Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

13/04/2007 - 08:37

USP, Unicamp e Unesp realizam congresso sobre inovação em processos de fabricação

Objetivo do evento é criar um fórum para apresentações e discussões dos avanços da pesquisa básica e aplicada em tecnologias de fabricação.

Embora a inovação em processos seja um dos alicerces para a indústria brasileira competir globalmente, somente 1,20% das 84.262 empresas sondadas pela última Pesquisa Industrial de Inovação Tecnológica (PINTEC-2003) realizaram algum tipo de inovação nessa área. Para ajudar as empresas a reverter esse quadro – que se mantém praticamente inalterado até hoje –, a Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP) e as faculdades de Engenharia da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e da Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita (Unesp) irão realizar, de 15 e 19 de abril, a 4ª edição do Congresso Brasileiro de Engenharia de Fabricação (COBEF).

Trata-se do maior evento do gênero na América Latina que irá reunir especialistas do Brasil e do exterior para apresentações e discussões dos avanços da pesquisa básica e aplicada em tecnologias de fabricação. “A proposta do Congresso é reunir acadêmicos e o setor industrial para promover a troca de conhecimentos científicos e tecnológicos necessários para a inovação em processos de fabricação”, afirma um dos organizadores do evento, Gilmar Ferreira Batalha, professor do Departamento de Engenharia Mecatrônica e Sistemas Mecânicos da Poli.

Programação – No evento serão apresentados 280 trabalhos de 11 áreas, tais como usinagem, soldagem, conformação mecânica, simulação de processos de fabricação, tribologia, engenharia de superfícies, fundição, metalurgia do pó, metrologia, e manufatura. “Nos processos de fabricação, lidam-se com áreas do conhecimento muito diversas, o que exige uma programação ampla e em sintonia com as necessidades do setor privado”, explica Batalha acrescentando que, além de palestras, sessões técnicas e apresentação de pôsteres, o 4º COBEF também contará com visitas técnicas e mini-cursos.

Pano de fundo – Segundo Batalha, que também é membro do Laboratório de Engenharia de Fabricação da Poli, o Brasil possui um parque industrial de grande expressão tecnológica, e relevância econômica e social. Entretanto, a defasagem tecnológica dos processos de fabricação cria dificuldades para a indústria competir globalmente, na medida em que o custo e a qualidade do produto são prejudicados.

Essa limitação também diminui as chances de a indústria brasileira atrair parceiros estrangeiros. “Foi-se o tempo em que as empresas estrangeiras transferiam a tecnologia para os parceiros locais. Agora, elas querem a contrapartida em soluções de Engenharia”, afirma. Além disso, a fabricação de produtos de maior valor agregado está atrelada à intensidade inovativa das empresas – algo que depende da aquisição de conhecimento. “Por décadas, a academia e o setor privado atuaram isoladamente; agora é o momento de se unirem para superar essa defasagem tecnológica no qual o Brasil ainda se encontra”, finaliza.

Serviço – O 4º Congresso Brasileiro de Engenharia de Fabricação (COBEF) será realizado de 15 e 19 de abril no Hotel Fazenda Colina Verde, na Estância de São Pedro (SP). O evento é voltado para engenheiros, técnicos, consultores, professores, pesquisadores e acadêmicos. As inscrições pela internet já estão encerradas, mas os interessados podem fazê-la no local do Congresso. | www.cobef.com.br ou http://www.abcm.org.br/cobef2007.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira