Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

03/07/2009 - 08:33

Prefeitura de São Paulo sensibiliza população sobre abandono de animais em campanha da Novas/B

Campanha alerta para sobre um dos maiores problemas de saúde pública da cidade e estimula a adoção dos animais. A população pode participar ativamente por meio do site [www.prefeitura.sp.gov.br/probem], desenvolvido em parceria com a Sinc.

O abandono de cães e gatos nas ruas de São Paulo é hoje um dos principais problemas de saúde pública da cidade e vem aumentando nos últimos anos. Além de causarem doenças, os animais abandonados podem morder as pessoas e esses incidentes respondem por boa parte dos atendimentos em postos de saúde da cidade. Isso sem contar que os animais largados ficam sem comida, são atropelados e sofrem maus tratos nas ruas, o que aumenta sua agressividade. Para combater esse problema, a Prefeitura de São Paulo está lançando o Probem – Programa de Proteção e Bem-Estar de Cães e Gatos, que terá apoio de uma ampla campanha criada pela NovaS/B para sensibilizar a população para a posse responsável e contra o abandono de animais.

As peças da campanha, que serão veiculadas em TV, rádio, internet, cartazes e folhetos, trazem uma mensagem bem direta, apelando para o lado emocional do público ao lembrar que um animal de estimação é um amigo para vida toda, e não um objeto que pode ser descartado quando fica velho ou quando o dono não quer ou não pode mais mantê-lo. Para dar sustentação ao Probem, a NovaS/B e a SINC criaram um site de apoio aos proprietários de animais e também para aqueles que pensam em adotar um, com dicas e cuidados que os bichos de estimação exigem. Estima-se que a população de cães com proprietários seja de cerca 1,5 milhão em São Paulo. Já a de gatos é estimada em 230 mil. Sobre a população de animais abandonados, não há estatísticas consolidadas.

A campanha conta com um filme de 30 segundos para TV, que mostra pessoas se desfazendo de coisas velhas ou quebradas, como relógios, poltronas e rádios, associando esses objetos aos mascotes. O texto em off diz que animal de estimação não é coisa para se jogar fora e convoca os proprietários a tomarem conta dos seus animais. “O desafio para a NovaS/B era passar essa mensagem de maneira clara e objetiva, sensibilizando a população e incentivando sua participação e envolvimento na campanha”, diz Ricardo Furriel, diretor de criação da NovaS/B.

Também foram criadas vinhetas em parceria com a MTV, para exibição exclusiva no canal, banners para os grandes portais na internet e ações em redes sociais (Twitter, blogueiros e comunidades virtuais). Na rádio, a campanha terá sete programetes dentro do programa “Minuto Cidadão”, além de texto para comunicadores. As peças consistem em questões enviadas pela população ao programa com dúvidas em relação à adoção e ao abandono dos bichos. A campanha tem ainda anúncios impressos em jornais e revistas, mídia em aeroporto e estações da CPTM, além de cartazes e folhetos para repartições públicas. Os táxis da cidade também receberão folhetos para distribuição e veicularão um filme com legendas. As peças circularão nas mídias por 15 dias, com exceção do site, que será permanente.

Site interativo - A população terá a oportunidade de participar ativamente da campanha por meio do site www.prefeitura.sp.gov.br/probem, desenvolvido em parceria com a Sinc, agência especializada em projetos digitais e interativos. Na página, que reúne informações sobre cuidados com animais e possibilita outros serviços, é possível até dar entrada no processo para adoção de um dos 68 animais já prontos entre os 400 hoje cadastrados no Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), da Prefeitura de São Paulo – a atualização desses dados será constante. A página traz as fotos e informações sobre nome, idade e sexo dos cães e gatos. Todos os bichos são vacinados, castrados e com o RGA (Registro Geral Animal). O interessado na adoção paga apenas uma taxa de R$ 14,60. Para estimular a guarda responsável de animais, o site traz um teste on-line para que o visitante descubra se está preparado para cuidar de um bicho de estimação. Vídeos com depoimentos de técnicos do CCZ e de gente que já adotou animais de estimação também poderão ser vistos pelos internautas.

“O site é uma peça fundamental na aproximação do CCZ com a população. É uma ferramenta que presta serviços, educa, conscientiza sobre guarda responsável e ainda incentiva a adoção. Cada vez mais sites tem papel fundamental no exercício da cidadania”, afirma Roberta Raduan, sócia fundadora da SINC. No espaço Achados e Perdidos, os donos de animais fugitivos podem anunciá-los, assim como as pessoas que encontrarem cães ou gatos perdidos nas ruas podem cadastrá-los para que eles fiquem disponíveis para a busca, incluindo imagens dos mascotes. A página traz ainda dicas para quem quer adotar um animal, material didático para crianças e professores e notícias e informações sobre o Centro de Controle de Zoonoses. Também está disponível o calendário com as ações que a Covisa (Coordenação de Vigilância em Saúde) realiza durante o ano, assim como os endereços dos postos onde é possível vacinar os cães e gatos.

A NovaS/B é conhecida por sua expertise no desenvolvimento de campanhas focadas na Comunicação de Interesse das Pessoas (CIP). Entre os clientes atendidos estão, além da Prefeitura de São Paulo, a CAIXA, Sabesp, Organização Mundial da Saúde, Continental, Melhoramentos e Perfetti Van Melle, entre outros.

Sobre a Sinc.: A Sinc é a agência digital dos sócios Roberta Raduan e Alon Sochaczewski - Mais que um nome, SINC é um verbo: sincar, trocar. Seus profissionais acreditam que a comunicação se dá em 2 vias, onde as marcas se relacionam verdadeiramente com seus consumidores e usuários.

Na carteira, a Sinc tem clientes de peso, como LG, Dufry/Duty Free, Ticket, Matel, Reckitt Beckinser, Prefeitura de São Paulo, Caixa Econômica Federal, entre outros. Na estante, mais de 300 prêmios lembram 10 anos de estrada e de sucesso no mundo digital.

Título: “Animal de estimação não é coisa para se jogar fora” | Anunciante: Prefeitura Municipal de São Paulo | Produto: Saúde (Posse Responsável de Animais) | Agência: NovaS/B | Diretor de Arte: Marcelo Maia | Redatores: Bruno Faulhaber e Fábio Ludmer | Diretor de Criação: Ricardo Furriel

Internet: Fabio Kadow | Fotógrafo: André Faccioli | Tratamento de Imagem: Furia | Produtora do Filme: Cara de Cão | Diretor de Cena: Ernani Nunes | Diretor de Fotografia: Bruce Douglas | Produtora de Áudio: Hilton Raw | Atendimento: Elisângela Oliveira e Thiago Furtado | Aprovação: Marcus Vinicius Sinval | Agência Digital: Sinc.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira