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04/07/2009 - 09:33

Rede de TV Corporativa da Eletrobrás é lançada em Brasília

Em parceria com a empresa paranaense Dtcom, Eletrobrás disponibiliza nova ferramenta de treinamento.

Curitiba- A Eletrobrás, em parceria com a Dtcom, lançou em evento oficial em Brasília a TV Lume. O encontro, transmitido ao vivo para sete sedes da Eletrobrás, reuniu o Ministro de Minas e Energia, Edson Lobão, o chefe de gabinete e secretário executivo do Ministério, Márcio Zimmemann, o presidente do Sistema Eletrobrás, Flávio Decat e o presidente da Dtcom, Leonardo Petrelli. A TV Lume atingirá mais de seis mil funcionários do Sistema Eletrobrás em seis estados brasileiros.

O projeto, que teve início em março, nasceu da necessidade da Eletrobrás em integrar e criar uma cultura corporativa para as distribuidoras de energia elétrica de seis estados do Norte e Nordeste do Brasil. A partir daí, a Dtcom disponibilizou a sua expertise no setor elétrico, a tecnologia em TVs Corporativas e em Sistemas de Treinamentos a fim de viabilizar a TV Lume. “A nossa tecnologia veio como uma solução para operacionalizar o projeto”, afirma Leonardo Petrelli.

A televisão é uma rede corporativa transmitida via satélite que irá integrar as seis distribuidoras da Eletrobrás. São 365 pontos de transmissão espalhados pelos estados do Acre – Eletroacre, Rondônia – Ceron, Roraima – Boa Vista Energia, Amazonas – Manaus Energia, Alagoas – CEAL e Piauí – Cepisa. A TV Lume terá quatro canais exclusivos que exibirão conteúdos próprios da Eletrobrás para treinamento, palestras, reuniões e programas sobre temas pertinentes ao setor de energia elétrica, além de disponibilizar o conteúdo produzido pela Dtcom.

O custo do projeto será distribuído nos dois anos iniciais de funcionamento. “O projeto se paga visto a economia que faremos em deslocamentos de funcionários para reuniões nas sedes. Hoje, os diretores dispensam, no mínimo, dois dias por semana em deslocamentos de uma localidade à outra. Isso tudo será eliminado com as teleconferências que faremos via TV Lume”, explica Flávio Decat, presidente do Sistema Eletrobrás.

Com a nova ferramenta, os diretores passarão mais tempo em suas bases. Luiz Hiroshi, diretor de gestão da CEAL – Companhia Elétrica de Alagoas, afirma que a nova ferramenta recuperará o tempo perdido em termos de tecnologia e integração. “Iremos promover a disseminação de conhecimento entre as distribuidoras, compartilhando experiências e reforçando os pontos fortes de cada uma”, afirmou em seu discurso transmitido ao vivo de Alagoas.

Já o ministro Edson Lobão considera o projeto como uma revolução para o setor de energia elétrica. “Só haverá crescimento para estas distribuidoras se os colaboradores estiverem integrados e investindo na sua evolução profissional e pessoal. Todos os funcionários que trabalham nestas empresas fazem parte delas, desde o mais distante até aqueles que ficam nas sedes. Por meio da televisão será possível disseminar procedimentos comuns a todos em uma verdadeira ferramenta de integração corporativa”, declara. Ainda segundo o Ministro, todos terão a oportunidade de capacitar-se e de ter acesso às informações do setor.

Hoje, 201 pontos passaram a receber a programação da TV Lume e a estimativa é que o projeto esteja consolidado na sua totalidade, com todos os equipamentos instalados e equipes coordenadoras em cada empresa definidas, em no máximo três meses.

Para Marco Eleutério, diretor de produto e conteúdo da Dtcom, o projeto é a solução para diminuir a distância entre as distribuidoras, visto que certas localidades são de difícil acesso. “Alguns municípios estão a duas horas de barco da cidade mais próxima, completamente isolados das suas sedes. Precisávamos chegar até eles para instalar os nossos equipamentos e disponibilizar o canal. Em certos locais, a TV Lume é o único veículo de comunicação não só para o funcionário da Eletrobrás, mas para toda a comunidade”, confidencia.

Um verdadeiro projeto social, a TV Lume irá levar a informação e a possibilidade de treinamento para as áreas mais remotas do Brasil. “O nosso objetivo é ir além de um simples TV corporativa, pretendemos dar acesso à informação às pessoas que vivem praticamente isoladas do resto do país”, afirma Pedro Cardoso Franco, coordenador da TV Lume dentro da Eletrobrás.

Dtcom - Fundada em 2000, em Quatro Barras na Região Metropolitana de Curitiba, no Paraná, a Dtcom conta hoje com 40 funcionários e um portfólio de 70 clientes nos setores público e privado. Entre os produtos oferecidos estão a TV Corporativa com conteúdos podendo ser desenvolvidos pela Dtcom ou pelo próprio cliente, com a possibilidade de formar uma rede exclusiva de comunicação; e o Sistema de Treinamento com três canais específicos para a área de desenvolvimento do indivíduo, gestão de organizações e gestão pública. E também o Portal Dtcom, que traz todo o conteúdo para a gestão do treinamento e o conteúdo e-learning. [ Telefone 0800-701 3180 ou www.dtcom.com.br.]

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