Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

03/07/2009 - 08:19

Brincadeiras com balões além de serem crime, expõem a população a perigos e transtornos

Nos meses de comemorações juninas as ocorrências de balões na rede elétrica dobram em relação aos outros meses. Apesar dos números seguirem uma queda desde 2005, os registros ainda são altos. Em 2008 ocorrem 121 interrupções de energia por queda de balões. Até maio deste ano foram 27.

O Sindicato dos Eletricitários de São Paulo alerta a população para as graves consequências que os balões podem causar, como incêndios e a falta de energia. Em 2008, de acordo com a Eletropaulo, foram registradas 121 ocorrências de falta de energia por queda de balão, 27 só em junho e julho. Nos cinco primeiros meses deste ano o índice já ultrapassou a metade do total de ocorrências de 2008, causando 66 acidentes na rede elétrica.

“Apesar das campanhas realizadas nessa época do ano, muitos ainda ignoram os riscos dessa brincadeira de mau gosto. As possibilidades de incêndios e danos na rede elétrica são muito grandes”, diz o presidente do Sindicato dos Eletricitários de São Paulo, Carlos Reis.

Os balões podem enroscar nos fios dos postes, cair dentro de subestações que concentram grande carga de energia, provocar curto-circuito, que, dependendo da intensidade, causará queda destes cabos e acidentes com terceiros, como interrupção do fornecimento de energia. Além disso, se atingir as faixas de segurança das linhas de transmissão, é muito grande o risco de ocorrer um incêndio, fato este que provocará o desligamento das linhas.

“Milhões de pessoas podem ficar sem energia por causa de um balão. Quando em chamas, em uma subestação, ele pode causar prejuízos e incêndio de tamanhos incalculáveis”, conclui o presidente.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira