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13/04/2007 - 08:35

Confederação Nacional dos Jovens Empresários empossa nova diretoria

Cerimônia de posse da entidade que congrega mais de 15 mil jovens empresários do País acontece no dia 17 de abril, às 19h, na sede da CNI, em Brasília.

Após dois anos a frente da Confederação Nacional dos Jovens Empresários – Conaje, o catarinense Doreni Caramori Junior, passa a gestão para a nova diretoria eleita em outubro do ano passado. Composta por 10 integrantes, a nova diretoria será presidida pelo cearense Pedro Cunha Fiúza e pelo tocantinense Marcelo Azevedo dos Santos. A entidade hoje congrega mais de 15 mil jovens empresários dos 27 estados da federação brasileira.“Assumir a presidência da Conaje é um grande desafio por liderar uma instituição com quase uma década no cenário brasileiro, por representar um corpo social com aproximadamente quinze mil associados, por ter projetos que incentivam, ensinam e promovem o empreendedorismo no Brasil e por ter a responsabilidade de manter, nesta quinta gestão, todo o substancial conjunto desenvolvido pelas gestões anteriores”, salienta Pedro Fiúza, que atua há 6 anos na sua própria empresa da área de Incorporação Imobiliária e Construção Civil, localizada em Fortaleza.

A cerimônia de entrega de gestão acontece no próximo dia 17 de abril, às 19h, na sede da CNI, em Brasília. Um dos diferenciais da nova gestão é a implantação de coordenadorias de comissões temáticas e a transição de algumas diretorias para comissões temáticas. Desta forma, as comissões temáticas serão nas áreas de Crédito, Responsabilidade Sócio-Ambiental, Relações Internacionais Políticas Públicas, Inovação e Tecnologia, Educação, Relações Institucionais e Capacitação. Isto além das diretorias já existentes de Pesquisa e Conteúdo, Executiva, Jurídica, de Comunicação, de Projetos, de Eventos, Financeira e de Integração. “Para que toda essa engrenagem funcione, montamos uma equipe eclética, composta por jovens empresários de todas as regiões do país, o que certamente nos ajudará a pensar no Brasil como um todo”, explica Pedro Fiúza, futuro presidente da entidade. “O trabalho da Diretoria é pautado nas decisões estratégicas provenientes do Conselho de Representantes da CONAJE, que hoje soma quase 50 jovens de todos os Estados do país”, completa.

Todas as pastas assumem o compromisso de continuar os projetos em andamento da entidade, que hoje possui 3 motes de atuação: representatividade, qualificação e relacionamento entre os jovens empreendedores brasileiros.Entre os objetivos principais da Confederação está o estabelecimento de políticas e práticas institucionais que incluam os empreendedores de pequeno porte nas primeiras categorias de estratégias de desenvolvimento do Brasil.

Esse objetivo é perseguido através da participação em órgãos como o Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social e o Conselho Nacional da Juventude, do Governo Federal. A CONAJE também participou ativamente da Frente Empresarial pela aprovação da Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas, propondo modificações significativas. Além disso, a CONAJE é a única entidade de jovens do mundo a possuir a chancela da ONU através do Global Compact.

"Necessitamos lutar contra as dificuldades estruturais que atrapalham a continuidade das empresas brasileiras, como a legislação trabalhista, a alta tributação e a dificuldade de acesso ao crédito, mas também lutar pela implantação de uma educação empreendedora para a nossa juventude, já que são poucos os que enxergam o empreendedorismo como uma possibilidade de carreira", afirma Doreni Caramori Júnior.

Na cerimônia também irá ocorrer a posse do conselho consultivo da entidade, que será assumido por Doreni Caramori Junior, além de uma homenagem ao vice-presidente da República, José Alencar, que receberá o titulo de conselheiro honorário da Confederação, pelo apoio prestado aos trabalhos e projetos da entidade.

O movimento de jovens empresários do Brasil surgiu a partir do momento em que grupos de jovens passaram a ter consciência de que o mercado de trabalho não comporta mais a tradicional relação empregador/empregado, sendo necessário partir em busca do primeiro negócio como alternativa ao primeiro emprego. Segundo o IBGE, temos no Brasil 61 milhões de jovens entre 15 e 34 anos; destes, cerca de 22 milhões estão sem uma colocação profissional. Se reduzirmos a idade para 15 a 24 anos os números da Pesquisa Nacional por Amostras de Domicílios e Contas Nacionais (Pnad), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), realizada de 1995 a 2005, são de 35,1 milhões de indivíduos, ou seja, 19% da população brasileira.

A Conaje tem origem nos grupos empresariais de jovens paulistas, gaúchos e mineiros, que se reuniram a partir de 1992 com o intuito de formar lideranças, discutir questões voltadas à construção de uma nova ordem social e formar um grupo de intercâmbio nacional entre os movimentos de jovens empresários estaduais. A partir de 1998, eles se configuraram como Confederação Nacional dos Jovens Empresários, adaptando e melhorando a cada ano seus objetivos e formas de representação municipais e estaduais.

A estrutura do movimento de jovens empresários brasileiros começa nas Associações de Jovens Empreendedores (AJEs) municipais, congregadas pelos núcleos de jovens empresários estaduais. Hoje todos os 27 estados do Brasil possuem núcleos ligados à Conaje. Dentre as atividades desenvolvidas nos municípios destacam-se os encontros com os empresários das regiões que tenham experiências de sucesso ou insucesso para repassarem, os grupos de estudos e as reuniões periódicas como forma de networking empresarial. Nos estados, os grupos promovem missões empresariais a estados e países de interesse da economia local, organizam eventos de capacitação, estabelecem parcerias com universidades e empresas, organizam visitas e encontram-se através da promoção de eventos estaduais.

Nos municípios: - Os núcleos de jovens empresários municipais das associações promovem encontros com os empresários das regiões que tenham experiências de sucesso ou insucesso para repassarem | - Realizam grupos de estudos | - Reúnem-se periodicamente para estudar suas necessidades de ações locais e como forma de networking.

Nos Estados: - Promovem missões empresariais a estados e países de interesse da economia local | - Organizam eventos de capacitação | - Estabelecem parcerias com universidades para realizar rodadas de debates | - Organizam visitas a empresas de sucesso | - Encontram-se através da promoção de eventos estaduais.

Nova diretoria: Pedro Cunha Fiúza. Graduado em Administração de Empresas, pela Universidade de Fortaleza. Atua há 6 anos em empresa de sua fundação, na área de Incorporação Imobiliária e Construção Civil. Membro da Associação dos Empreendedores Amigos da Unesco no Brasil, e do Comitê de Jovens Líderes, desde sua fundação. Na Associação de Jovens Empresários de Fortaleza (AJE Fortaleza), foi gerente de projetos (2003), coordenador adjunto (2004) e coordenador geral (2005). Foi também membro do Conselho de Representantes da Conaje (2005).

Marcelo Azevedo dos Santos. Graduado em Direito e Pós-Graduado em Direito e Negócios Internacionais pela Universidade Federal de Santa Catarina. Professor do curso de Direito do Centro Universitário Luterano de Palmas - CEULP-ULBRA. Empresário do ramo de prestação de serviços (advocacia e consultoria) e comércio (livros e artigos de artesanato). Jovem líder empresarial do Estado do Tocantins, foi Presidente da Associação de Jovens Empresários e Empreendedores de Palmas.

Diretores - Leonardo de Bayma Rebouças. Formado em Direito pela Universidade Federal do Ceará, cursa o mestrado em políticas públicas e sociedade pela Universidade Estadual do Ceará. Sócio do escritório Orlando Rebouças Advogados Associados, atua como empresário no setor do fitness sendo sócio da Sportif Academia. No movimento jovem empresarial foi gerente de estudos e pesquisas e coordenador geral da Associação dos Jovens Empresários de Fortaleza. Atualmente é Coordenador de Relações Institucionais da Federação das AJEs do Ceará e membro do conselho da AJE Fortaleza.

Paulo Manoel Protasio Filho. Diretor de Operações da B.M.I. Brasil Marketing Internacional S.A, empresa de participações. Graduado em Economia pela Faculdade Cândido Mendes. Nos últimos 21 anos dedicou-se ao empreendorismo no Brasil, participando ativamente em projetos nas áreas de comércio, serviços e marketing internacional, finanças, meio-ambiente, tecnologia do conhecimento, informação e comunicação. Neste processo teve atuação empresarial e experiência cultural em vários países. Atualmente é responsável pela Tradata Ltda, iniciativa de capacitação e conhecimento digital. Diretor e Membro do Conselho de Jovens Empreendedores da ACRJ - Associação Comercial do Rio de Janeiro.

Diego Cabral Ferreira da Costa. Graduado em Administração de Empresas e pós-graduado em Gestão de Marketing. Empresário no ramo de hotelaria e comunicação. Presidente do Conselho de Jovens Empreendedores da Aracaju (CJE-Aracaju). Vice-Presidente da Associação Comercial e Empresarial de Sergipe (ACESE). Membro do Conselho Diretor da Associação Junior Achievement Sergipe. Vice-Presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis em Sergipe (ABIH/SE). Diretor do Sindicato de Hotéis, Bares, Restaurantes e Similares em Sergipe. Conselheiro do Conselho Regional de Administração em Sergipe (CRA/SE). Diretor do Rotary Clube de Aracaju Nova Geração.

Vicente de Souza Pacheco. Formado em Administração de Empresas pela Universidade Mackenzie, pós-graduado em Gestão Empresarial Orientado para o Mercado pela ESPM-RJ e atualmente cursa o 8o. Período de Direito na Faculdade Santo Agostinho. Empreendedor do ramo imobiliário e construção civil, atuando na incorporação de loteamentos urbanos e construção de casas residenciais. Foi Diretor de Comunicação, Vice-Presidente e Presidente da Associação de Jovens Empresários do Piauí.

Flávio Resende. Jornalista pós-graduado em Gestão da Comunicação nas Organizações, pela Universidade Católica de Brasília (UCB). Com passagem pelos principais órgãos de imprensa da cidade, e especialização em Jornalismo Econômico, é diretor da Proativa Comunicação, premiada pela Associação de Supermercados do DF (Asbra), no ano passado, como a melhor fornecedora de “Serviços de Comunicação Empresarial para o Varejo”. Foi por três anos, gerente de Comunicação do Sistema Fecomércio e editor da Revista Fecomércio, principal publicação especializada em varejo do DF. Participa do movimento empresarial jovem desde 2001, tendo sido diretor de Comunicação da AJE-DF nas duas últimas gestões (2004/2006), além de conselheiro do Distrito Federal na Confederação Nacional de Jovens Empresários (Conaje).

Suemy Andrade Vasconcelos. Formada em administração de empresas pela Universidade de Fortaleza(UNIFOR), com extensão em Business Administration na Evendine College em Londres, curso de aperfeiçoamento em Gestão de Líderes Políticos Empresariais pela UFC, Mestre em Gestão de Negócios Turísticos pela UECE e Escola Universitária D´Hotelaria I Turisme CETT (Barcelona). Atualmente cursa direito na UNIFOR. Foi gerente de projetos e coordenadora de missões da AJE-Fortaleza e atualmente é gerente de projetos da FAJECE. É Diretora Operacional do Fortaleza Convention Bureau.

Rafael Maciel. Bacharel em Direito pela pela Universidade Católica de Goiás, advogado inscrito na OAB/GO sob o número 21.005; especialista em Direito Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas – FGV e em Direito Eletrônico pela Florida Christian University.

Giovanni Guerra Gobbi. Graduado em Administração de Empresas pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Empresário no ramo de comunicação e eventos. Presidente da Câmara dos Jovens Empresários da Associação Comercial e Industrial de Florianópolis (ACIF Jovem). Diretor de Assuntos Institucionais da ACIF. Diretor Administrativo e Financeiro do Conselho Estadual dos Jovens Empreendedores de Santa Catarina (Cejesc). Conselheiro do Conselho Nacional de Juventude (Conjuve).

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