Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

03/07/2009 - 08:55

FDA aprova Multaq® para o tratamento de pacientes com fibrilação atrial ou flutter atrial


Multaq® é aprovado para a redução do risco de hospitalização de origem cardiovascular em pacientes com fibrilação atrial ou flutter atrial, o lançamento nos Estados Unidos previsto para o segundo semestre de 2009.

São Paulo– A sanofi-aventis (EURONEXT: SAN e NYSE: SNY) anunciou no dia 2 de julho (quinta-feira), que o FDA (Food and Drug Administration, órgão regulador das indústrias de alimentos e medicamentos dos Estados Unidos) aprovou Multaq® (dronedarona – comprimidos 400mg). Os pacientes com fibrilação atrial ou flutter atrial (FA) logo poderão se beneficiar de uma nova opção terapêutica para tratar a doença. Multaq® é o primeiro antiarrítmico aprovado nos Estados Unidos que demonstra benefício clínico na redução da hospitalização de pacientes com FA.

Multaq® é um antiarrítmico indicado para reduzir o risco de hospitalização de origem cardiovascular em pacientes com ou flutter atrial ou fibrilação atrial (FA) paroxística ou persistente, associada a episódios recentes de risco cardiovascular, em ritmo sinusal (ritmo normal do coração) ou que serão submetidos à cardioversão. Os riscos cardiovasculares associados são: idade acima de 70 anos, hipertensão arterial, diabetes, antecedentes de acidente vascular cerebral, diâmetro do ventrículo esquerdo ≥ 50mm ou uma fração de ejeção ventricular esquerda < 40%. A aprovação do FDA se baseia em cinco estudos clínicos internacionais, randomizados, e multicêntricos, envolvendo cerca de 6.300 pacientes.

"A aprovação do FDA para Multaq® é um marco importante para o tratamento do flutter atrial, demonstrando o compromisso da sanofi-aventis de oferecer aos pacientes e médicos medicamentos inovadores, para áreas terapêuticas com necessidades médicas significativas", disse Chritopher A. Viehbacher, CEO da sanofi-aventis. "A sanofi-aventis se orgulha de poder lançar terapias inovadoras e contribuir para reduzir o impacto da fibrilação atrial na saúde pública."

O estudo ATHENA avaliou a segurança e a eficácia de Multaq® em pacientes com FA ou com história recente dessas arritmias (71% dos pacientes não apresentaram insuficiência cardíaca, 29% apresentaram insuficiência cardíaca de estágio I-III da classificação NYHA [New York Heart Association,). Este estudo demonstrou que a administração de Multaq® (dronedarona) 400mg duas vezes ao dia, associada à terapia-padrão, reduz em 24% (p<0,001) o risco de evento combinado de hospitalização ou morte, quando comparado ao placebo. Esta redução se mostrou consistente em todos os subgrupos de pacientes, quaisquer que fossem suas características de inclusão ou medicamentos recebidos.

Os pacientes sob tratamento com Multaq® apresentaram maiores taxas de incidência de diarréia, náusea, bradicardia, prolongamento do QT e rash cutâneo, do que os pacientes tratados com placebo.

Multaq® é contraindicado a pacientes com insuficiência cardíaca grave (estágio IV da classificação NYHA) ou que apresentem insuficiência cardíaca em estágio II ou III com episódio recente de descompensação com a necessidade de hospitalização ou tratamento específico. Este grupo não homogêneo de pacientes corresponde àquele incluído no estudo ANDROMEDA no qual o aumento da taxa de mortalidade foi observado em pacientes que receberam a dronedarona.

Os estudos ATHENA e ANDROMEDA apresentaram dois conjuntos de dados que ajudaram a avaliar a relação risco-benefício de Multaq® em grupos de pacientes bastante diferentes.

Para garantir o uso de Multaq® no grupo adequado de pacientes, a sanofi-aventis nos Estados Unidos também anunciou o lançamento do mPACT™ ― Multaq®, um programa de parceria com os profissionais da saúde visando um tratamento adequado. O programa fez parte de um plano de avaliação e de gestão do risco "REMS" (Risk Evaluation and Mitigation Strategy, em português, Avaliação do Risco e Estratégia de Atenuação) desenvolvido pela sanofi-aventis nos Estados Unidos. A parceria mPACT™ foi desenvolvida para ajudar os profissionais de saúde a identificar os pacientes adequados para receber o Multaq® e assegurar seu uso com segurança. . O programa de atenuação de riscos consiste em um plano de comunicação para cardiologistas, uma guia de informação para pacientes, assim como um estudo de monitoramento pós-comercialização.

"É uma satisfação receber a aprovação do FDA para Multaq®, indicado para pacientes de uma área terapêutica que teve poucas terapias inovadoras disponíveis nos últimos 20 anos", disse Marc Cluzel, vice-presidente sênior da Pesquisa e Desenvolvimento da sanofi-aventis. "O compromisso da sanofi-aventis na pesquisa e desenvolvimento nesta área é recompensado hoje, e nós esperamos que os pacientes com essa doença sejam os mais beneficiados."

Com o envelhecimento da população mundial, a incidência de fibrilação atrial aumenta. A doença, que se transforma num problema de saúde pública, afeta cerca de 2,5 milhões de pessoas nos Estados Unidos e 4,5 milhões de pessoas na Europa. A fibrilação atrial é uma doença com impacto significatitivo no aumento na morbidade, mortalidade e hospitalizações.

"Estamos ansiosos para que Multaq® logo esteja disponível como opção de tratamento de pacientes com fibrilação atrial paroxística e persistente", disse Stuart Connolly, professor de Medicina e diretor da divisão de Cardiologia da McMaster University, Hamilton, Canadá e co-investigador principal no estudo ATHENA. "Os estudos clínicos demonstraram que Multaq® reduz o risco de hospitalização de origem cardiovascular em pacientes com flutter atrial/fibrilação atrial. Esses resultados podem mudar a abordagem no tratamento da doença."

Multaq® deve ser administrado duas vezes ao dia, sob a forma de comprimidos de 400mg, junto às refeições pela manhã e à noite. O tratamento com Multaq® pode ser prescrito em ambulatórios. Os efeitos adversos relatados mais frequentes são: diarréia, náusea, dores abdominais, vômitos, astenia e rash cutâneo.

A submissão de registro de Multaq® está sob avaliação pela Agência Europeia de Medicamentos (EMEA).

Perfil da dronedarona (Multaq®) - Multaq®, descoberto e desenvolvido pela sanofi-aventis, representa uma das mais importantes inovações terapêuticas em fibrilação atrial nos últimos 20 anos.

A eficácia e a tolerância de Multaq® 400mg, duas vezes ao dia, no flutter/fibrilação atrial, foram avaliadas em cinco estudos controlados: ATHENA, ANDROMEDA, EURIDIS, ADONIS e DAFNE, envolvendo 6.300 pacientes, incluindo mais de 3.200 pacientes que receberam Multaq®.

O estudo ATHENA, que envolveu 4.628 pacientes com FA e mais 2.300 pacientes que receberam Multaq® além da terapia-padrão, demonstrou redução em 24% (p<0,001) do risco de evento combinado de primeira hospitalização de origem cardiovascular ou morte, quando comparado ao placebo.

O estudo ANDROMEDA foi encerrado prematuramente após a inclusão de 627 pacientes, dos mil pacientes que haviam sido planejados, com insuficiência cardíaca, devido ao aumento da taxa de mortalidade no grupo tratado com dronedarona [n=25 versus 12 (placebo), p=0,027].

O grupo de pacientes inscritos nos estudos ANDROMEDA e ATHENA foi bastante diferente. Os pacientes inscritos no ANDROMEDA apresentaram insuficiência cardíaca grave e precisaram ser hospitalizados ou precisaram ser submetidos a rigoroso tratamento. Os pacientes sofriam em sua maioria de insuficiência cardíaca em estágio II ou III (classificação NYHA) e somente 25% apresentaram episódios de FA. No caso do estudo ATHENA, todos os pacientes apresentaram episódios de FA, e 71% dos pacientes não apresentaram insuficiência cardíaca (25% em estágio I ou II e somente 4% em estágio III, classificação NYHA).

Os estudos ANDOMEDA e ATHENA foram publicados em 2008 e 2009, respectivamente no New England Journal of Medicine (NEJM).

Informação importante sobre segurança - Multaq® é contraindicado em pacientes com insuficiência cardíaca grave (estágio IV da classificação NYHA) ou que apresentem insuficiência cardíaca em estágio II ou III com episódio recente de descompensação com a necessidade de hospitalização ou tratamento específico.

Multaq® também é contraindicado nos bloqueios átrio-ventriculares de segundo e terceiro graus e na doença sinusal (salvo em portadores de marca-passo), em bradicardias <50ppm, em caso de QT prolongado (intervalo de Bazett ≥500ms) ou insuficiência hepática grave.

Multaq® não deve ser administrado em grávidas ou com suspeita de gravidez (categoria X) ou durante o aleitamento.

Multaq® não deve ser co-administrado com inibidores potentes do citocromo CYP 3A ou produtos que prolonguem o intervalo QT.

Em pacientes com agravamento de insuficiência cardíaca, o uso de Multaq® deverá ser suspenso.

Os níveis de creatinina aumentam cerca de 0,1mg/dL após o início do tratamento com Multaq®. Esse aumento é rapidamente detectado, se estabiliza em sete dias, com reversão do quadro, após a interrupção do tratamento.

Hipocalemia e hipomagnesemia podem ocorrer com a administração concomitante de diuréticos que eliminem potássio. Os níveis de potássio devem ser mantidos em nível normal antes e durante a administração.

Mais informações sobre este medicamento, acesse: HTTP://products.sanodi-aventis.us/Multaq/Multaq.pdf

O flutter atrial/fibrilação atrial: A fibrilação atrial é a principal causa de hospitalização decorrente de arritmia nos Estados Unidos e representa um terço das hospitalizações por arritmia na Europa. A hospitalização associada à FA aumentou de forma significativa nos últimos anos nos Estados Unidos. A fibrilação atrial é uma doença complexa que pode aumentar em cinco vezes o risco de acidente vascular cerebral (AVC), agravar o prognóstico de pacientes com risco cardiovascular associado e duplicar o risco de morte. O flutter atrial é um tipo de arritmia menos freqüente que a fibrilação atrial, mas que pode evoluir para uma fibrilação atrial.

Perfil da sanofi-aventis - A sanofi-aventis é uma das maiores empresas farmacêuticas do mundo, que pesquisa, desenvolve e dispõe de soluções terapêuticas para melhorar a vida de todos. O Grupo está cotado nas Bolsas de Paris (EURONEXT PARIS: SAN) e de Nova Iorque (NISE: SYN).

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira