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04/07/2009 - 09:31

Abeta apresenta novas ações do Aventura Segura e lança projetos no Salão do Turismo

Ecoturismo e Turismo de Aventura são destaques nas Rodadas de Negócio com 55% de preferência dos compradores.

A ABETA apresentou diversas novidades no Salão do Turismo 2009 – Roteiros do Brasil. Um dos resultados mais importantes da forte mobilização com objetivo de promover o segmento de aventura em âmbito nacional e internacional foram os números das rodadas de negócios gerados durante o evento. Até o dia 2 de julho (quinta-feira), Ecoturismo foi o principal segmento negociado, com 35% das preferências dos compradores, seguido por Sol e Praia (25%) e o Turismo de Aventura ocupou o terceiro lugar do ranking com 20%.

Além dos números, outro destaque do evento foi o lançamento de 10 Manuais de Boas Práticas de Turismo de Aventura. O material, disponível na versão eletrônica a partir deste mês, servirá como orientação para empresários e profissionais do segmento de aventura.

O presidente da ABETA, Jean-Claude Razel e o Secretário Nacional de Programas de Desenvolvimento do Turismo do Ministério do Turismo, Frederico Silva da Costa, ressaltaram que o conteúdo de todos os manuais foi elaborado com base nas normas técnicas publicadas pela ABNT. “Os assuntos abordam informações sobre aspectos empresariais, técnicos, de segurança sociais e ambientais. Estamos lançando uma série de publicações específicas para o segmento de aventura, apostando na disseminação do conhecimento com qualidade”, informou Razel.

Os temas das publicações são: Gestão Empresarial; Sistema de Gestão da Segurança – ABNT – NBR 15331; Competências Mínimas do Condutor – ABNT – NBR 15285; Arvorismo; Caminhada e caminhada de longo curso; Canionismo e Cachoeirismo; Escalada; Espeleoturismo; Fora de estrada; e Rafting.

A ABETA e o Ministério do Turismo também lançaram durante o evento o novo projeto de promoção e comercialização do segmento de aventura em âmbito nacional. Jurema Monteiro, coordenadora geral de Apoio à Comercialização do Ministério do Turismo anunciou o investimento de R$ 1,6 milhão para o PPCN – Programa de Promoção e Comercialização Nacional. “Queremos atingir principalmente o mercado doméstico e estimular a cultura da vida ao ar livre e promover a prática segura e responsável de aventura no País”, disse.

Outra novidade é a realização do ABETA Summit 2009 – Encontro Brasileiro de Ecoturismo e Turismo de Aventura, confirmado para 10 a 13 de setembro. “Queremos continuar promovendo o segmento de aventura no exterior. No ano passado, o Summit reuniu lideranças de 33 países, divulgando o mercado de aventura e natureza brasileiro”, comentou Marcelo Pedroso, Diretor de Turismo de Negócios e Eventos da EMBRATUR.

Também foi apresentada a parceria do Governo de Minas (Secretaria de Turismo) com a ABETA para realização do Programa Aventura Segura no estado. As ações serão focadas na Assistência Técnica para implementação da norma técnica de Sistema de Gestão da Segurança às 19 empresas já confirmadas para o novo projeto, além de cursos, oficinas e visitas técnicas.

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