Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

03/07/2009 - 09:11

17ª edição do Anima Mundi no Rio de Janeiro

Entre 10 e 19 de julho no Centro Cultural Banco do Brasil, Casa França Brasil, Odeon BR, Oi Futuro e Estação Botafogo.

Editais, linhas especiais de financiamento, acordos e parcerias internacionais dão o tom do atual momento da animação brasileira. Nunca se produziu tanto por aqui e a proeza em muito se deve ao Anima Mundi, hoje um dos três maiores eventos do setor no mundo. Criado em 1993 por Aída Queiroz, Cesar Coelho, Lea Zagury e Marcos Magalhães, o festival se tornou responsável por popularizar e incentivar o cinema de animação no Brasil, com fóruns de debates, encontros, palestras, oficinas e a aguardada mostra de filmes, com um panorama da produção mundial. A manutenção do festival por tanto tempo é possível graças ao patrocínio da Petrobras, que há 12 anos é parceira do evento.

A 17ª edição do Anima Mundi acontece entre 10 e 19 de julho no Rio de Janeiro (Centro Cultural Banco do Brasil, Casa França Brasil, Odeon BR, Oi Futuro e Estação Botafogo) e em São Paulo, de 22 a 26 de julho, no Memorial da América Latina. Ao todo, foram selecionados 401 filmes de 40 países, que se dividirão em quatro mostras competitivas (de longas-metragens, curtas, Infantil e Portfólio) e quatro não-competitivas (Animação em Curso, Futuro Animador e Panorama de curta e longa).

O festival comemora ainda os dez anos do concurso Anima Mundi Web, com animações feitas exclusivamente para a internet, e o pioneiro Anima Mundi Celular, que completa cinco anos, e pelo segundo ano conta com o patrocínio da Oi.

Para a edição 2009, o Anima Mundi recebeu quase 1300 inscrições de curtas-metragens de animação enviados de todas as partes do mundo. Depois do Brasil – que comparece com 66 filmes – Reino Unido (47), Estados Unidos (46) e Alemanha (24) foram os campeões de seleção, que ainda conta com filmes vindos de lugares como Ucrânia, Taiwan, República Tcheca, Moçambique, Letônia, Eslováquia e Croácia.

Fora das salas de cinema, as tradicionais oficinas (de técnicas como pixilation, massinha, areia, desenho) continuam a divertir crianças e adultos, travando o primeiro contato com a animação entre a maioria dos participantes. O resultado pode ser visto em tempo real graças à utilização do software MUAN, desenvolvido com o apoio tecnológico da IBM.

Os encontros do Papo Animado também prometem repetir o sucesso de anos anteriores com três convidados especiais: o estoniano Priit Pärn, o francês Michel Ocelot e o americano Amid Amidi.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira