Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

03/07/2009 - 08:53

Redirecionamento na previdência

Com nova redução da Selic, Eletros diversifica portfólio de investimentos para garantir rentabilidade.

Responsável pela administração de quatro fundos de previdência fechada com políticas de investimentos distintas, a Fundação Eletrobrás de Seguridade Social (Eletros), diante da queda da taxa de juros, aposta nos títulos de longo prazo e renda variável, que deverão apresentar excelente retorno no médio prazo.

A Eletros reduziu a meta atuarial dos planos de INPC mais 6% para INPC mais 5,5%. No entanto, novas reduções na meta atuarial não são descartadas para o futuro, mas, por enquanto, não existe previsão para adoção desse tipo de estratégia. Atualmente, os planos de Contribuição Definida (CD) e os planos de Benefício Definido (BD) possuem um percentual destinado à renda variável em torno de 18% e 5%, respectivamente.

“Semanalmente, os membros do comitê de investimento se reúnem para decidir todas as operações com base na expectativa de retorno e no risco de cada um dos segmentos. Por enquanto, nossa intenção é manter a política de investimento prevista para o ano que prevê um retorno médio real entre 9% e 11%, de acordo com cada plano de benefício. Além disso, deveremos diversificar ainda mais o portfólio, elevando os investimentos em títulos de longo prazo e, eventualmente, em renda variável”, destaca Marco Aurélio Orrego, presidente da Eletros.

Transparência e resultados – Para garantir a transparência e credibilidade das operações, a Eletros divulga para os seus participantes a política de investimentos do ano, disponibiliza mensalmente o relatório de conjuntura e risco no seu site, e, a cada trimestre, apresenta os resultados do período. No primeiro trimestre do ano, a Eletros alcançou um superávit de R$ 6,2 milhões com uma rentabilidade acumulada do plano de Benefício Definido (BD Eletrobrás) de 4,34%. Os planos de Contribuição Definida (CD) ONS, CD Puro, e o CD Saldado tiveram uma rentabilidade de 5,03%, 4,93% e 3,96%, respectivamente.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira