Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

13/04/2007 - 08:41

Personagens licenciados prometem alavancar vendas de brinquedos

Fabricantes brasileiros investem em figuras que são sucesso no cinema e na tv e a ABRIN mostra tudo em primeira mão.

Por que será que os personagens das telonas e das telinhas chamam tanto a atenção de crianças? Homem Aranha, Chaves, Shrek, Piratas do Caribe, são algumas das estrelas que aparecerão em peso nas prateleiras de todo o Brasil. Isso porque as empresas estão investindo maciçamente em licenciamento.

Licenciar é um processo pelo qual o detentor, criador ou autor de uma marca legalmente protegida autoriza ou cede o direito de uso do seu produto, durante determinado período de tempo.

Para a Multitoys licenciar representa muito mais do que isso. 90% dos produtos da empresa são feitos por meio desse processo. Mickey, Nemo, Cars, Os Incríveis, Chicken Little, High School Music, Hello Kitty, Turma da Mônica, e muitos outros fazem parte da coleção de personagem da fabricante, que começou com a prática do licenciamento em 2004. De acordo com o diretor comercial, Fernando César Tomiotto, para a ABRIN deste ano o destaque da empresa são travesseiros-livros da Disney, Polly, Hello Kit e Hot Wheels, com quatro páginas de historinhas e pura diversão.

Fenômenos entre os públicos infantil e juvenil, personagens como os Rebeldes, Meninas Super Poderosas e Chaves geram muito lucro também para os fabricantes de brinquedos. Dependendo da licença, uma propriedade chega a abocanhar 40% do faturamento da empresa, segundo a gerente de produto da Baby Brink, Gabriela Rezende. A empresa apresenta na Abrin a boneca da personagem Stephanie da série Lazytown, transmitida no Brasil pelo canal Discovery Kids. Com uma proposta inovadora, Lazytown incentiva as crianças a levarem uma vida mais saudável por meio da música, dança, jogos e brincadeiras. Outra novidade é o boneco do menino órfão que mora em uma vila muito engraçada. Isso mesmo, o Chaves também virou brinquedo.

Há mais de 35 anos, a Gulliver investe no segmento de produtos licenciados. Toda a linha de heróis e vilões dos quadrinhos Marvel, como Homem-Aranha, Motoqueiro Fantasma e Quarteto Fantástico fazem parte do quadro da empresa. Segundo o diretor Comercial, Paulo Benzatti, os preços dos brinquedos variam muito, dependendo da linha e do modelo. Ainda de acordo com o diretor, “os licenciados representam aproximadamente 75% das vendas da Gulliver”. Os principais lançamentos para este ano serão as linhas de figuras articuladas e acessórios inspiradas nos filmes Homem Aranha 3, Shrek Terceiro e Piratas do Caribe 3, “que prometem ser os maiores sucessos do cinema este ano”, diz Benzatti.

Para os fãs do desenho animado Os Simpsons, a Estrela apresenta o Jogo da Vida Simpsons. Nessa brincadeira, os competidores devem resolver situações do dia-a-dia, como trabalho, filhos e escola, agora, com personagens da família de Homer. Grandes surpresas, situações difíceis ou golpes de sorte acontecem a todo momento. O Homem Aranha 3 também tem lugar garantido nas novidades da Estrela. Banco Imobiliário, Super Máquina de Tatoo, Caneta Secreta, Tapa Certo. Tudo remodelado e tematizado com figuras do super herói.

Os produtos licenciados representam de 25% a 30% do faturamento da fabricante e teve seu início na década de 40. “Esse artigos fazem parte da história da Estrela. A empresa foi a primeira a licenciar personagens da Disney no Brasil”, explica o diretor de Marketing, Ayres Leal Fernandes. Mas a fabricante não somente importa sucessos, ela também oferece a licença da boneca Susi (criação da Estrela da década de 70). “O licenciamento da fashion doll representa de 2% a 4% do faturamento total da Estrela e trabalhamos com essa prática desde 2001”, completa o diretor.

ABRIN – 24ª Feira de brinquedos,de 23 a 26 de abril,das 13h às 21h (no dia 26, das 10h às 18h), na Expo Center Norte (Pavilhões Branco e Azul). Patrocínio: Abrinq - Associação Brasileira dos Fabricantes de Brinquedos.Organização/Negócios: Francal Feiras. Evento restrito a profissionais do setor, com entrada franca.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira