consumo de combustível e, assim, as emissões de gases que colaboram para o efeito estufa, como o CO². E a sílica de terceira geração tem um importante papel nesta equação.

Teste de desempenho realizado pela equipe técnica da Continental em parceria com um renomado instituto de pesquisa brasileiro comprovou que a linha de pneu ecológica Continental, liderada pelo modelo ContiEcoContact 3, registrou uma economia de combustível até 5% superior em relação a outros modelos disponíveis no mercado. O resultado posiciona o ContiEcoContact 3, produzido na fábrica de Camaçari, na Bahia, como o mais econômico da categoria.

Se toda a frota de automóveis do Brasil, 28 milhões segundo dados de 2008, rodasse com o ContiEcoContact 3, aproximadamente 553 milhões de litros de combustível seriam economizados por ano considerando-se o consumo anual de uma frota igual à da cidade de Porto Alegre (450 mil veículos). A quantidade de CO² que deixaria de ser emitida corresponderia ao plantio de 56 milhões de arvores/ano.

Investimento em tecnologias mais eficientes - A Continental Pneus tem desenvolvido toda uma série de tecnologias para melhorar a eficiência de seus produtos, tais como: • Conceito de cintas planas - Tecnologia que permite melhor distribuição da pressão na banda de rodagem na área de contato desta com o solo, reduzindo a resistência ao rolamento, minimizando as áreas de acúmulo de tensão e otimizando o desgaste;

• Pegada biônica - Inspirada no conceito da pegada das patas de um felino, esta inovação permite a utilização de toda a banda de rodagem quando em situação de desaceleração, melhorando assim a capacidade de frenagem do veículo;

• Composto biônico e sílica de terceira geração - Na busca da segurança, a natureza serviu, uma vez mais, de inspiração. O conceito da construção pela aranha de sua teia foi considerado no desenvolvimento de novas formulações de borrachas com grande resistência estrutural e alta flexibilidade. Dessa forma, o composto da banda de rodagem proporciona um rodar macio em condições normais e torna-se muito flexível quando a aderência torna-se necessária em manobras de emergência. Patenteada pela Continental AG, a sílica de terceira geração contribui para uma significativa redução da resistência ao rolamento enquanto aumenta a aderência em pisos molhados. Isso tudo graças à melhor dissipação de calor e dispersão dentro da cadeia carbônica da b orracha.

Esse é um resumo das mais recentes ações da Continental na busca constante por pneus cada vez mais eficientes e alinhados com o respeito ao meio-ambiente. Na leitura da Continental, pneus verdes, ecologicamente corretos, são traduzidos em menor consumo de combustível, com conseqüente minimização da emissão de gás carbônico na atmosfera. Atualmente, essa redução figura entre 4% e 5%, porém estudos indicam potencial para se atingir algo como 10%. Esse é o desafio que a Continental está vencendo.

Perfil do Grupo Continental: O Grupo Continental é uma das maiores empresas de autopeças do mundo, atuando como fornecedora de sistemas de freios, sistemas e componentes de transmissão e chassis, instrumentação, produtos eletrônicos para veículos, informação e entretenimento embarcado, pneus e elastômeros técnicos. A corporação tem como foco a mobilidade segura e trabalha ativamente para a proteção do clima global. Sua divisão de pneus está presente no Brasil desde 1999 e, através de uma extensa rede de parceiros, comercializa em todo o território nacional uma completa linha de pneus de passeio, picapes, 4x4, carga e industrial. A empresa também fornece pneus como equipamento original para diversas montadoras instaladas no país. Em 2006, a Continental inaugurou sua primeira fábrica de pneus no Brasil, a mais moderna do mundo, localizada no Pólo Industrial de Camaçari, na Bahia. Atualmente, o Grupo emprega aproximadamente 150 mil pessoas em cerca de 200 localidades em 36 países.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira